segunda-feira, 15 de março de 2010

Um lembrete às entidades assistenciais de Raul Soares


A cidade de Raul Soares até que não pode se queixar de desamparo na área filantrópica. Diversas entidades assistenciais, especialmente na área de saúde, cobrem até de certa forma muito bem, a lacuna deixada pelo estado em algumas áreas em que a população se sente debilitada.

O Hospital São Sebastião, por exemplo, é uma entidade assistencial e sem fins lucrativos que vem dando a sua parcela de contribuição, procurando atender a todos, mesmo com alguma deficiência em funcionários, equipamentos e quadro clínico.

O Núcleo do Câncer, o Asilo Nossa Senhora Aparecida, a Apae, a Apromai, as Associações de São Vicente de Paulo, e outras que não se recorda no momento, são exemplos de entidades que também contribuem e muito para a melhoria da qualidade de vida da população raul-soarense.

Ressalta-se, na oportunidade, a abnegação e o compromisso com a causa assistencial de muitos cidadãos, que às vezes deixam seu lazer ou até compromissos financeiros para se dedicarem às entidades, sem exigirem nada em troca, transformando-se em verdadeiros heróis anônimos. 

No entanto, é bom lembrar que essas entidades que recebem subvenções para prestação de serviços de assistência social e médica estão, por força de lei, sujeitas a prestação de contas obrigatória, tanto pela entidade beneficiária de recurso público quanto para a sociedade que as abriga.

Este blog já participou ao lado dessas entidades, seja divulgando o trabalho por elas empreendido, ou cobrindo eventos com a finalidade de angariar recursos para as mesmas. Entretanto, nunca foi procurado por nenhuma delas para dar uma satisfação à sociedade sobre a destinação desses recursos arrecadados.

Considerando que no ano de 2009 algumas dessas entidades receberam polpudas verbas originadas das mais variadas fontes, este blog, dentro do contexto social a que vem se propondo, está aberto a elas para divulgação de suas prestações de contas, sem nenhum custo.

Entendemos que essa divulgação não está restrita somente às exigências legais, mas, também, a um modo saudável de convívio; uma forma de retribuição aos que nunca se furtaram em momentos de crise e sempre prestigiaram essas entidades com suas doações. A prestação de contas também seria, a nosso ver, uma forma de demonstrar que esses recursos tiveram uma destinação justa e, ao mesmo tempo, credenciar essas entidades para receber novas subvenções.

13 comentários:

  1. Ótima matéria Pascoal, afinal de contas, tem muita entidade como você disse, está cansada de pedir ajuda, mas na hora de mostrar onde está investindo e o que está arrecadando esquece.
    Se tem título de utilidade pública é de todos, se é filantrópico nada mais justo que esclarecer para a população, onde o dinheiro que entra está saindo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o anonimo acima.A partir do momento que tem transparencia torna-se muito mais facil receber/pedir ajuda. Sabemos da seriedade das entidades mas por que não mostrar onde está e como sendo aplicados todos os recursos, seja material ou humano.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Pascoal e mais uma vez parabéns por esta sua iniciativa de trazer até nós uma "mídia" que não só divulga as coisas, mas instrui o cidadão de seus direitos e obrigações, parabéns mesmo!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, teve um montão de denúncias da antiga diretoria da APAE, inclusive aqui no POL.
    De concreto a Federação das APAES só exigiu a saída deles da entidade, mas nada foi resolvido sobre verbas desviadas e outras irregularidades.
    Parei de colaborar na conta do SAAE.

    ResponderExcluir
  5. O caso da ex-diretoria da APAE realmente foi um absurdo,só a caçassão dos membro,foi muito pouco,deveria de ter uma punição mais rigorosa,infelizmente no nosso País é assim o ladrão não precisa devolver nada.

    ResponderExcluir
  6. Pascoal

    Sou leitor assiduo do do blog , leio todos os dias , sem exceção mas, não recordo sobre o caso da ex-diretoria da APAE , aonde posso me informar mais ?
    Tião Pio /Bhte

    ResponderExcluir
  7. Procure por Apae na caixa do menu "Busca no Blog" que você encontrará várias notas sobre a entidade, inclusive a deste link:
    http://pascoalonline.blogspot.com/2009/02/apae-de-raul-soares-convoca-associados.html
    O assunto sobre as irregularidades na instituição surgiu nos comentários.

    ResponderExcluir
  8. RSoares tem suas crises e não tem as soluções, a pouco dias tivemos o caso matadouro,transporte de carne,dinheiro do empréstimo,discursão na câmara de vereadores(ALeal x Ramiro),poluição sonora,Tarza,Apae, canil e etc...alguém viu algum resultado prático? Será que ficaremos falando ao vento? Espero um dia abrir este blog(por sinal muito bom)e ver não todos mas alguns deles solucionados.

    ResponderExcluir
  9. Ao homônimo das 13:52 horas,esperamos que vc não fique só na esperança de ver as coisas acontecerem. Põe a mão na massa e ajude a correr atrás das soluções ou resultados reais. O povo raulsoarense conta com a sua a ação.

    ResponderExcluir
  10. Aq só tem lei pra nós trabalhadores,as entidades governamentais faz o que quer!

    ResponderExcluir
  11. O que aconteceu na APAE foi abuso de poder pela ex diretoria(família Andrade Caetano).
    Prestação de contas e de decisões arbitrárias?
    Eu parei de contribuir com os "carnês" da entidade.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a Nídia e a todos que estão nesta luta.Foi só solicitar as contas que vocês apresentaram imediatamente.Quem é honesto é assim,não tem o que esconder.Eu não era contribuinte do Núcleo do Cancer,mas a partir de agora vou ser.E as outras duas entidades que eu ajudo,se não prestarem contas também,deixarei de ajudar,porque meu dinheiro é suado,eu só ajudo porque é preciso a gente ajudar mesmo,mas se fosse olhar poder,não posso!

    ResponderExcluir
  13. Olá TIÃO PIO de Bh


    Você encontra outras denúncias em outro link também:


    http://pascoalonline.blogspot.com/2009/03/apae-de-raul-soares-realiza eleicoes.html

    Você ficará informado sobre a ex diretoria da APAE.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.