Em resposta à denuncia feita por este blog em matéria "População raul-soarense pode estar consumindo carne contaminada", o Médico Veterinário Péricles Torres Olimpio, responsável pela fiscalização do matadouro municipal de Raul Soares, em nota ao blog, esclarece a população sobre o ocorrido, salientando que todas as medidas de praxe foram tomadas e que o epsódio ocorrido no dia 23 deste mês foi uma exceção e que, logo após a ocorrência, todas as medidas foram tomadas para segurança da população.
Segundo Péricles, não há motivo para preocupação, pois, "como médico veterinário e consumidor, posso afirmar que somos privilegiados em termos em nossa cidade um matadouro onde concentramos nossas matanças e conhecemos sim o que comemos com o maior prazer e orgulho de ser raul-soarense".
Leia a Nota de Esclarecimento na íntegra:
(Clique na imagem abaixo para ampliar o texto)
(Clique na imagem para ampliar)
Ai que nôjo,agora paro de comer carne de vez!!!
ResponderExcluirContrôle de qualidade, é impossível com a estrutura atual, tem que repensar todo o projeto para dar confiabilidade e garantia das condições saudáveis do animal abatido, fico constrangido em tampar o sol com a peneira esclarecendo e assumindo que o problema existe e sem atitudes reais. continuaremos expostos a consumír produtos contaminados e sem dúvida nenhuma, nos afetará. A minha sugestão é rever todo o processo e condições operacionais para posteriormente fazer um esclarecimento, foi ridículo e constrangedor a forma esclarecida pelo nosso conterrãneo, sem nenhum fundamento técnico racional, faltou mais embasamento técnico e administrativo, o caso continua sério e tem que ser esclarecido com soluções definitivas imediatamente.
ResponderExcluirChocante demais,nunca pensei que os critérios para abate e consumo fossem assim.Meu estômago está embrulhando,"que nôjo mesmo"como bem disse a Ana Paula lá em cima!!!ÉCA!!!
ResponderExcluirPascoal,Pascoal,olha o esclarecimento do cara e olha do que ele ainda tem orgulho???
ResponderExcluir"MEU DEUS,ONDE ESTÁS QUE NÃO ME ESCUTAS???"
Que que é isso Sr. veterinário, pode voltar pra escola, ou escolher outra vocação, voce não sabe nada, vou denunciar seu esclarecimento juntamente ao orgão competente, e vou acompanhar todo processo judicial.
ResponderExcluirCRMV 5707, vai ser feito auditoria, e todos serão informados em breve.
ResponderExcluirCódigo de Defesa do Consumidor, como não poderia ser diferente, estatui, no artigo 6º, I, serem “direitos básicos do consumidor a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos”.
ResponderExcluirInfelizmente lamentável. Valeu a intenção mas, uma parecer técnico, embasado nas normas estabelecidas pela anvisa, relatados em um texto formal, seria o ideal.
Apelar para o orgulho, de ser raulsoarense ou filho da terra, não dá.
O importante é o profissionalismo,.
Isso quer dizer, que mesmo o boi doente é abatido.
ResponderExcluirtemos que confiar é nos acougueiros ,matadouro não confio mais.
Por min pode matar boi e porco no mato,que tá do mesmo jeito.
Achei boa a explicação do médico veterinário, apesar de infeliz. Se antes eu tinha as minhas dúvidas, pelo menos agora eu tenho a certeza de que estou consumindo carne de rês doente. Um absurdo se considerarmos que temos um enorme rebanho de gado sadio na região e esses avarentos comerciantes vão abater justamente os doentes. Essa explicação de que se a parte doente (abscesso) e adjacências forem retiradas, as demais partes lavadas podem ser liberadas para comercialização pode até ser tecnicamente correta, mas é repugnante e eu, que já tinha minhas suspeitas, agora é que não me arrisco mesmo a comer carne de boi. E se levarmos em conta esse critério para avaliação de animais para abate, a carne de porco também fica sob suspeita.
ResponderExcluirInfelizmente não da mesmo para confiar nessa gente. O negócio é partir para a carne de frango ou de peixe, onde é mais fácil reconhecer se a carne é fresca, sadia e livre de tanto risco.
Eu comi um bifão, agora tô com vontade de vomitar!!!!!
ResponderExcluirSabe Pascoal, virei vegetariana
ResponderExcluirÉ Ana Paula, que nojo messssssssssssssssmo!
