domingo, 7 de fevereiro de 2010

Em Raul Soares, nem os animais estão aguentando o calor este ano


O calor continua infernal aqui em Raul Soares. Este ano os termômetros estão marcando um pouco mais e já tem gente que não sabe mais o que fazer. Quem antes não gostava, agora não sai mais debaixo de uma ducha fria. Sorvete, refrigerante e qualquer coisa gelada dá um alívio temporário, mas ajuda. Alguns, com a desculpa de tirar um extrato, ficam horas nos terminais dos  Bancos só para se aproveitarem daquele friozinho do ar condicionado. Mas, tem gente mais extremada que já prefere tomar uma cachaça, com a desculpa de espantar esse calor. Dizem que o que espanta frio, espanta calor! Eta desculpa mais sem vergonha!

Enquanto isso, os predadores continuam cortando todas as árvores do centro e, o que é pior, sem a contrapartida de plantar outras para suprir a falta daquelas que eram ótimas para refrigerar esse centro, que a cada dia mais parece uma panela de pressão.

Pensando bem, deveria haver um castigo para essas pessoas que maltratam a natureza: para cada árvore cortada, deveria ser tirado um ano de vida de existência de quem pediu e de quem autorizou esses cortes. Mas, aí a pena ficaria muito pesada, pois, por esse critério, tem gente aí que já estaria na outra há muito tempo.

O calor anda tão escaldante que nem os animais, tão acostumados às intempéries, estão suportando. Como as pastagens estão secas e sol castigando cada vez mais, eles preferem mesmo é se agasalharem à sombra de uma frondosa árvore. Se bem que uma delas, na foto, parece até que não resistiu e também deitou-se ao lado deles.

O negócio é apelar para a reza e clamar por São Pedro, para ver se ele tem um pouco de compaixão de nós raul-soarenses e mande um pouquinho de chuva. Só um pouco, para refrescar. Muita não, senão pode causar problemas. Ainda mais agora que o carnaval está chegando, o melhor mesmo talvez fosse nem pedir. Pode acontecer de ele mandar a chuva toda de uma vez só e justamente nos dias de folia e aí ele vai acabar é estragando tudo.

É, São Pedro. Vamos deixar isso pra lá. Deixa do jeito que está. Depois do carnaval a gente conversa.

17 comentários:

  1. Voês já reparam que só aqui em raul soares que não chove... chove ate capitão martins mas não chove aqui dentro da cidade... o que será...

    ResponderExcluir
  2. Deve ser Deus mostrando as estes "cabeças de mandí" que não se pode desrespeitar a natureza assim como eles estão fazendo.Ele só pensam em dinheiro,só que dinheiro ganhado da forma que eles estão ganhando é um dinheiro maldito,que vai servir só pra pagar tristezas e prejuízos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tem que ser muito burro quem continua cortando árvores, será não ver isso não?

    ResponderExcluir
  4. Tem uma lei muito séria que proibe estes "delitos" contra o meio ambiente e se enquadra em CRIME AMBIENTAL mas,estes caras,não sei o que acontece com o judiciário que nada pega eles......

    ResponderExcluir
  5. O maior problema é que tem um "engenheiro agrônomo", em vez de um "florestal", nesse IEF, que libera qualquer corte sem exigir uma contrapartida. Engenheiro agrônomo gosta é de cortar mesmo. Tem que colocar a pessoa certa, no lugar certo. Do jeito que está, isso não vai consertar nunca!

    ResponderExcluir
  6. A natureza está dando o sinal,mas burro véio só tem visão nos limites da vizeira..........

    ResponderExcluir
  7. As árvores naquele lugar da praça do Parquinho estavam servindo de mictório, tráfico e lugar de queimar drogas. Agora ainda falta tirar de lá o mal cheiro do churrasco do Paulo Mendes. Cadê a vigilância sanitária? Ou será que deveremos denunciar ao Ministério Público ?

    ResponderExcluir
  8. Então, anônimo das 07:43, para acabar com o uso e o tráfico de drogas é só cortar as árvores!
    Por que ele não plantou outras para reparar o estrago? Soluções mirabolantes não irão resolver o problema.
    O que está faltando nesta administração é competência, bom senso e transparência no uso dos recursos públicos.

