Atendendo ao pedido de um leitor, estamos postando abaixo uma explicação sobre a forma correta de usar o “Ç”.
Sempre temos dúvida na hora de escrever as palavras, pois há muitas regras e exceções. Para tentar ajudar a diminuir as dúvidas vou fazer uma pequena contribuição com uma regra ortográfica que explica a forma correta de usar o Ç.
Esta explicação foi dada por Fabiana no Yahoo respostas, achei muito boa e clara por isso vou reproduzir aqui no blog.
"Desde os tempos das calças curtas que a gente aprende algumas regrinhas básicas de ortografia. Coisas como, por exemplo, o uso da consoante M antes das consoantes P e B. Veja ali na palavra “exemplo”.
Outra regrinha é o uso da cedilha - Do espanhol cedilla. Hom./Par.: cedilha (sf.), cedilha (fl. de cedilhar) - , que é usada apenas, veja bem, apenas diante das vogais A, O ou U. Logo, por exclusão, não se usa cedilha diante das vogais I ou E. Portanto, se você escrever voçê, você não existirá.
Ah, mas você vai me perguntar porque isto é usado, certo? É simples, pois é a representação do som (ss), quando no Português arcaico, para representar o som de (ss), se escrevia um Z após a letra C, e ficava assim Cacza (caça)*, por exemplo.
E, novamente, você vai perguntar: o que isso tem a ver com as calças? É uma questão de história, pois em determinado momento da evolução de nossa língua portuguesa, havia um certo embaralhamento com a Língua Espanhola e a palavra cedilha vem de Zeta ou Zeda, que é o nome da letra Zê, em espanhol. Como não deu certo, passaram a usar um pequeno zê (zedilla - pequena letra z em espanhol), sob a letra C.
E como VoSSê não existe e muito menos voÇê, o correto é escrever você."
Fonte: Blog Variedade Em Palavras
VALEU PASCOAL.
ResponderExcluirObrigado.
CAS
BH/MG
O POL além de cidadania também é cultura!!!!!!
ResponderExcluirPARABÉNS PASCOAL,legal mesmo!!!!!!!!!!!