ResponderExcluirRui do jeep garantiu que o nosso matadouro é modêlo na região,pois lá mata boi boi doente e mistura com as outras carnes,aquele baú de entrega também da nojo.
ResponderExcluirSerá que se eu enfiar o dedo na garganta eu vomito a carne que eu comi hoje no almoço?
ResponderExcluirSe ele tem orgulho da família dele comer carne nestas condições,imagina com a família dos outros então???
ResponderExcluirO que mais me choca "nesta turma" é isto,eles fazem as coisas erradas e ainda assinam documento atestando os fatos,de tanta certeza que eles têm da impunidade!!!!!!
Cara mais porco sô e ainda tem a petulãncia de se vangloriar disso!!!
ResponderExcluirduvido que qualquer um desses anônimos parem de comer carne o que mata é esses demagogos querendo se passar por defensores da verdade e da justiça tenham dó bando (por falar em matatouro) URUBUS.
ResponderExcluirPois é, amigo Pascoal,o nível de diagnósticos de cancer em nossa cidade é altíssimo,tomara que não estejamos sendo contaminados em nossa corrente sanguínea por carne de animais doentes!
ResponderExcluirRaul Soares é terra de doido mesmo,
ResponderExcluirolha o depoimento que o cara dá e ainda assina
e ainda inflama pra dizer que sente orgulho de
ser Raulsoarense,se não for doido é abuzado demais!!!!!!!
Conheço o serviço do veterinário Péricles e sua total dedicação em sua profissão, confio plenamente nele e mesmo morando fora, continuo trazendo carne de Raul Soares.Concordo plenamente com a explicação dada pelo nosso excelente veterinário.
ResponderExcluirMudei de Raul Soares, e posso garantir a vcs que não encontrei veterinários competentes para cuidar de meus animais, qdo tenho duvidas ligo para ele.
Eu conheço sua competencia!
Agora falta o esclarecimento do chefe-geral do do matadouro Edinho Padeiro,ele que tem bons serviços prestados pela comunidade com a sua padaria.
ResponderExcluirEsse povo do muro das lamentaçaes , capaz está sem dinheiro pra comprar a carne , ficam fazendo esse aué ,esse procedimento do veterinario PERICLES TORRES, é usado nos figorificos , só montar uma comissão e visitar um desses friggorifico na regiao metropolitana de BH ,comprovando que seu procedimento está correto .parabens PERICLES TORRES .Perdoa a falta de conhecimento desse povo ,que nunca passou de Sao pedro dos ferros ou foi criado igual pintinho de granja dentro de apartamento.
ResponderExcluirEsse anonimo das 06:43 que está defendendo o Péricles com tanta ênfase, com essa historia de dizer que ele cuida de seus animais, com certeza deve estar no mínimo mandando boi doente para o abate também.
ResponderExcluirO lema dessa gente é "o dinheiro acima de tudo e o resto é que se dane"!
Para que preocupar com a saúde do povo raulsoarense se ele nem mora mais aqui?
GENTE me belixxxca,acho que ixxtou sonhando...ou xxera que o que acabei de ler foi verdade. Com xxerteza alem de consumir carne impropria, dve ter carne de boi roubado na parada vei. Doido pra carai, ixxto e um exxculaxxo,com povo de Raul...
ResponderExcluirOBS. TEM razao o RUI DO JEEP defender o matadouro de Raul,brasileiro tem memoria curta, o que ele fazia antes de virar puliticu...
O Q EU TIVE FOI SONHU NAU... TA SENDU PESADELUUUU
Guto Matheus
O que me espanta, e esse pessoal que nunca foi nada na vida ,duvidar da capacidade do PERICLES TORRES, uma pessoa capacitada e de uma familia que enche de orgulho nossa cidade da familia torres ser daqui, fica esse pessoal de um QI tamanho da cabeça de alfinete ,abrir a boca pra falar bobagens quanta falta de conhecimento.
ResponderExcluirPara o anônimo das 12:05:
ResponderExcluirPrimeiramente, como é que você tem certeza de que quem está questionando nunca foi nada na vida? E tem o QI do tamanho da cabeça de um alfinete? Muita pretensão a sua, não acha?
Outra coisa: sem querer desmerecer ninguém, não é só a família Torres que "se enche de orgulho". Todos os filhos de raul-soarenses que saem para estudar e aqui retornam exibindo um canudo, são motivo de orgulho para qualquer família raul-soarense.