    ResponderExcluir
  9. Ei anônimo aí de cima, desde quando cortando árvores se consegue eliminar drogas? Se assim fosse, pelo tanto de árvores cortadas em Raul Soares, não deveria mais ter usuário de droga por aqui. Isto é piada ou é desculpa esfarrapada mesmo, para quem não tem justificativa para estas ações predatórias? Não seria mais lógico criar programas sociais e aumentar o policiamento do local?

    ResponderExcluir
  10. Quanto ao que dizem sobre o Engenheiro Agrônomo do IEF não vejo problema em sua formação, visto que quem determina se pode ou não cortar não é ele, o veredito não está em suas mãos. Todo e qualquer processo segue até os núcleos regionais onde se decide baseado na legislação vigente. O Sr José Geraldo apenas segue conforme manda o protocolo do IEF, sendo assim aqui ou em outro qualquer lugar o processo é o mesmo, e não vejo a necessidade de o mesmo ser trocado por engenheiro florestal ou outro profissional, pois a prática de anos de serviço do mesmo permite a ele exercer com competencia sua função.

    ResponderExcluir
  11. Ao anonimo das 11:10
    Ao contrário do que você afirma, o veredito está em suas mãos sim, pois tenho documentos que comprovam o que estou dizendo (autorização para corte de árvore).
    Não acredito que o sr. José Geraldo baseie suas autorizações na legislação vigente, pois de acordo com a lei quem cortar uma árvore sem essa bendita autorização é multado e pode ir até preso.
    E adianto a você que duvido que essa regional tenha conhecimento das barbaridades que andam acontecendo por aqui.

    ResponderExcluir
  12. Então estão cortando as árvores para acabar com o consumo e o tráfico de drogas????
    Vai ver aquilo lá eram pés de droga e eu nunca podia imaginar,QUE DEVANEIO,será que ainda tem alguém que acredita nas balelas destes crápulas????
    E se o engenheiro assina como responsável,como é que outro pode ser o responsável????????È BRINCADEIRA a forma que eles pensam que as pessoas são burras,É BRINCADEIRA,VIU!!!!!!!!
    E se lá está sendo usado de banheiro,é porque durante a noite,mesmo tendo ronda ,o banheiro público disponível(o da rodoviária)fica trancado!!!!!!!!
    Nada disso é motivo para cortarem as árvores de nossa cidade e não plantarem ou colocarem outras no lugar(porque hoje em dia já se encontra árvores adultas para plantar).E eles precisam entender que se para nossas vontades e necessidades eles estão pouco se importando,para as leis e a justiça,uma hora destas,eles serão apanhados e terão que responder por seus delitos!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo das 12:10 você mostra que não conhece nem um pouco de legislação ambiental, muito menos das portarias que existem hoje e regulam corte de árvores em áreas públicas e urbanas. Para tudo hoje existe uma norma que regulamenta. No que se refere a área rural é que as coisas tomam outros rumos a legislação é mais rigorosa. E todo documento expedido dentro do IEF para se ter validade passa por um processo de controle e de conhecimento dos núcleos operacionais. O que tem que mudar não é o funcionário que está ali apenas cumprindo seu dever de empregado do estado mas o que tem de mudar é todo código florestal brasileiro que está cheio de remendos e é estes que acabam por permitir este desmatamento desordenado e demais ações sem controle.

    ResponderExcluir
  14. O QUE TEM QUE MUDAR É A MENTALIDADE DESTES IMBECIS PREDADORES QUE SÓ SABEM DESTRUIR O QUE OS OUTROS FIZERAM,ESTES IGNORANTES!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Raul Soares é um grande circo encravado nas montanhas, tem palhaços para todo lado, o ingresso é livre e sem censura, vou ficar aqui em Vermelho Novo, pelo menos o circo ficou por aí.

    ResponderExcluir
  16. Eu também acho que o IEF não tá nem ai pelos cortes de árvores,aposto que não repõe,outra coisa que me faz raiva´,é que meus vizinhos cortaram suas árvores e quando o sol tá rachando, eles colocam os carros deles na minha sombra e o meu carro fica no sol.
    Se for pra cortar árvores por causa de viciados em droga,a Amazônica não dura uma semana.

    ResponderExcluir
  17. Vamos todos para o Banco, entendeu senhores governantes, coloque ventiladores nas ruas e duchas para refrigeração do povo da nossa cidade.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.