quarta-feira, 31 de março de 2010

Fábrica Tarza muito próxima de reabrir as portas


Em cumprimento às normas estutárias e na luta pela construção do projeto denominado "Travessia", a Coopertrim, Cooperativa dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica de Raul Soares, realizou ontem (30), no salão da Câmara Municipal, mais uma Assembléia Geral. A reunião transcorreu em clima de otimismo e de muita esperança em alcançar o objetivo de conseguir a recuperação da empresa.

De acordo com informações postadas no blog do vereador Ramiro Grossi, hoje, um dos idealizadores do projeto, os passos dessa caminhada, iniciada em fevereiro de 2009, podem ser assim resumidos:

1.    Realização de diversas reuniões públicas para debates e organização dos metalúrgicos em Cooperativa de Trabalho;

2.    Constituição e registro da Cooperativa dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica de Raul Soares Ltda. – COOPERTRIM, em pleno funcionamento;

3.    Elaboração de Plano de Recuperação da Indústria TARZA, com recursos oferecidos pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos; este documento (um estudo econômico de viabilidade empresarial) constituiu peça fundamental para a atuação, e inserção, do movimento dos trabalhadores de Raul Soares no Processo de Recuperação Judicial da TARZA, na Comarca local.

4.    Apresentação de Projeto de Financiamento junto ao BNDES (Carta Consulta protocolada) solicitando recursos da ordem de seis milhões de reais do Programa de Apoio à Consolidação de Empreendimentos Autogestionários, em tramitação naquela Instituição financeira;

5.    Aprovação do Plano de Recuperação da Indústria TARZA, elaborado pelo movimento dos trabalhadores e assinado pela COOPERTRIM, em Assembléia Geral dos Credores, promovida pelo Administrador Judicial do Processo de Recuperação Judicial, em 18 de agosto de 2009.

6.    Elaboração de Termo de Arrendamento da Indústria TARZA, pelo qual suas instalações ficam arrendadas pela Cooperativa dos Trabalhadores, a COOPERTRIM;

7.    Abertura dos processos de negociação dos débitos fiscais da Indústria TARZA junto a Receita Federal, Receita Estadual e Receita Municipal, atendendo exigência da Juíza da Comarca para aprovação do pleito da COOPERTRIM relativo ao arrendamento daquela indústria;

8.    Finalização da negociação e parcelamento de todos os débitos fiscais que já estão sendo pagos desde o mês de setembro de 2009 e apresentação de todas as certidões negativas solicitadas.

9.    Homologação do Plano de Recuperação pelo Poder Judiciário da Comarca de Raul Soares repassando à COOPERTRIM todos os direitos de administração da empresa em processo falimentar.

10.  Finalização das negociações com o BNDES para a liberação de recursos na ordem de seis milhões de reais a serem liberados após apresentação de garantias com projeto em andamento.

Neste momento, a COOPERTRIM, já incorporada ao Processo Judicial por meio da apresentação do Plano de Recuperação aprovado em Assembléia Geral dos Credores e homologado pelo Poder Judiciário e com a apresentação do Contrato de Arrendamento, estará habilitada, juntamente com seus trabalhadores-associados, a assumir a condução da indústria.

Segundo Ramiro, falta muito pouco para que a fábrica volte a funcionar. E a população, também esperançosa, torce para que tudo dê certo e finalmente esta indústria, que sempre foi motivo de orgulho para todos os raul-soarenses, volte a alavancar a economia, abrindo novamente suas portas para produzir e impulsionar o progresso deste município.

