O responsável pelo parceiro Portal Rio Casca Online, Rodrigo Augusto Soares, criticou em matéria desta quinta-feira (16) a decisão dos vereadores de Rio Casca de mudarem os nomes de algumas ruas da cidade que, segundo Rodrigo, além de gerar inúmeros problemas para os moradores é uma indelicadeza para com os antigos homenageados, que terão seus nomes apagados da história rio-casquense.
A presidente da Câmara, Marleyde de Paula Mucida Miranda, não concordou com a posição do site e rebateu as opiniões em tom nada amistoso, numa posição intransigente de quem não aceita críticas, mesmo sabendo que são fundamentadas no propósito de melhoria da cidade, como sempre foi o caso do jornalista Rodrigo Augusto que, apesar de não ser filho de Rio Casca, desde que se integrou à sociedade rio-casquense, comporta-se como se assim o fosse.
Veja a matéria completa do Rio Casca Online
Presidente da Câmara, "Leydinha" responde ao Rio Casca Online sobre a troca dos nomes das ruas - 17/9/2010
Em resposta à nossa publicação sobre os projetos de mudança de nome de algumas ruas em nossa cidade, denominado Rio Casca tem ruas com nomes alterados possíveis transtornos podem vir por aí, a vereadora e presidente da Câmara Municipal "Leydinha" enviou uma carta à qual publicamos à integra logo abaixo:
Rio Casca, 17 de setembro de 2010.
Prezado Rodrigo (Portal Rio Casca Online),
Após ler sua “reportagem”, me sinto no direito de explicar à população de Rio Casca sobre as alterações dos nomes das ruas em nossa cidade.
Acredito que sua reportagem não foi clara à população, e sim a partir de uma opinião pessoal, que respeito, mas afirmo que não foi realizada nenhuma consulta à Câmara Municipal e nem mesmo a minha pessoa, foi publicada uma reportagem sem informações concretas.
A matéria se antecipou em julgar um fato que desconhece totalmente.
Os projetos de lei nº 009, 010, 011 e 012/2010, TODOS foram aprovados por UNANIMIDADE. Todos os vereadores votaram e não colocaram nenhum tipo de ressalva ou empecilho para a aprovação dos projetos. A explanação bem feita de todos os projetos foi clara e objetiva.
A população que reside nas ruas onde foram realizadas as trocas de nomes foi previamente informada sobre tal mudança.
Todos os projetos só foram colocados em pauta, após consultar a ARCA (Instituição de preservação da história de nossa cidade) e também ao Cônego José Maria de Almeida Bécho. Foram emitidos à Câmara Municipal, documentos que aprovam as mudanças de nomes das ruas, tanto pela ARCA quanto pelo Cônego.
Os nomes que foram substituídos continuarão presentes na história de nossa cidade. Dr. Edmundo Rocha tem sua homenagem no prédio do Fórum, e Coronel José Vieira estará presente com seu nome em outra rua de nossa cidade, conforme acordo por escrito firmado com a ARCA, que é um órgão cultural de grande respeito em nossa cidade.
Em relação às Ruas onde foram trocados os nomes, não foi a primeira vez e nem será a última em que acontece essas alterações. Não há necessidade de polemizar tal projeto.
Temos tantas questões polêmicas e sérias que atingem nossa cidade para serem discutidas. Seria muito mais útil e interessante se discussões a respeito de obras que tumultuam a cidade, geração de emprego, saúde, educação e ação social, fossem analisadas no portal, ao invés de se preocupar com algo que não influenciará no desenvolvimento socioeconômico da nossa população.
Os Correios estão devidamente preparados para tais situações de troca de nomes de ruas em qualquer cidade do território nacional.
Mais uma vez reforço que a Câmara Municipal de Rio Casca está de portas abertas a toda população e principalmente a todos os meios de comunicação para quaisquer dúvidas a respeito dos projetos que já votamos e que iremos votar. Transparência, trabalho sério e comprometimento com a nossa cidade e com a nossa população continuará sendo o nosso lema.
Acredito que quando se tem interesse em INFORMAR COM CREDIBILIDADE é preciso realizar pesquisas e buscar informações concretas, antes de realizar críticas sem fundamentos.
Sem mais para o momento,
_____Marleyde de Paula Mucida Miranda_____
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE RIO CASCA
por Rio Casca Online
Cara Leydinha,
Para que todos os que lerem este artigo possam entender muito facilmente minha postura ao criticar a mudança dos nomes, farei algumas colocações muito pontuais sobre os assuntos colocados por você nesta carta que recebi juntamente com as declarações do Gulau e do Cônego, em apoio aos projetos mencionados.
Realmente, tanto o Gulau, quanto o Cônego, pelos quais tenho grande apreço, apoiaram a mudança dos nomes das ruas. São declarações que não tem peso legislativo, apenas um apoio. Sinceramente acredito que, se o projeto fosse colocado em pauta sem as aprovações deles teriam sido aprovados da mesma maneira.