De mais a mais, excluindo alguns excessos, ninguém aqui está dizendo bobagem e nem questionando a capacidade do Médico Veterinário Péricles Torres. Neste blog, que tem agido de forma isenta, diga-se de passagem, o que se questiona a priori nos comentários são os critérios que estão sendo adotados por este veterinário e outros que imprimem esse mesmo padrão que, segundo ele declarou, é o adotado pelos frigoríficos. A maioria que postou comentário aqui não aceitou esse critério, por achar isso alarmante, repugnante, ao ponto de provocar náuseas.
Não é só a população de Raul Soares que não sabia e duvido que a grande maioria dos brasileiros tenham conhecimento desse fato.
Tenho a mais absoluta certeza de que o dia em que todos souberem a respeito desses "critérios" utilizados para abate e comercialização, o consumidor de carne bovina pensará duas vezes antes de levar o produto para a sua mesa.
De qualquer forma, esse debate, mesmo que não consiga mudar alguma coisa, está servindo como alerta à população para que fique mais atenta e denuncie os abusos que venham a ocorrer, porque o consumidor tem todo o direito de exigir do bom e do melhor, pois está pagando, e caro, para poder se alimentar com alguma dignidade.
A turma que com certeza empurra boi doente na gente,vem nos chamar de ignorantes e o pior é que escrevem tudo errado,falam asneiras enormes e bom será se não são "criadores de gado sem procedência",porque é cara de pau demais.......
ResponderExcluirHEI CARA DAS 12:05,PARE DE VOMITAR ASNEIRAS SEU URUBU,TODO MUNDO SABE AQUI QUE VOCÊ ESTÁ MAMANDO MAIS QUE BIZERRO NOVO E QUE NÃO TEM UM PINGO DE RESPALDO PARA FALAR DE NINGUÉM!!!
ResponderExcluiragoar que descobriram que tinha carne contaminada em raul, isso é antigo e nunca irá se resolver
ResponderExcluirPascoal,faltam 2 anos para eu me aposentar e o meu grande sonho sempre foi que me mudaria para Raul Soares assim que saisse minha aposentadoria.Agora vendo a situação em que se encontra minha querida terra,fico pensando que este bando de malfeitores que tomaram a cidade estão deteriorando meu sonho também...
ResponderExcluirPascoal,quando leio ali ao lado em seu LIVE TRAFFIC FEED que tem alguém de Brasília lendo seu blog,fico aqui rezando para que seja alguém de influência e que possa ajudar o povo de Raul Soares!
ResponderExcluirMUITO CUIDADO COM O CHURRASCO MEU POVO.PORQUE COMER A CARNE MAL PASSADA O ESTRAGO EM SEU ORGANISMO SERÁ DOBRADO!
ResponderExcluirGente,se o animal está doente,precisa ser descartado imediatamente,não tem esta de cortar só a lesão,o tumor ou seja lá o que for,o animal estará contaminado e sua carne contaminando quem comer dela.Não existe isto de falar que todos os frigoríficos fazem isto,porque quem fizer estará fora da lei e sugeito a pagar muito caro por isto.Para isto existe a fiscalização!
ResponderExcluirPovo de Raul Soares minha amada terra, trabalhei na Sadia por 12 anos, e jamais foi abatido um animal com qualquer sintoma, esclareço que o veterinário Péricles está totalmente equivocado com sua declaração, jamais nós veterinários podemos proceder da forma que o caro colega se pronunciou, para toda situação tem um tratamento diferenciado, mas o limite existe para todos frigoríficos, e com certeza a prática do Matadouro Municipal com relação ao episódio está confrontando com nossas práticas e técnicas, simplesmente para o Sr. Péricles voce pode ser eliminado do CRMV, sua atuação não é pertinente, e estarei acompanhando todo o processo judicial. Raimundo Alvarenga, sou atual consultor de abates em frigoríficos.
ResponderExcluirEsse pessoal pode trabalhar no cemitério de coveiro, tem todo perfil.
ResponderExcluirTenho vergonha de ser Raulsoarense, devido ao povinho sem vergonha que se fixou neste ponto do planeta terra. Povo que não faz nada para melhorar sua qualidade de vida, quando voltam dos estudos em outras cidades conseguem melhores cargos e ficam a deriva quando se encontram numa situação desta, meus pais onde estiverem estarão sabendo que estou com muita vergonha de ser Raulsoarense.
ResponderExcluirPensando bem a atual gestão não inspira a menor confiança em nada,e procure saber o fornecedor desse gado,que tem algo de errado ai!
ResponderExcluirNão sou nascida em Raul Soares,mas gosto muito da cidade e de várias pessoas daí.