37 comentários:

  1. Primeiramente temos que agradecer a DEUS por tudo que está sendo conquistado pela COOPERTRIM e que DEUS continue iluminando estas pessoas que estão empenhada para a conquista deste empreendimento, a todos, em especial ao PROFESSOR JOSÉ HORTA VALADARES, ao VEREADOR RAMIRO GROSSI e ao PESSOAL DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS que não medem esforços para chegar a esta realização.
    PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS JOSÉ HORTA VALADARES,METALURGICOS E TODOS QUE ESTÃO AJUDANDO DE UMA FORMA OU DE OUTRA.A CIDADE DE RAUL SOARES PRECISA DE EMPREGOS E SÓ A UNIÃO FAZ A FORÇA.
    AQUELES QUE FICAM TORCENDO CONTRA DEVIAM PENSAR MELHOR E TORCER PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA PELO BEM COMUM!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. infeliz daquele que tem a sogra que chama esperanca porque esperanca e a ultima que morre. todos que amam raul soares tem que acreditar apesar das dificuldades pois do jeito que ta a cidade da pra dizanimar pois tem muita gente para puxar pra traz e poucos querendo melhorar a cidade, nao dezanime ramiro carijo poiz seus eleitores confiam em voce.

    ResponderExcluir
  4. Agora mais do que nunca - com o cooperativismo dos funcionários da Tarza, dando certo, muitas coisas poderão mudar em Raul... Raul Soares será avaliado antes e depois da cooperativa dos funcionários da Tarza. A partir dai será a cooperativa do Hospital São Sebastião, a cooperativa dos funcionários que eram da Confecção Fruto da fruta, e, principalmente, a cooperativa agropecuária que será uma outra cooperativa seguindo o mesmo modelo, e, sem contar as outras muitas cooperativas, que vão acontecer na nossa cidade, nos distritos e nas nossas cidades vizinhas...
    O nosso medo maior seria se o Professor José Horta desistisse desse projeto, dizendo que, com o povo de Raul, infelizmente, nada vai prá frente, porque aqui tudo puxava para traz...
    Parabéns para o Professor e para o Vereador Ramiro Grossi e para todos os que participaram dessa empreitada.
    Valeu demais...

    ResponderExcluir
  5. Tudo MENTIRA; AGUARDEM! Após as eleições tudo volta ao que era antes.
    Ramiro, Mauro Bonfim, sindicato etc... enganação.
    Tenho Provas. Interpelem-me judicialmente.
    Antonio Leal Dutra.
    Procurador do Povo.

    ResponderExcluir
  6. Leal, pare de dizer que é o "PROCURADOR DO POVO"

    Procurador de confusão, isso sim.

    ResponderExcluir
  7. Parabens Ramiro. Com a TARZA de vento em poupa, lembre-se de um salário justo pra nos, nao me venha com aqueles salario de fome, da epoca do sávio martins e o pior ainda, falta de pagamento da epoca do Americo e seu Willian .PT saudaçoes.

    ResponderExcluir
  8. VIA CHEGANDO A EPOCA DA POLITICA E TODOS QUEREM MOSTRAR SERVIÇO... COM O OBJETIVO CONQUISTAR MAIS VOTOS E MAIS VOTOS... CHEGA DE BLÁBLÁBLÁBLÁBLÁBLÁ!!!!!!!!!! ACORDA RAUL SOARES!!!!

    ResponderExcluir
  9. José Henrique Fialho1 de abril de 2010 às 09:08

    Somente anônimos de má fé podem escrever que o que está acontecendo a respeito da tentativa de soerguer a Tarza tem motivos eleitoreiros conforme o postador daí de cima.

    Para quem acompanha a questão sabe que a luta está sendo travada há tempos, com dezenas e dezenas de reuniões e com a abnegação do professor José Horta Valadares, que enfrenta as cassandras com denodo e determinação.

    Parabéns para todos os que estão lutando pela Tarza. Não desanimem e lembrem-se de que "os cães ladram e a caravana passa".

    Atenciosamente,

    José Henrique Fialho.

