A Assembleia de Minas promove com 67 entidades parceiras, de 11 a 13 de agosto próximo, o Fórum Técnico Segurança Pública: Drogas, Criminalidade e Violência, tomando como partida a questão do avanço das drogas, do tráfico e do crime organizado, que tem intensificado os problemas da criminalidade e da violência.
O evento vai reunir na ALMG representantes dos três níveis de governo, sociedade, especialistas, comunidades terapêuticas, profissionais, parlamentares e instituições públicas de áreas como saúde, educação, esporte e assistência social, entre outros.
A discussão sobre a droga como potencializadora da criminalidade e da violência terá como resultado a aprovação de um conjunto de propostas, que deverá subsidiar as ações de todos os segmentos envolvidos. A abordagem do tema é intersetorial, envolvendo prevenção, repressão e tratamento dos usuários.
O ponto de partida do fórum técnico foram 20 audiências promovidas pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia nas 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), consideradas a etapa de interiorização do evento. O produto desse trabalho será acrescido de outras sugestões, ao longo de um processo cuja dinâmica é democratizar o debate, a formulação e o acompanhamento de políticas públicas.
Os grandes objetivos do fórum técnico:
- Refletir sobre os resultados das audiências da Comissão de Segurança Pública no interior
- Discutir os desafios impostos pela criminalidade, em especial pelo crime organizado e pelo tráfico de drogas
- Discutir as políticas de prevenção à criminalidade e ao uso de drogas sob a perspectiva da intersetorialidade com outras políticas públicas
- Avaliar as políticas públicas de tratamento da dependência química, refletindo sobre as possibilidades de interface com a experiência das comunidades terapêuticas e de outras iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil
- Discutir a vitimização de grupos sociais vulneráveis às diversas formas de violência
Inscrições estão abertas
As inscrições para a etapa final do Fórum Técnico Segurança Pública: Drogas, criminalidade e violência estão abertas desde segunda-feira (19). Entidades interessadas podem fazer inscrições institucionais até 3 de agosto, aqui no hotsite. As inscrições individuais estão suspensas temporariamente. Mais informações podem ser obtidas no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Assembleia, pelo telefone (31) 2108-7800; pelo e-mail cac@almg.gov.br, ou pessoalmente (Rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.