De acordo com uma matéria publicada ontem (22) no Portal Rio Casca Online, foi realizada nesta terça-feira (21) à noite, uma reunião extraordinária da Câmara Municipal, que colocou em pauta a tão controversa mudança dos nomes das ruas, na cidade de Rio Casca.
Nesta reunião definiu-se que, a Rua Coronel José Vieira permanece com seu nome de origem e a merecida homenagem à Dona Carlita, estará posta no bairro Jacarandá, como Rua Carlita Mouro Alves.
Já para a Rua Dr. Edmundo Rocha, permanece a alteração do nome para Rua Vereador Itagiba Miranda Rabelo.
Nesta segunda votação os vereadores de oposição à Câmara Municipal votaram contra a mudança dos nomes, anuindo ao veto contra as mudanças apresentado pelo prefeito Zeca e também um abaixo assinado de moradores destes logradouros, que se manifestaram contrariamente à mudança.
Depois de uma história desgastante, parece que se optou em tentar mediar a questão por um meio termo aos fatos iniciais.
Segundo o Portal, é bom esclarecer que o Rio Casca Online não manifesta opiniões de oposição ou situação política em Rio Casca. Simplesmente buscamos chamar toda a nossa população a uma reflexão sem que isso gerasse contenda. Não existe nenhuma ligação entre o Rio Casca Online e a iniciativa do prefeito Zeca ou do abaixo assinado dos moradores e nem do Cônego José Maria. Não foi solicitada anuência, apoio ou expressão de ninguém neste episódio, disse o responsável pelo site. .
Felicita saber que a missão do Rio Casca Online foi realizada, não pela mudança ou permanência dos projetos votados, mas pela discussão sobre os fatos e, principalmente pelas manifestações dos cidadãos que, concordando ou discordando do Rio Casca Online, se mostraram dispostos a dar suas opiniões, seja no site, nas ruas ou de quaisquer outras maneiras, completou.
De acordo com o Portal, o maior revés decorrente deste episódio, foram as ameaças postadas no FALE CONOSCO, do Rio Casca Online, ameaças veladas e descabidas, de pessoas que se deixaram inflamar pelo assunto, como se discordar fosse agredir e insultar. Pode ser um fruto isolado de um fanatismo político por vezes latente em nossa cidade.
Em prosseguimento, o responsável pelo site, Rodrigo Augusto Soares, esclareceu o seguinte:
Recebi 3 textos com xingamentos e insultos, o último inclusive afirmando : "isto é sim uma ameaça", que eu deveria tomar cuidado com minha situação e que deveria parar com isso porque esta nem é a minha cidade.
Não responderei abertamente às ameaças que foram feitas às escondidas, no entanto, faço um repúdio à censura velada e à lei do silêncio imposto. Ao que me consta, ainda somos uma democracia; ainda estamos num país livre. Continuo pensando não ter cometido nenhum insulto às pessoas ou às instituições rio-casquenses.
É importante informar que, a internet não é uma cidade fantasma que garante anonimato. Pelo contrário, há maneiras de se rastrear o chamado número IP de todos os micros ligados à rede mundial de computadores, o que pode levar sim aos autores de tais ameaças mesmo que não tenham tido brio suficiente para mencionarem seus nomes.
As medidas de defesa contra tais ameaças estão sendo tomadas nas esferas pertinentes.
Inicialmente pensei em não manifestar opinião sobre estas ameaças, mas seria negar o direito de livre expressão garantido a todos nós brasileiros.
Assim, fatos todos esclarecidos, projeto aprovado e reaprovado, está feito e posto. Dou por encerrado este assunto da mudança dos nomes das ruas se não houver nenhum fato diferente de todos os já expostos e que não mude o que está definido, seria um equívoco de todos seguirmos nos debatendo pelos meios e não pelos fins.
Quanto aos desdobramentos das ameaças, por ser algo de natureza particular, não publicarei aqui para que não se misture minha atuação pessoal com o Rio Casca Online que, não é uma arma de acusação ou defesa de ninguém, mas um veículo de informação dedicado a esta cidade que é sim minha, pois sou brasileiro, pagador de impostos, morador de Rio Casca e garantido e sujeito à mesma lei e constituição a que todos os moradores desta cidade que sempre me acolheu.
O Rio Casca Online continua à disposição de toda a nossa sociedade, das autoridades e órgãos constituídos; continua a ser um espaço igualitário e à serviço de todos e do qual sou apenas operário por doação.
Fonte: Portal Rio Casca Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.