    ResponderExcluir
  10. Sonha Julio Nesce, sonha...assim como voce sonhou com CASA DA CULTURA, que já nasceu morta. Criada como FUNDAÇÃO com objetivos nada confessáveis. Não tem bobo aqui não. Ninguém questionou a competencia do José Horta Valadares.
    Ninguém, muito menos eu, "torce contra" o que se questiona é: Qual o investidor que sem garantias reais vai jogar dinheiro nisso? Será que os órgãos ambientais e outras exigências legais serão tão facilmente ultrapassados? É um sonho de verão Julinho Nesce, ou ainda, um SONHO PRE-ELEIÇÃO.
    ACORDA RAUL, QUANDO ACABAR O MALUCO SOU EU.
    "Mamãe não quero ser Prefeito, pode ser que eu seja eleito, alguém pode querer me assasinar..."

    ResponderExcluir
  11. Eu sabia que aquelas postagens feitas pelo meu antigo professor José Henrique Fialho era brincadeira ou ironia, que ele nunca iria trair seus ideais de anos e anos, sempre lutando por um Brasil melhor.

    Um abraço professor.

    ResponderExcluir
  12. Caríssimos e Ilibados Blogueiros,

    Estes trabalhadores comunistas liderados por este Professor Doutor Bolchevique Vermelho Cor de Rosa, José Horta Valadares, banido da saudosa Raul Soares nos áureos tempos em que os "Homens Bons" ainda dominavam esta mesopotânica terra de cegos, antes de existirem estes sindicalistas petistas falastrões; definitivamente estão trocando as patas sujas de lama pelas garras socialistas guerrilheiras.
    Utilizaram de uma tática terrorista de esquerda para em primeiro momento fecharem a Fábrica Tarza e agora tomarem de assalto as sua posses em nome das forças lulistas dilmistas do mal, com o apoio de aparelhos comunistas federais como a UFV e o BNDES.
    Só os "Homens Bons" teriam as condições superiores de gerir com competência uma Indústria falida como esta TARZA.
    Estes trabalhadores deveriam é cuidar de encontrar uma fazendinha pra tirar leite e literalmente, "Pegar na Enchada" para capinar com bravura, estes belíssimos campos verdes desta terra fértil e abandonada.
    Os "Homens Bons" têm um projeto muito mais amplo, oportuno e lucrativo para as pessoas de bem desta terra de Boachás. Pretendem adquirir através de leilões judiciais lícitos, pagando preços insignificantes, por todas as posses da indústria falida e fazer um moderno loteamento com lotes super valorizados para os "Homens Bons" terem onde construir seus palácios provincianos.

    Hariovaldo.

    ResponderExcluir
  13. Esse povo estao enfeitando demais esse josé horta valadares, como si seus diplomas fosse coisa de outro mundo, estao esquecendo que o nosso presidente LULA um torneiro mecanico , mudou esse pais ,enquanto Fernando Herinque com todos seus diplomas vendeu tudo e só nos afundou.

    ResponderExcluir
  14. Que professor!..."ENCHADA" KKKKKKKKKKKKKKK.
    Ou será uma nova ferramenta?
    Querido Pascoal, a existência de seu blog já é um grande avanço democrático em nossa comunidade. Aqui, pode-se descobrir quão fracos são nossos "palpiteiros de plantão".
    Continue firme, o reconhecimento é público e notório.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. leal de meia duzias de votos na ultima eleicao quem nos do povo nunca o queremos como nosso procurador sabemos que é muito dificil reabrirmos a tarza quando tem gente como voce que alem de nao ajudar ainda atrapalha. ass assossiacao por uma raul soares melhor. obs muito bom o comentario do hariovaldo.

    ResponderExcluir
  16. Senhores Leitores;
    O que faço é o óbvio: apontar erros e acertos dos governantes, independentemente de partidos ou ideologias.

    Gosto, especialmente, de mostrar soluções, venham de onde venham. Ser independente é poder igualmente criticar e mostrar acertos. Um acerto é tão notícia quanto erro. O essencial é medir seu impacto. Será que é tão difícil assim entender algo tão simples?

    Aprecio tanto descobrir soluções que, nas minhas horas vagas, meu divertimento é ser voluntário em projetos sociais. Faço isso sem nenhum esforço ou abnegação. É puro prazer.
    As palavras acima são do Ilustre professor e jornalista Gilberto Dimenstein, ao qual peço vênia e as faço minhas.
    Antonio Leal Dutra
    Procurador do Povo.