Não contesto em hipótese alguma a legitimidade das homenagens prestadas; não está em voga no meu artigo o mérito da homenagem prestada.
Sobre eu não ter consultado a Câmara anteriormente.
Eu não sabia dos projetos até ter sido convidado pelo Dr. Leo, assessor da Câmara, em cima da data do evento, que me convidou em seu nome e com estas palavras : "Sei que está em cima, mas a Leydinha pediu que te convidasse para uma reunião solene que acontecerá nesta terça-feira". Por este motivo, eu nunca poderia ter procurado a Câmara Municipal antes.
Infelizmente já tinha outro compromisso profissional e não pude comparecer, mas como sei do convênio da Câmara Municipal com a Rádio Transamérica, me dediquei a ouvir o rádio e extrair de lá os acontecimentos. Ouvi como todos que ouve comoção e anuência de todos os presentes.
Também não me antecipei em julgar um assunto desconhecido como você mencionou. Eu não tenho alçada para julgar. Simplesmente escrevi pensando no aspecto prático das mudanças e que, transtornos podem advir destas mudanças. Não tenho pretensão em julgar nada, pois não posso atribuir nenhum veredito a nenhuma ação.
Publicação sem informações concretas
Eu não chamaria de "sem informações concretas" um texto que descreve exatamente os números dos projetos, o assunto deles e tudo com detalhes que podem também ser observados no blog do meu amigo Michel, o Tudo Sobre Rio Casca. A semelhança dos detalhes pode ser observada entre o meu texto e o dele.
Lendo meu texto com calma, todos podem observar que escrevi que houve unanimidade na aprovação. Escrevi ainda : "sei que o assunto está definido, votado e aprovado"; mas dei uma opinião sobre o que não considerei ser o mais acertado em termos práticos para o município.
A população foi informada
Sim, como você bem citou, os moradores foram informados de que a mudança aconteceria, não foram consultados para aprovarem ou não uma mudança que sim, interferirá em suas vidas.
A discordância de moradores destas ruas, mudaria o rumo dos projetos ?
Os nomes que foram substituídos continuarão presentes na história
Claro que continuarão presentes, mas refaço a pergunta anterior. Pois é estranho ver que ruas receberam seus nomes também por vereadores que trabalhavam e que homenagearam pessoas que literalmente foram merecedores de homenagem agora tenham sido riscados do mapa.
Isso não significa colar uma página recém escrita sobre o trabalho de um outro vereador ou pessoa com poder suficiente para isso em outra época ?
Quando mencionei no artigo a palavra indelicadeza, citei neste sentido, o da indelicadeza e ética para com o trabalho de outras pessoas no passado. Além de dar a impressão de cancelar sim a homenagem feita a outra pessoa anteriormente como se agora o homenageado fosse mais importante.
Essa homenagem não teria o mesmo valor se feita numa rua também sem nome apropriado como outros projetos votados e aprovados na mesma data ?
Receber a mesma homenagem num bairro mais distante do centro seria diminuição ao homenageado ?
Sim, isso já foi feito em outras vezes. Penso que é um absurdo termos uma mesma rua com 3 nomes diferentes na cidade. Trabalho de vereadores que não pensaram no município, antes nas homenagens.
Hoje penso que é um equívoco de igual grandeza trocar os nomes. Tal qual antes. Mas em época remota não tínhamos um veículo que luta por poder expressar livremente estes pequenos deslizes. E mesmo que seja uma opinião pessoal, como você citou, é apenas uma opinião, a de que a mesma homenagem poderia ser feita, sem transtornos e sem prejuízos para os moradores e sem diminuir a relevância do homenageado e do prestador da homenagem anterior.
A ARCA, respeitadíssima em nossa cidade é uma ONG (Organização não Governamental), assim apesar da sua luta pelo acervo histórico e cultura da cidade; um compromisso firmado entre a Câmara e a ARCA para colocar o nome trocado em outra rua comete 2 erros : primeiro o do compromisso com uma entidade que não está posta para fiscalizar nomes das ruas; o segundo erro é que imagine que confusão pode ser gerada por uma correspondência que chegue com este endereço, alguém, mesmo nos Correios saberá se o endereço é a velha ou nova rua ?
Não há necessidade de polemizar tal projeto.
Não faço polêmica, antes, chamo à reflexão, repetindo, de que o mesmo poderia ser feito de outra maneira mais prática aos moradores, homenageados e para o município.
Obviamente temos inúmeras questões importantes no município. Tanto que me preocupo, e sou uma das pessoas que mais tem apregoado que quase não se vê esforços em todos os âmbitos em nossa cidade, de todos os poderes constituídos,para geração de emprego e renda. Somos um dos poucos municípios mineiros que tem apresentado crescimento negativo de sua população; um êxodo, evasão de pessoas buscando simplesmente sobreviver com dignidade, trabalhando e sustentando suas famílias.
