quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Eleições 2010 e os aproveitadores da boa fé e da credulidade evangélica

Rev. Sandro Amadeu Cerveira

Talvez eu tenha falhado como pastor nestas eleições. Digo isso porque estou com a impressão de ter feito pouco para desconstruir ou no pelo menos problematizar a onda de boataria e os posicionamentos "ungidos" de alguns caciques evangélicos. [1]

Talvez o mais grotesco tenham sido os emails e "vídeos" afirmando que votar em Dilma e no PT seria o mesmo que apoiar uma conspiração que mataria Dilma (por meios sobrenaturais) assim que fosse eleita e logo a seguir implantaria no Brasil uma ditadura comunista-luciferiana pelas mãos do filho de Michel Temer. Em outras o próprio Temer seria o satanista mor. Confesso que não respondi publicamente esse tipo de mensagem por acreditar que tamanha absurdo seria rejeitada pelo bom senso de meus irmãos evangélicos. Para além da "viagem" do conteúdo a absoluta falta de fontes e provas para estas "notícias" deveria ter levado (acreditei) as pessoas de boa fé a pelo menos desconfiar destas graves acusações infundadas. [2]

A candidata Marina Silva, uma evangélica da Assembléia de Deus, até onde se sabe sem qualquer mancha em sua biografia, também não saiu ilesa. Várias denominações evangélicas antes fervorosas defensoras de um "candidato evangélico" a presidência da república simplesmente ignoraram esta assembleiana de longa data.

Como se não bastasse, Marina foi também acusada pelo pastor Silas Malafaia de ser "dissimulada", "pior do que o ímpio" e defender, (segundo ele), um plebiscito sobre o aborto. Surpreende como um líder da inteligência de Malafaia declare seu apoio a Marina em um dia, mude de voto três dias depois e à apenas 6 dias das eleições desconheça as proposições de sua irmã na fé.

De fato Marina Silva afirmou (desde cedo na campanha, diga-se de passagem) que "casos de alta complexidade cultural, moral, social e espiritual como esses, (aborto e maconha) deveriam ser debatidos pela sociedade na forma de plebiscito" [3], mas de fato não disse que uma vez eleita ela convocaria esse plebiscito.
O mais surpreendentemente, porém foi o absoluto silêncio quanto ao candidato José Serra. O candidato tucano foi curiosamente poupado. Somente a campanha adversária lembrou que foi ele, Serra a trazer o aborto para dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) [4]. Enquanto ministro da saúde o candidato do PSDB assinou em 1998 a norma técnica do SUS ordenando regras para fazer abortos previstos em lei, até o 5º mês de gravidez [5]. Fiquei intrigado que nenhum colega pastor absolutamente contra o aborto tenha se dignado a me avisar desta "barbaridade".

Também foi de estranhar que nenhum pastor preocupado com a legalização das drogas tenha disparado uma enxurrada de-mails alertando os evangélicos de que o presidente de honra do PSDB, e ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso defenda a descriminalização da posse de maconha para o consumo pessoal [6].

Por fim nem Malafaia, nem os boateiros de plantão tiveram interesse em dar visibilidade a noticia veiculada pelo jornal a Folha de São Paulo (Edição eletrônica de 21/06/10) nos alertando para o fato de que "O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou nesta segunda-feira ser a favor da união civil e da adoção de crianças por casais homossexuais." [7]

Depois de tudo isso é razoável desconfiar que o problema não esteja realmente na posição que os candidatos tenham sobre o aborto, união civil e adoção de crianças por homossexuais ou ainda a descriminalização da maconha. Se o problema fosse realmente o comprometimento dos candidatos e seus partidos com as questões acima os líderes evangélicos que abominam estas propostas não teriam alternativa.

A única postura coerente seria então pregar o voto nulo, branco ou ainda a ausência justificada. Se tivessem realmente a coragem que aparentam em suas bravatas televisivas deveriam convocar um boicote às eleições. Um gigantesco protesto a-partidário denunciando o fato de que nenhum dos candidatos com chances de ser eleitos tenha realmente se comprometido de forma clara e inequívoca com os valores evangélicos. Fazer uma denuncia seletiva de quem esta comprometido com a "iniqüidade" é, no mínimo, desonesto.

Falar mal de candidato A e beneficiar B por tabela (sendo que B está igualmente comprometido com os mesmo "problemas") é muito fácil. Difícil é se arriscar num ato conseqüente de desobediência civil como fez Luther King quando entendeu que as leis de seu país eram iníquas.

Termino dizendo que não deixarei de votar nestas eleições.

Não o farei por ter alguma esperança de que o Estado brasileiro transforme nossos costumes e percepções morais em lei criminalizando o que consideramos pecado. Aliás tenho verdadeiro pavor de abrir esse precedente.

Não o farei porque acredite que a pessoa em quem votarei seja católica, cristã ou evangélica e isso vá "abençoar" o Brasil. Sei, como lembrou o apóstolo Paulo, que se agisse assim teria de sair do mundo.

Votarei consciente de que os temas aqui mencionados (união civil de pessoas do mesmo sexo, descriminalização do aborto, descriminalização de algumas drogas entre outras polêmicas) não serão resolvidos pelo presidente ou presidenta da república. Como qualquer pessoa informada sobre o tema, sei que assuntos assim devem ser discutidos pela sociedade civil, pelo legislativo e eventualmente pelo judiciário (como foi o caso da lei de biossegurança) [8] com serenidade e racionalidade.

