Para quem gosta de se deleitar com as maravilhas da natureza, eis um belo exemplar de lagarto. Como não possuo conhecimento em zoologia, não sei a que família ele pertence. O bicho mede aproximadamente 1 metro e pouco e não se incomoda com a presença das pessoas, pois fiquei a uns dois metros distante dele para registrar a foto e ele não esboçou nenhuma reação de medo.
O flagrante foi colhido ontem à tarde, no quintal de minha residência nas proximidades do rio Matipó, quando fui verificar porque os cães estavam latindo tanto. O lagarto, do outro lado da cerca, apenas observava o movimento dos cachorros.
Neste quintal bem no centro da cidade, além desse lagarto também aparecem tartarugas, capivaras, paturís e outros animais silvestres, em busca de alimentação.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Uma fauna no centro da cidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pascoal, Raul Soares está queimando, por todo o lado, tanto na cidade como nos distritos. E o que vemos são os animais procurando defender sua vida, já que seu "habitat" está acabando. Ambientalistas e população de Raul Soares, alguma providência URGENTE tem que ser tomada, chega de blábláblá...
ResponderExcluirPascoal,
ResponderExcluirQual o órgão "responsável" pela fiscalização e autuação pelo crime das queimadas? Em Raul Soares existe isso? É horrível ver a cidade queimando, destruindo o pouco que resta de vegetação e toda vida existente nela.Ninguém faz nada?
Tião Pio
ResponderExcluirAmigo Pascoal.........conheço bem este lagarto, ele mora do outro lado do Rio Matipó, nos escombros da antiga pocilga do meu sogro Quinzin josué, lá ele "lava a égua" nos ovos das galinhas do Quinzin, cuide bem dele.
Pascoal,se não me engano,o nome desta espécie de lagarto é "TEIÚ".
ResponderExcluirPrecisamos proteger os animais,porque tem um tipo de "bicho homem"(ainda bem que só alguns)que só vivem para exterminar os bichos e ou fazer covardia com eles!!!!!!!
Pascoal,
ResponderExcluirEste lagarto é conhecido popularmente como teiú, sendo espécie de médio porte, pondendo medir até 2 metros de comprimento.
Sua classificação é a seguinte:
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodilia
Família: Teiidae
Nome científico: Tupinambis teguixim
Nome vulgar: Lagarto-teiú
Categoria: Ameaçada
O seu corpo é escuro, com manchas claras; a cauda é anelada de preto e branco. Ocorrem em todo Brasil, sendo comuns na área do reservatório. São onívoros, comendo vegetais, frutos, insetos, anfíbios, pequenos mamíferos e outros répteis, não desprezando nem mesmo nem mesmo carcaças de animais mortos.
São conhecidos como "ladrão de galinheiro”, comendo ovos e pintos.
É de extrema importância a preservação desta espécie, visto que a mesma se encontra ameaçada de exitinção.
Érika M.de Souza Lima
Bióloga
Depois desta apresentação (diria quase invasão)deste animal e de outros tendo seus nomes e locais de seu habitat divulgados duvido que que continuem a salvos ou no mínimo viverão estressados pela curiosidade humana.
ResponderExcluirNão há com o que se preocupar. Eles aparecem aqui em busca de frutas já há um bom tempo e muitos sabem disso. Quem gosta de caçar esses animais costuma ir longe para não ser descoberto.
ResponderExcluirPascoal,
ResponderExcluirDe qualquer forma quintal não é lugar comum de jacaré passear.
Aos arredores de Raul Soares não haveria de faltar lugares próprios para eles viverem, já que a área era abundante para seu habitat.
...Mas o bicho homem já destruiu quase tudo.
...E os responsáveis por isso são absolutamente indiferentes à indiferença desses bichos homens e aos, ainda, homens.
Que legal!! Eu nunca tinha visto um bicho desses!!
ResponderExcluir