    ResponderExcluir
  17. Cuidado pessoal hoje é o dia da MENTIRA!!!

    ResponderExcluir
  18. JA ESTA MARCADO PARA O DIA 26 DE ABRIL PARA A REABERTURA DA TARZA, COM A VISITA DO EXCELENTISSIMO SENHOR PRESIDENTE LUIS INACIO LULA DA SILVA, .... COMO SERIA MUITO BOM SER VERDADE ... PENA QUE HJ E PRIMEIRO DE ABRIL....

    ResponderExcluir
  19. Anônimo disse....

    Banco é coisa de agiota, sobrevive de emprestar dinheiro e não empresta sem garantias reais, então pergunto eu: Quem vai dar as garantias para obter o empréstimo de R$6.000.000,00? Torço para Tarza voltar a funcionar, mas com esses pés rapados do PT à frente sei não!

    ResponderExcluir
  20. Lendo aqui estes comentários chego a conclusão que o leal está certo, “nós povo” somos cordeiros a caminho do abate e com todo bom rebanho precisamos de um guia para que aceitemos tudo com cordialidade e sem questionamentos, assim toda vez que ousarmos levantar a voz receberemos um BERRO do leal mandando “nós povo” nos recolhermos a nossa insignificancia e voltarmos para a fila do abate porque afinal este é o nosso destino.

    Quanto à Copertrim, como sinto orgulho destes guerreiros que não aceitam o cabestro dos “Homens bons de Raul Soares”, como diaria o hariovaldo.

    O estrago causado pelos erros politicos das ultimas decadas, só será reparado a longo prazo, para ter esperança de uma raul soares melhor é preciso ter paciencia, muita paciencia e ainda aturar o leal.

    ResponderExcluir
  21. Leal quem dera vc tivesse pelo menos um diploma igual ao do professor José Horta. Vc é um invejoso e fica com esse olhão gordo secando quem tem competência, pra ver se sobra pra vc.
    Se liga marmota!

    ResponderExcluir
  22. Ao anônimo das 17:30 horas:

    Não sou petista e não tenho opção partidária, eu penso que se todos nós, raul soarenses, estivermos juntos, empenhados, para o crescimento do município e pensarmos que poderemos alcançar muitos outros empreendimentos de geração de emprego e renda para o povo de nossa querida raul soares, melhoremos a condição de vida em nossa terra. Não podemos pensar pequeno igual a você, isto é um retrocesso para o desenvolvimento do município. Olha, pessoas simples e de famílias humildes, raulsoarenses, sempre existiram pensando no desenvolvimento do município, tais como:Dr. Manoel Máximo Barbosa,o Sr. Jaime Peixoto, Geraldo de Souza Lima, dentre muitos outros. Na vida todos temos o direito de sermos respeitados seja em qual meio estiver. Pela maneira que você refere-se aos PÉS RAPADOS DO PT, você tem é inveja desse pessoal que está tendo coragem, juntamente com outra parcela da sociedade raulsoarense, de lutar para o retorno deste empreendimento. Pare, Pense e atue formando um outro grupo que pense no crescimento do município.
    Pascoal quero parabenizá-lo pela manutenção de seu Blog e pela oportunidade de conhecermos mais os nossos irmãos e irmãs raulsoarenses que querem o avanço e o retrocesso do desenvolvimento de RAUL SOARES.

    ResponderExcluir
  23. Estou torcendo e pedindo a DEUS que a Tarza volte a funcionar o mais rápido possivel,e que os bons de coração continuem com pensamento positivo, e tudo dará certo tenho certeza.
    O importante que é para o bem de toda a população. Parabéns José Horta, Ramiro....Se DEUS quizer breve teremos inauguração e tenho certeza que ele quer.....é só confiar e aguardar, ELE tem poder.