Votarei na pessoa que acredito representa o melhor projeto político para o Brasil levando em conta outras questões (aparentemente esquecidas pelos lideres evangélicos presentes na mídia) tais como distribuição de renda, justiça social, direitos humanos, tratamento digno para os profissionais da educação, entre outros temas. (Ver Mateus 25: 31-46) Estas questões até podem não interessar aos líderes evangélicos e cristãos em geral que já ascenderam à classe média alta, mas certamente tem toda a relevância para nossos irmãos mais pobres.

______________________

NOTAS

[1] As afirmações que faço ao longo deste texto estão baseadas em informações públicas e amplamente divulgadas pelos meios de comunicação. Apresento os links dos jornais e documentos utilizados para verificação.

[2] http://www.hospitaldalma.com/2010/07/o-cristao-verdadeiro-nao-deve-votar-na.html

[3]http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/marina+rebate+declaracoes+de+pastor+evangelico+silas+malafaia/n1237789584105.html
Ver também http://www1.folha.uol.com.br/poder/805644-lider-evangelico-ataca-marina-e-anuncia-apoio-a-serra.shtml

[4]http://blogdadilma.blog.br/2010/09/serra-e-o-unico-candidato-que-ja-assinou-ordens-para-fazer-abortos-quando-ministro-da-saude-2.html

[5] http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf

[6] http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=856843&tit=FHC-e-intelectuais-pedem-legalizacao-da-maconha

[7] http://www1.folha.uol.com.br/poder/754484-serra-se-diz-a-favor-da-uniao-civil-e-da-adocao-de-criancas-por-gays.shtml

[8] http://www.eclesia.com.br/revistadet1.asp?cod_artigos=206

Fonte: Segunda Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte

6 comentários:

  1. Como Cristão que sou, temo pelos rumos que as igrejas estão tomando. Sempre defendi o engajamento das igrejas na política, acho mais do que necessário e normal,mas, o que vem acontecendo nesta eleição saiu fora dos parâmetros da racionalidade, a igreja não está se portando como uma ferramenta do esclarecimento dos seus fiéis, pelo contrário atua de forma reacionária, disseminando mentiras, ilações e um terrorismo descabido e irracional. Este caminho é o que temo, pois, pode levar a um sectarismo sem precedentes, provocando disputadas entre fiéis e irmãos, desembocando em absurdos fundamentalistas como ocorre na Irlanda e Israel, isso é ruim para a humanidade, por isso, como leigo que sou faço este humilde alerta a todos os segmentos religiosos, cuidado com o que estão difundindo na cabeça das pessoas, as eleições passam, os governantes passam, mas. todo ensinamento fica, ainda que mentiroso e irreal. Juizo seus condutores da fé.

    ResponderExcluir
  2. Dizem muito que os comentaristas deste assunto estão errados? Mas será que estão mesmo? Será que pessoas que querem eleger a Dilma é que estão certos? Opiniões devem ser respeitadas de cada um e não somente daquelas pessoas que dizem que as outras que comentaram estão erradas. Vamos deixar correr as eleições e entregar nas mãos de Deus, pois Ele sabe o que é melhor pra nação.

    ResponderExcluir
  3. Eh, anônimo das 12:10, parece que você não entendeu nada mesmo, não é?
    O que está errado é nos deixarmos levar pelas emoções causadas por e-mails mentirosos, por calúnias de adversários políticos, etc., etc. O que está mais errado ainda, são os religiosos se intrometerem na política escancadaramente, sem o menor pudor, contrariando até ordens superiores, segundo declarações do CNBB, movidos pelo fanatismo doente. Um padre da TV Canção Nova teve o desplante de pedir aos fiéis que não votassem na Dilma. Que absurdo!
    Ninguém aqui está dizendo que quem eleger Dilma é que está certo. O que não está certo, são as pessoas fazerem vista grossa para um governo que tirou mais de 30 milhões de brasileiros da pobreza, além de outras realizações importantíssimas, jamais vistas em governos anteriores. Não se mexe em time que está ganhando e quem achar que este governo não está sendo bom, então será um eterno frustrado. Vamos dar continuidade ao que está sendo construído, mas para isso, teremos que apoiar a quem o Lula está indicando: Dilma!
    Ziscein

    ResponderExcluir
  4. Eu vi e ouvi um vídio na internet,onde o falecido Padre Léo, DA CANÇÃO NOVA,dá um depoimento sobre Fernando Henrique Cardoso e o então Ministro da Saúde da época, José Serra,sobre a liberação do aborto que é de ficar de queixo caido e isto não é nenhuma calúnia não,é verdade mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. José Carlos dos santos8 de outubro de 2010 às 17:54

    Os líderes religiosos deveriam ensinar cidadania para seus fiéis,fazer como Jesus fazia e não ficarem bancando Judas como alguns fazem!
    Um lider religioso disse e eu concordo,eles estão fazendo "O JOGO DO DIABO" para ganharem política.....

    ResponderExcluir
  6. Aos hipócritas e fariseus religiosos que soltam panfletos falsos e mentirosos sobre a candidata Dilma, recomendo ler a Bíblia Sagrada, principalmente Mateus 7:

    Não julgueis, para que não sejais julgados.

    Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.

    E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

    Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

    Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

    Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.

    Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.

    Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

    E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?

    E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?

    Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

    Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.

    Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

    E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

    Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

    Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

    Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

    Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

    Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

    Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

    Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

    Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

    E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

    Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

    E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

    E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

    E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

    E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;

    Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.