Ao terminar a fritura, a maioria das pessoas jogam o óleo vegetal diretamente no ralo da pia da cozinha. Com essa atitude, nem imagina os riscos que o aparentemente e inofensivo óleo de cozinha traz ao meio ambiente.
Um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 10 mil litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos).
Ao ser despejado no ralo, o óleo vai formando crostas de gordura na tubulação, adoradas por ratos e baratas, que acabam invadindo a casa sem que os moradores saibam o verdadeiro motivo.
A mesma gordura que se acumula na tabulação, pode se aglomerar nas artérias coronarianas, principalmente se o óleo for reutilizado. É que, após a queima (uso), ele se transforma em saturado, na temida gordura trans, responsável por problemas que afetam o coração.
Para resolver o entupimento nos canos, torna-se necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a remoção do óleo, poluindo ainda mais a água. Caso não seja tratado, o óleo pode impermeabilizar o solo e contribuir com enchentes e alagamentos.
A poluição pelo óleo faz encarecer o tratamento da água (até 45%), além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo ao desembocar no mar gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.
A campanha promovida pelo Supermercado Entre Rios tem como meta recolher 300 litros mensais de óleo saturado. Com isso, 3 milhões de litros de água por mês, 36 milhões de litros de água em 1 ano não serão contaminados; 3600 pessoas por ano, serão, segundo a pesquisa, beneficiadas com o recolhimento do óleo saturado.
Quem participar da campanha terá ainda um incentivo do Supermercado Entre Rios: com um litro de óleo saturado a pessoa troca por um sabão em barra; com 2 litros de óleo saturado, troca por um detergente, e, com 4 litros, ele recebe um pet de 900 ml de óleo de soja.
Esse é o desafio. Arrecadar 300 litros de óleo saturado/mês e fazer um pouco pela natureza. Mas, para isso, é preciso que cada um faça sua parte.
Adquira no Supermercado Entre Rios um galão com capacidade para 2 litros de óleo, recolha o óleo que você jogaria fora, leve até o Supermercado e troque pelo prêmio indicado.
O PROJETO SERA LANÇADO NESTE SABADO, DIA 17 DE JULHO DE 2010. VENHA ATÉ O SUPERMERCADO ENTRE RIOS E ADQUIRA O SEU GALÃO. PARTICIPE!
AJUDE-NOS A AJUDAR!
Meus parabéns ao Supermercado Entre Rios por desenvolver um projeto tão importante para o meio ambiente.
ResponderExcluirUma pena que, enquanto essa empresa se preocupa com uma questão tão importante para a sobrevivência saudável do planeta, outras empresas inescrupulosas, gananciosas e sem comprometimento com o bem estar social, estão destruindo o que ainda nos resta, principalmente nossas reservas hídricas.
Que esta iniciativa do Entre Rios seja seguida por outras empresas, para que possamos minimizar esses danos provocados por outros menos sensíveis.
Esperamos que o poder público também faça a sua parte, punindo esses infratores com o máximo rigor. Não podemos permitir que meia dúzia de baderneiros ponha em risco a vida no planeta!
Ziscein
MUITO INTERESSANTE ESSE PROJETO, PARABÉNS AO ENTRE RIOS, POREM, SE AS PESSOAS NÃO JUNTAREM O OLEO E ENTREGAR NO SUPERMERCADO NÃO IRÁ ADIANTAR NADA, ESTÃO GENTE, VAMUS ATÉ O SUPERMERCADO ADQUIRIR UM GALÃO E IR JUNTANDO O ÓLEO, AGORA DEPENDE MAIS DE NÓS DO QUE DO ENTRE RIOS, VAMOS ATENDER O APELO E PARTICIPAR!
ResponderExcluir