terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

TJMG suspende lei que alterava uso do espaço público em Raul Soares


Colocação de mesas e cadeiras nas calçadas continua suspensa

Apesar da nota divulgada no Blog do Júlio Nesce, comemorando a volta das mesas e cadeiras às ruas e calçadas de Raul Soares, a decisão contida no site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, diz justamente o contrário.

De acordo com a súmula do Tribunal, o Prefeito de Raul Soares apresentou uma representação, visando à declaração de inconstitucionalidade dos artigos 170, 172 e 180 da Lei Municipal nº 2099, de 21.09.2009, que altera o Código de Postura do Município de Raul Soares.

Sustenta o Executivo que os dispositivos impugnados violam os artigos 6º, 13, 165, parágrafo 1º, 166, V, 170, VI e 173, caput e parágrafo 1º, todos da Constituição do Estado, à medida que o Poder Legislativo aprovou e promulgou norma que envolve interesses da Administração Pública, de uso de bem público, cuja iniciativa é privativa do Executivo.

No entender do Tribunal, os fundamentos do pedido são relevantes. A lei impugnada na forma em que iniciado o processo legislativo, sugere intervenção na autonomia administrativa atribuída ao Poder Executivo, uma vez que estabelece critérios de regulação de uso de bem público, cujo ato é inerente à competência da Administração Municipal.

Posto isso, de acordo com a decisão do TJMG, a Lei 2.099, de 21.09.2009, mesmo com o parecer favorável dos advogados da Câmara e aprovação dos vereadores, que pretendia regulamentar e definir o uso do espaço público, foi suspensa, ou seja, perdeu a sua validade no entender do Tribunal, até a decisão de mérito.

A notícia e os documentos comprobatórios sobre essa decisão do Tribunal foram uma colaboração do ex-assessor municipal Antônio Leal, que na época representava o Executivo e conduzia os trabalhos sobre esse assunto. Segundo ele, "suspendeu-se os efeitos daquela ingerência e mostra o quanto estávamos cobertos de razão na questão ali açoitada. Portanto, nada por nada. Calçada pertence ao pedestre".

Segundo Leal, outros, mais afoitos e sempre prontos para criar a polêmica desnecessária, já incitavam para a interpretação errônea ou dúbia dos fatos.

Portanto, mesas e cadeiras nas calçadas continuam suspensas e a utilização do espaço público só com a autorização expressa do Executivo Municipal.

12 comentários:

  1. Prezado Pascoal;
    Amanhã provavelmente estarei fazendo uso da Tribuna da Câmara Municipal para estes e outros esclarecimentos inclusive.
    Na pauta: Mesas/cadeiras; Canil; Matadouro Municipal e Lixão.
    Atenciosamente;
    Antonio Leal Dutra.

    ResponderExcluir
  2. É Ramiro voce ficou só no blá blá .Ainda induziu seus colegas ao erro.Como vai ficar os advogados da camara nessa,será que nao sabia que estava errado, ou foi maria vai com as outras.

    ResponderExcluir
  3. enquanto a cidade esta nesta briga a noite do raulsoarense acabou.

    ResponderExcluir
  4. Será que nem no Carnaval teremos mesas/cadeiras nos espaços públicos???

    ResponderExcluir
  5. É sapão sua alegria vai durar pouco muito pouco......

    ResponderExcluir
  6. A caravana passa e os cães ladram...

    ResponderExcluir
  7. E ai cambada amanhã todo mundo na camara municipal, o DR. Antonio Leal vai cobrir o pau nos vereadores.Espero que o Dr. meta o pau tamem no Prefeito,no veterinario,no Ramiro,no Clone de japones,no Kinka da Joana, no Eimard,no padeiro dono da matadouro,no boi que morreu de cancer,no pessoal que fuma crak no antigo parquinho,nos condutores de veiculos motorizados ou não, nos cortadores de arvores e que sobre tamem para os que esqueci.

    ResponderExcluir
  8. Na farmacia do Zé Horta já tem bebidas e tira gosto p vender amanhã na hora de reunião da camara,fiquei sabendo tambem que terá transmissão ao vivo pela tv alterosa, vamos participar não podemos nos ausentar deste grande evento.Povo de RAul Soares é chegada a hora de dar um basta a tanta sacanagem,VAMOS INVADIR A CAMARA MUNICIPAL(no bom sentido logico).

    ResponderExcluir
  9. Volta Leal, por faaaaaaaaaaaaaavooooooooooor
    lá é o seu lugar, tu tem pulso firme camarada

    ResponderExcluir
  10. Esta luta para não deixarem colocar as mesas nas calçadas é a maior burrice destes babacas,politicamente então,é dar o doce para o oposição,porque o povo tá com raiva disso,era uns dos poucos lazeres que as pessoas tinham aí em Raul Soares.Mesmo quem é contra,como o caro Pascoal,há de adimitir que deveria haver um meio termo,né!

    ResponderExcluir
  11. È por tudo isso que desanimo de investír em Raul Soares, a cidade está igual a um picadeiro, e cada cidadão um palhaço, e outros sendo bobo da côrte, só ficam patinando evitando o crescimento, eu estou com certeza fora e vou continuar investindo em polos com cultura e economia dinamizada. Tenho acompanhado e percebo que Raul Soares está perdendo muito, tem que mudar a panela, e os que ficam cozinhando, estão igual galinha só ciscando todo dia, em vêz de tomar atitudes que direcionam para algum objetivo comum, que é a satisfação de toda comunidade, tudo que está acontecendo é uma vergonha sem tamanho!
    Paulo Antônio Duarte.

    ResponderExcluir
  12. O BEM COMUM PARA TODOS OS RAULSOARENSES PASSA LONGE DEVIDO A POLITICAGEM.ESTAO ACABANDO COM RAUL
    BENEFICIOS DE UNS E OS OUTROS QUE SE DANEM

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.