Um exemplo disso é este artigo Algumas cidades da região já possuem legislação das MPE, Rio Casca ainda não, onde faço uma sugestão à Câmara Municipal. É um projeto relevante, que pode dinamizar o comércio e a economia local através da adequação de uma lei sancionada pelo presidente Lula em 2006 e à qual até o Ministério Público orienta para que seja implementada o mais rapidamente possível.
Os Correios estão devidamente preparados
Sinto dizer, e isto não tem nada a ver diretamente com o projeto, os Correios não estão preparados nem para entregar as correspondências em dia. Este é mais um problema grave em nossa cidade.
Para finalizar, sei que Câmara está aberta e deve estar mesmo, são representantes do povo, eleitos pelo povo para trabalhar por ele. Também para serem pelo povo fiscalizados. Não só a Câmara mas também o poder executivo.
No entanto me entristece o fanatismo político rio-casquense que oprime o povo, como se pensar diferente, discordar e opinar virasse crime hediondo. Onde pessoas não se falam por ideais políticos de outros, que muitas vezes nem foi assimilado, mas incitado.
Briga-se pela política e não por uma causa. E o que é essa tal política pela qual tanto se briga aqui ? E que faz o povo temer expressar sua opinião ? Seria impossível dizer quantas vezes vejo alguém reclamar de algo na cidade e que quando sugiro que reclamem ouço a frase : "Ih bobo, mexo com isso não.".
O povo não sabe que tem poder para ir além de apertar um botão que institui cargos. Tem voz para destituir.
Eu acredito que tenho sim interesse em informar com credibilidade e é isto que faço sempre.
Recebo inúmeras reclamações de internautas contra a prefeitura e contra a Câmara, mas quando as pessoas não estão dispostas a darem nome e sobrenome, eu não publico. Critico a elas próprias; porque isso refletiria, além da falta de credibilidade, falta de ética e prática da fofoca; coisas que eu repudio e quem me conhece sabe muito bem disto.
Não recebo o comentário de que meu artigo não tenha credibilidade e de que seja sem fundamento. Não faz parte da minha tônica de trabalho plantar boatos, comprar inimizades ou sair "falando pelos cotovelos" como se diz popularmente. E já iniciei o artigo inicial dizendo que sei que os nossos políticos não estão preparados para ouvir opiniões discordantes. Espero sinceramente que não seja o seu caso.
Com o Rio Casca Online, transcrevo, publico e redijo coisas para ver minha cidade, hoje Rio Casca, cada vez melhor, e se este é o nosso trabalho, meu e seu, que mal há em ouvirmos discordâncias algumas vezes, se todos queremos uma cidade melhor ? Nunca, em nenhum relacionamento, nem mesmo familiar, há concordância sempre. Publicarei elogios sempre, e críticas também; a ambos os lados políticos presentes em nossa cidade. Até porque nesta questão, são os elogios muito mais pessoais do que as críticas.
Até ameaças já sofri aqui na cidade por publicar verdades, mas são frutos de incapacidade, talvez de falta de equilíbrio momentâneo e por isso não tomo conhecimento e procuro sempre agir na publicação da verdade. Ainda que por vezes até seja um ou dois dias com atraso.
As homenagens são oportunas, a conduta me parece desacertada. Só penso que refletir é bom, e não polemizar, para acertarmos ainda mais nos próximos projetos.
Enfatizo tanto aqui, quanto no artigo inicial, meu apreço pelo seu trabalho, pela sua coragem e por sua conduta. Enfatizo também que, só trabalho com credibilidade e fundamentado em fatos não em boatos.
Este espaço não é meu, é nosso, de toda a cidade.
Rodrigo Augusto Soares
Fonte: Rio Casca Online
Isso é um absurdo! Acreditei que esse tipo de comportamento fosse adotado apenas vereadores de minha cidade, que não fazem aprovar nenhum projeto de lei que beneficie a população. Só sabem fazer tira uma antigo falecido e colocar um mais fresco no local. Isso é fazer cortesia com chapéu alheio. Se a cidade tem uma planta do loteamento devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis, como é o caso da minha, é onde consta todos os lotes, bem como seu número de identificação e quadra, com as confrontações. Ai a pergunta, quem vai arcar com a alteração de logradouro no respectivo registro ai de Rio Casca? Aqui na minha cidade, a conta ficou para o município, que se curva diante da camara municipal, arcando a despesa no CRI, sem se importar com os transtornos causados ao departamento de cadastro imobiliário e aos contribuintes. Lamentável.
ResponderExcluirÈ tanta coisa para se preocupar e grandes líderes políticos casando chifre na cabeça de cavalo, essa coisa de trocar nomes de ruas vai trazer um transtorno enorme tanto para o correio que já é ruim pra caramba demora quase um ano para entregar nossa encomenda eu imagino como vão sofrer os comerciantes e supermercados para entregar as compras, tem muita coisa que precisa melhorar em vez de querer trocar os nome das ruas porque vocês não preocupam em limpar as ruas, retirar terras do meio da rua quando chove isto é uma vergonha.
ResponderExcluir