ResponderExcluirGostaria de pedir a todos os Raulsoarenses e simpatizantes espalhados pelo Brasil e até pelo mundo,que voltem suas atenções para esta terra adorável e que passa por momentos de tão tristes provações e maus tratos.Ajudem da forma que puderem ajudar e fiquem atentos para proteger de alguma forma este povo e esta terra que merecem nosso carinho e nosso apoio!A UNIÃO FAZ A FORÇA!
È desanimador, falar do assunto em questão, teremos que analisar todas causas, para evitar a repetição deste delito contra a saúde do município, é sabido que a pecuária precisa sobreviver, economicamente precisa de consumidôres dos produtos bovinos, portanto se não atuar agora com agilidade, poderemos caminhar para um desastre, atingindo todas classes consumidôras, vamos nos unír e levar esta matéria para os grandes jornais, e tentar soluções juntamente com o governo Federal.
ResponderExcluirChamem o "SÍNDICO"! Tim Maia? nãããooo...Antonio Leal.
ResponderExcluirPois eu aposto que se o Leal entrasse nesta luta,a batalha já estava ganha!!!Só que infelizmente,acho que ele está trabalhando pra eles,num serviço(por fora)com relação ao canil municipal!!!
ResponderExcluirSó falta daqui a pouco a gente ter notícia que aí em Raul Soares eles estão entregando carne no caminhão de lixo.Eu votei nesta cambada porque meu pai pediu,mas estou abismado com tudo isto e meu pai agora não quer nem falar neste assunto comigo,nunca mais acopanho a cabeça dele.É isto mesmo pai,eu já te falei isto né!
ResponderExcluirToninho.
Aguardo carne da Vaca Louca e do Boi Bandido, com maior prazer e orgulho de ser Raulsoarense!
ResponderExcluirPensei em passar o Carnaval em Raul Soares e levar daí carne no isopor para viagem. Depois dessa, nem Carnaval e nem carne...
ResponderExcluirHei Toninho aí de cima, o veículo que entrega a carne não fica muito longe de um caminhão de lixo mesmo não e tem mais,no matadouro não tem câmara frigorífica e detritos estão sendo jogados no rio matipó.Um caminhão baú com câmara frigorífica tinha que ser providenciado também,mas aqui em Raul fiscalização parece que não funciona,só funciona os poderes de "MISTER TUBARÃO" o imbatível advogado do diabo!!!
ResponderExcluirEste sangue ruim aí,é que patrocina a desgraça em nossa cidade,mas uma hora destas a vez dele há de chegar e os bandidos irão para a cadeia juntos com ele de preferencia!!!!!!
ResponderExcluirMeu EX- terminou comigo para ir passar o carnaval em Raul Soares,BEM FEITO agora vai ficar na rua escura,comendo carne estragada,sentado no chão da praça!kakakakakakaka
ResponderExcluirEi anonima de 02-02 de 20:02, fica assim não pode vir que nos comeremos frango e peixe lá no Bar do Torres, garanto que vc não sentirá falta dele.
ResponderExcluirTá todo mundo colocando o só o veterinário na degola,mas por trás disso tem o fornecedor do boi que tem muita influência na política de Raul,eles fazem o quer e fica por isso mesmo.
ResponderExcluirPrestem atenção Urubuzada!!
Pois é,todo mundo já sabe de quem é o boi,ops!!!sabe de quem é não, sabe quem levou o boi dizendo que era seu.....
ResponderExcluirAnônimo disse..........
ResponderExcluirOs vereadores deveriam trabalhar e fiscalizar mais. Tem uma informação circulando por aí é o famoso rumores da rua, dando conta que o veterinário Pericles não é o contratado da prefeitura para fiscalizar a sanidade dos animais de abate;O contratado seria sua esposa, que também é veterinária especializada em animais de pequeno porte, se for verdade deve ser por isso que surgiu o problema, ela não deve entender de animais de grande porte Acorda Vereadores! Senão o povo vai acordar vcs em 2012.
Pois é,anônimo das 15:51 - O que vemos é que houve mais uma ilegalidade para acobertar outras ilegalidades praticaDAS por eles e assim vai se desenrolando o novelo da impunidade,INFELIZMENTE.......
ResponderExcluirApesar de não morar em Raul Soares, eu gosto muito de ir aí passear. Gostaria de sugerir às pessoas da cidade que procurassem o Ministério Público e apresentarem o problema ao Promotor. Isto já é um caso de Saúde Pública.
ResponderExcluir