No encerramento das comemorações da Semana do Trânsito em Raul Soares, uma equipe de policiais e voluntários comandada pelo Tenente Ronaldo Salglard marcou presença ontem (01) à tarde na av. Getúlio Vargas, nas imediações da estação rodoviária, em um trabalho educativo, orientando motoristas e pedestres da comunidade sobre um conjunto de medidas de segurança importantes para a Paz do trânsito.
Além dos policiais que deram cobertura ao evento, fizeram parte da equipe o Grupo Escoteiros Boachás, os alunos da APAE, da Escola Municipal Coronel João Domingos, da Escola Estadual Benedito Valadares, Lions Clube de Raul Soares e Consep, numa demonstração inequívoca de que a Polícia Militar dentro de sua nova filosofia de trabalho é parceira da comunidade na busca de soluções para os problemas que surgem no dia a dia.
Essa blitz educativa foi bem recebida pela população, onde os motoristas ao serem abordados recebiam dos participantes folhetos explicativos com orientações para o trânsito de motociclistas, pedestres, cliclistas, comerciantes e motoristas, com ênfase especial ao uso da cadeirinha veicular.
Dentre as recomendações, destacamos:
MOTOCICLISTAS
Use sempre os equipamentos de segurança, principalmente o capacete;
Seja cuidadoso e obedeça as regras e sinalização de trânsito;
Nunca dirija depois de ingerir bebidas alcoólicas. Lembre-se que bebidas e direção não combinam;
Porte sempre os documentos obrigatórios da moto, além dos documentos para sua identificação;
Mantenha sempre a sua moto em boas condições de uso;
Não ultrapasse pela direita, nem passe entre veículos;
Seja prudente. Reduza a velocidade ao chegar em cruzamentos não sinalizados;
Sinalize antecipadamente todas as manobras a serem efetuadas e mantenha sempre um espaço de segurança à sua volta, equivalente ao espaço de um automóvel;
Use o farol baixo ligado, mesmo de dia.
CADEIRINHA VEICULAR
Para transitar com o veículo transportando menores de dez anos de idade, os condutores deverão observar as seguintes orientações:
As crianças com até 1 ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção conhecido como "bebê conforto ou conversível". O acessório deverá ficar de costas para o sentido que o veículo se desloca;
Crianças com idade superior a 1 ano e inferior ou igual a 4 anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção denominado "cadeirinha", instalada no banco traseiro, a criança deverá ficar voltada para o sentido de deslocamento do veículo;
Crianças com idade superior a 4 e inferior ou igual a 7 anos e meio deverão estar no banco de trás e, obrigatoriamente, utilizando o dispositivo de retenção popularmente conhecido por "assento de elevação".
As crianças com idade superior a 7 anos e meio ou igual a 10 anos deverão utilizar, obrigatoriamente, o cinto de segurança do veículo.
O dispositivo na Resolução 277/08 - CONTRAN, não se aplica aos veículos de transporte coletivo, aos de aluguel, aos de transporte autônomo de passageiro (táxi), aos veículos escolares e aos demais veículos com peso bruto superior a 3,5 t.
Na hipótese de, a quantidade de crianças com idade inferior a 10 anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, será admitido o transporte daquela de maior estatura no banco dianteiro, utilizando sempre o cinto de segurança do veículo ou dispositivo de retenção sempre adequado ao seu peso e altura.
Excepcionalmente, nos veículos dotados somente de banco dianteiro, o transporte de crianças com até 10 anos de idade poderá ser realizado neste banco, utilizando-se sempre o dispositivo próprio de retenção adequado ao peso e altura da criança transportada.
PEDESTRES
Para a sua segurança, atravesse sempre nas faixas de pedestres e ande sempre pelas calçadas;
Evite descer de um ônibus fora do ponto. Se não for possível, antes de descer olhe bem para todos os lados;
Quando estiver com crianças em via pública, segure-as pelo braço com firmeza, nunca pelas mãos;
Tenha muita atenção ao passar diante de portas de garagem, oficinas e postos de gasolina. Um veículo pode sair repentinamente e provocar um acidente;
MOTORISTAS
Dirija com segurança, respeitando a sinalização, o policiamento e os outros motoristas;
Use sempre o cinto de segurança. Ele é obrigatório para todos os ocupantes do veículo;
Nunca dirija depois de ingerir bebidas alcoólicas. Lembre-se que bebidas e direção não combinam;
Porte sempre os documentos obrigatórios do veículo, além dos documentos para sua identificação;
Dê preferência aos pedestres;
O sinal amarelo é sinal de atenção e não sinal para acelerar o veículo;
Seja prudente. Reduza a velocidade ao chegar em cruzamentos não sinalizados;
Somente use o celular com o veículo estacionado;
Se for viajar, faça uma revisão geral do veículo;
Sinaliza antecipadamente todas as manobras a serem efetuadas e mantenha sempre uma distância de segurança em relação ao veículo da frente.
CICLISTAS
Pedale sempre com muita atenção e use os equipamentos de segurança;
Obedeça as leis de trânsito e as regras de circulação do ciclistas;
Mantenha-se sempre à direita nas áreas compartilhadas com automóveis.
Não conduza a bicicleta fazendo malabarismos.
Use trava, cadeado ou corrente de qualidade.
Tranque sua bicicleta em qualquer situação.
Evite comprar sua bicicleta ou peças usadas sem nota fiscal ou sem procedência.
COMERCIANTES
Elabore projetos de segurança com seus vizinhos comerciantes, para que possam fazer a vigilância mútua. Cidadãos infratores aproveitam a oportunidade para agir. Por isso, acione o 190 ao perceber movimentos de pessoas suspeitas próximas ao comércio;
Instale em seu comércio fechaduras e travas de qualidade. Evite janelas de vidros e guarde suas mercadorias em local seguro, nunca deixe quantia em dinheiro à mostra;
Nunca deixe dinheiro nos caixas, restrinja apenas a quantia que for necessária;
Não instale caixa na entrada do estabelecimento comercial. Isso atrai os cidadãos infratores, pois a fuga é facilitada;
Evite deixar no comércio apenas um funcionário. Enquanto um cidadão infrator desvia sua atenção, o outro furta mercadorias e dinheiro;
Oriente seus funcionários e clientes. Bolsas e sacolas são grandes atrativos para marginais;
Instale alarme no comércio, ele pode ser útil se houver alguma ação delituosa;
Acione o 190 quando houver cometimento de qualquer delito; essa informação é importante para a PM empregar o policiamento para a prevenção dessas infrações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.