segunda-feira, 12 de julho de 2010

Editorial do Jornal Regional, edição nº 388, 2ª quinzena de junho de 2010

Prefeito tem de gostar de sua cidade

Prefeito é a principal (ou a maior) autoridade de uma cidade, autoridade constituída pelo povo. Isso quer dizer que prefeito é um empregado da população de cada cidade, ganha um bom salário para representá-la com zelo e seriedade.

Por isso deve trabalhar de forma honesta e com transparência, como normalmente faz um servidor comum que deseja que os resultados sejam positivos e venham atender as necessidades de seu empregador.

Somada a esta condição, antes de tudo, entendemos que prefeito precisa mesmo é de gostar de sua cidade, gostar do povo e gostar de estar administrando um bem público que requer respeito e prestação de suas contas.

Caso contrário a cidade fica para trás, amargando por uma melhor qualidade de vida e as pessoas passando por dificuldade até nas necessidades essenciais.

Exercer o cargo de prefeito exige dedicação além do ‘feijão com arroz’, principalmente porque a receita advém do dinheiro público que é depositado mensalmente pelo Governo. Exige mais do prefeito, de sua iniciativa pessoal de buscar recursos junto aos órgãos governamentais. E, com capacidade e competência, gerir esses recursos de forma a atender as necessidades da população.

Como o prefeito tem de gostar da cidade, nos momentos difíceis ele não pode se acomodar e nem fingir que está tudo bem. Ele tem de participar ativamente das questões que envolvem sua cidade, deve atender as reivindicações dos cidadãos junto à saúde, educação, cultura e lazer, transporte público, emprego e renda, etc. Uma tarefa que dá resultados se o prefeito estiver participando diretamente junto da sociedade em suas realizações e reivindicações, durante eventos e em ações comunitárias.

Tem um ditado antigo que diz que “pelas ruas da cidade se conhece o prefeito”. Esse dito se encaixa bem em muitas cidades brasileiras onde o prefeito ‘parece ter abandonado a cidade’; deixando as ruas sujas e cheias de lixo, poluídas, muitos cachorros soltos oferecendo perigo às pessoas; ruas sem sistema viário eficiente e sem nenhuma motivação aos transeuntes, desertas e dando uma funesta sensação de cemitério.

Tem prefeito que não se importa nem com as condições estruturais da prefeitura que é o seu local de trabalho. Já visitamos prefeituras sem a mínima apresentação e sem nenhum atrativo, prédio antigo e cheio de biombos confusos que inibem a privacidade, poucas áreas informatizadas e setores ainda utilizando-se da antiga máquina de escrever.

Como se não bastasse, sem uma área de recepção adequada resumindo-se apenas num antigo birô, feio e remendado, logo na entrada do prédio. E para saciar-se da sede as pessoas se utilizam de um velho filtro de barro que esnoba uma faixa verde de lodo. Em compensação, os desconfortados sanitários que deixam a desejar, no estilo ‘démodé’, não oferecem nem papel toalha e nem papel higiênico... etc. etc. etc. etc. etc.

E se o prefeito não cuida nem de seu local de trabalho, imagine seus cuidados junto à administração municipal!...

9 comentários:

  1. esse ditado que pelas ruas conhece o prefeito bate certinho com a nossa cidade e so olhar as cachorradas pelas ruas, ruas sujas sem lugar algum pra ir aos fim de semana o povo sem liberdade alguma e etc isso e nossa raul soares so que nos nao queria um prefeito empregado do povo nos queria um pref que trabalhasse pro povo em prol da melhoria de todos nao um pref que abandone a cidade e so aparece em ano politico querendo enganar a populacao dizendo fazer alguma coiza o povo de raul esta a pe de pref e candidato a pref melhor dizendo sem candidato a nada juntando tudo nao dar um

    ResponderExcluir
  2. O povo está à pé de Eleitor também, enquanto cada um de nós olharmos só para os nossos umbigos assim como fazem aproximadamente 99,99% dos políticos-candidatos, os governantes também olharão só para os seus. Como diz um provérbio, ACHO que chinês, "O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE!!!

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo,estamos vendo tudo acabar,aquela àrea onde foi o parquinho infantil tá fazendo dó,parece com depósito de lixo o que antes era uma fábrica de alegria das crianças,acho que merece até uma matéria neste blog ou no jornal regional.

    ResponderExcluir
  4. Se continuar desta forma, eleitores elegendo e criticando, nossa Raul Soares será riscada do mapa e da ORDEM E PROGRESSO, temos que nos unír em prol de uma Raul Soares sempre melhor, e se necessário fôr tem metodos para excluír com a força do povo todos aqueles que estão atrasando Raul Soares.

    ResponderExcluir
  5. SOS JUSTIÇA
    O POVO DE RAUL SOARES MERECE RESPEITO!!!!!
    ISTO ME LEMBRA UMA CANÇÃO DO GERALDO AZEVEDO
    "TÃO VENDO TUDO E FICAM AÍ CALADOS
    COM ESTA CARA DE "VIRADO" QUE VIU UM CACHIGUELÊ...."

    ResponderExcluir
  6. O que acontece é que os eleitores da atual administração não tem acesso ao POL e nem leem o Jornal Regional e consequentemente não ficam informados da real situação!

    ResponderExcluir
  7. Será que tem alguém arrependido do voto que digitou na urna na última eleição???????????????????????

    ResponderExcluir
  8. Ao da 21:35 : ESSA música é do RAUL SEIXAS: CAPIM GUINÉ. Acho q vc confundiu Com MILHO AOS POMBOS do Zé GERALDO.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo das 21:35 respondendo: BÃO TAMÉM!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.