    ResponderExcluir
  24. Ao anônimo 19:51

    Me aponta algum "Banco" que empresta dinheiro sem garantias? Se estes petistas conseguirem arrancar R$ 6.000.000,00 do BNDS vou bater palmas e acreditar que no PT só tem artista.

    ResponderExcluir
  25. De acordo com o HOMÔNIMO das 15:08, concordo. Do BNDS nunca, jamais, os PETISTAS e pessoas de bem irão conseguir arrancar empréstimos nenhum deste banco, pois ele não existe.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo com nome de - data e hora - é a nova invenção da net??? sugiro à todos que adotem um psudônimo para assinar seus comentários, assim o debate ficará mais interessante para nós leitores localizarmos a coordenada geográfica precisa dos comentados.
    Na escola e no serviço militar me deram um número, aqui não quero ser hora nem data.

    Froidin Pensador.

    ResponderExcluir
  27. Este que se intitula Procurador do Povo, merece o respeito de Napoleão, lembra como Napoleão perdeu a guerra, é isto que o camarada merece.
    Desejo tudo de bom para os incentivadores do Projeto Tarza, e que Raul Soares continue ganhando novas industrias com o grande apoio do nosso maior vereador deste pleito Sr. Ramiro Grossi.

    ResponderExcluir
  28. Calma meu amigo, as eleições são daqui a dois anos e meio ainda e se apoio de vereador valesse alguma coisa raul soares estava cheio de indústrias.

    ResponderExcluir
  29. E SE OS VEREADORES CUMPRISSEM O QUE É DE OBRIGAÇÃO DELES CUMPRIREM RAUL SOARES JÁ AGRADECERIA E MUITO........CADÊ AS PRESTAÇÕES DE CONTAS DO EXECUTIVO??????????

    ResponderExcluir
  30. pascol e amigos do blog eu acho que se a tarza voltar a funcionar vai ser uma pequena empresa mas nunca chegar perto da antiga tarza com seus mais de 500 funcionarios devido as dificuldades ambientais e maquinario totalmente obsoleto.esta e minha opiniao prefiro assinar como anonimo pois tem gente penssando grande demais.

    ResponderExcluir
  31. Você está dizendo uma coisa que não é verdade anônimo das 20:49!!!!!!!
    Fique você sabendo que as ferramentas TARZA são de ótima qualidade e o maquinário que lá está é o que as produz,fique certo disso!!!!!Você tem o direito de pensar como quiser,mas pense pra cima,porque este seu desânimo pode não ser útil nem pra Tarza e nem para a sua vida de um modo geral,até porque dizem que volta pra gente o que desejamos pros outros,né........

    ResponderExcluir
  32. caro anonimo das23.21 o maquinario da tarza esta parado estragando pelo nao uso e continuo afirmando sobre as leis anbientais sobre o local de funcionamento da fabrica. nunca falei que as ferramentas da tarza nao sao de qualidade; mas os tempos sao outros e tudo muda.......

    ResponderExcluir
  33. Na vida é melhor pensar e ter um objetivo, mesmo que seja pequeno, do que não ter nenhum e ficar com inveja das pessoas que almejam algo que seja de grande valia para todos.
    O que é melhor para você (20:00 horas)?
    É ter uma pequena empresa gerando empregos, ou ficar no saudosismo dizendo : AQUI JÀ TRABALHARAM MAIS DE 500 FUNCIONÀRIOS.

    ResponderExcluir
  34. Desculpem desordenei os anônimos, não é o das 20:00 horas, estava referindo ao das 20:49 horas.
    OBRIDAD@.

    ResponderExcluir
  35. Adotem um pseudônimo para o debate melhorar...

    ResponderExcluir
  36. eu fico com peninha desse povo batendo boca por uma causa perdida ...

    ResponderExcluir
  37. chega de inrolaçao...acredita em contos de fadas?é la que que vivem os politicos onesto e verdadeiro e.naum desanime a tarza um dia vai funcionar pois a espera e a ultima que morre...e tambem a ultima que sobrevive!!!kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.