segunda-feira, 29 de março de 2010

PM de Vermelho Novo realiza operação contra caça e disparos de arma de fogo


Neste ultimo sábado (27), foi realizada a Operação para Cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão no Município de Vermelho Novo, visando coibir os disparos de arma de fogo nas matas da região e a caça predatória ilegal, tendo em vista o clamor público local, além das diversas denúncias realizadas naquela fração PM.

Com a finalidade de manter a tranqüilidade pública e agir onde a população local é mais afligida, o Comandante do Destacamento PM, Cb Luciano Breder, preocupado com a situação, bem como com o grande número de reclamações, iniciou um trabalho voltado a identificar os principais denunciados, os quais em sua grande maioria eram inclusive reincidentes, pois já tiveram armas apreendidas.

Com este trabalho de identifiação apurou-se ainda que muitos moradores da Zona Rural além de se encontrarem com medo dos disparos ouvidos frequentemente à noite nas matas próximas à suas residências, também preocupavam-se com o extermínio dos animais caçados.

Como cada região possui sua peculiaridade em relação a segurança pública, a Polícia Militar não poderia deixar esta situação continuar prejudicando os vários moradores que se propunham a denunciar.

Com esta situação, o Cb Luciano Breder cruzou as informações e denuncias com o Comandante da Polícia Militar Ambiental de Raul Soares, Sgt Zanoti, bem como os demais militares da fração PM Vermelho Novo e juntos realizaram ainda mais levantamentos, apurando-se a indicação de vários nomes suspeitos.

Após a averiguação dos fatos, o responsável pelo Comando do 6ºPelotão da 22ª Cia PM Ind - Sr. Ten Gomes, oficiou o Ministério Público da Comarca de Raul Soares, sendo liberado 15 (quinze) Mandados de Busca e Apreensão, necessários para dar uma resposta à sociedade de bem.

Com os Mandados em mãos e após uma reunião com o envolvimento do Sr. Ten Sanglard, oficial que Comandou a Operação, foi direcionado um efetivo de 49 Policiais Militares de diversas frações da unidade, bem como 07 militares da Polícia Militar Ambiental, totalizando 56 militares e 16  viaturas PM.

Durante a operação, em 06 residências foram encontrados materiais utilizados na prática de crime ou utilizados para fins delituosos, além de animais e pássaros da fauna silvestre, os quais seguem abaixo descritos. Em outras residências, tais materiais não foram encontrados, pois algumas das denúncias informavam que em muitas casas as armas e demais matérias eram bem escondidos, as armas de fogo (espingardas) eram escondidas em canos de PVC 100 mm e enterrados nas proximidades das residências ou mesmo nas matas; em outras os autores encontravam-se com armas registradas.

Contra os autores flagrados foram tomadas as providencias de praxe, sendo que cinco deles foram autuados em flagrante pelo Delegado de Polícia. Além disto, a Polícia Ambiental ainda confeccionou as multas referentes aos animais e pássaros encontrados.
Por fim a Operação surtiu um resultado positivo, principalmente pelo fato dos autores terem sido punidos conforme o que prescreve a lei, bem como por ter sido levado até os moradores daquela cidade à sensação de segurança, pela presença maciça da Polícia Militar na cidade, que inclusive chamou a atenção, pois nunca foi visto naquela localidade uma operação policial de tal grandiosidade.

O Cb Luciano Breder, Comandante da fração PM, afirmou que cada localidade possui necessidades diferentes e no município de Vermelho Novo este é um dos delitos que estava causando a sensação de insegurança. Por isto, a Polícia Militar como responsável em manter a ordem pública deu a resposta que a comunidade de bem esperava, agindo preventivamente em alguns casos e reprimindo em outros no momento certo. O militar afirmou ainda que não seria possível realizar um operação de tal magnitude sem o apoio e a confiança de seus superiores, bem como sem a parceria de seus companheiros da fração.

Materiais apreendidos:
01-Espingarda, polveira, coronha de madeira, sem marca e numeração aparente;
03- cartuchos, calibre .36;
13-cartuchos, calibre .22;
01-cartucho, calibre .28;
02-armadilhas utilizadas para apanhar pássaros;
01-Pio, utilizado para atrair animais;
02-Recipientes plásticos, contendo pólvora;
01-Recipiente plástico contendo chumbo;
01-Recipiente metálico contendo espoletas;
02-Recipientes plásticos contendo espoletas;
01-Arma branca (facão);
01-Bucha de maconha;
05-pássaros da fauna silvestre.
01-Animal (paca) abatida.

Fonte: PM de Vermelho Novo

8 comentários:

  1. eu queria parabenizar e agradecer a policia militar pela resposta dada a nossa sociedade,eu só acho um absurdo esses políciais arriscarem a suas vidas e depois advogados da prefeitura,soltarem esses vagabundos.

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE TRABALHO DA Polícia Militar Ambiental. SE CADA UM DE NÓS FICAR ATENTO A ESSES CRIMES, SER HUMANO E REINO ANIMAL PODERÃO TER UMA VIDA DE RESPEITO E HARMONIA. QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA! CUIDEMOS DA NATUREZA TAL QUAL CUIDAMOS DE NOSSOS FILHOS.

    ResponderExcluir
  3. Bota o Harosvaldo pra ajudar também que ele acaba com estes subversivos todos que fazem este tipo de coisa,porque serviço é bom,"cabeça vazia é oficina do diabo"!!!

    ResponderExcluir
  4. A polícia tem que ficar atenta no grande comércio de trinca-ferro que existe na nossa cidade.
    Eu sei que é difícil o trabalho deles mas uma hora eles solucionan esse problema.Parabéns PM.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber porque a policia de Vermelho Novo nao prende os ladroes de gado, que a mais de 10 anos infortunam a comunidade de Vermelho Novo. A unica vez que recuperaram gado, noticiado nestre site, foi porque o proprietario acompanhou e a policia so acompanhou....

    ResponderExcluir
  6. " venho através deste, informar aos leitores que o advogado citado acima como (da Prefeitura) , trabalha na mesma como DEFENSOR PÚBLICO, servindo assim aos propósitos da população Vermelhense que necessite de seus trabalhos, sem discriminação dentro da sociedade.

    ResponderExcluir
  7. gostaria de parabenizar os PMs de Vermelho Novo pelo excelente trabalho.Mas gostaria que fizessem a mesma operação no cambate as drogas que esta de baixo do nariz dos oficiais e eles não fazem nada.

    ResponderExcluir
  8. parabens policia militar
    que bom isso já estava acontecendo amuito tempo. matavam as capivara sem dó
    o corrego dos rodrigues tem muita gente fazendo isso.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.