sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Hospital São Sebastião continua sem plantão em radiologia


Pela segunda vez testemunhei a ocorrência de um problema grave no Hospital São Sebastião de Raul Soares, que é a falta de um profissional qualificado em radiologia que permaneça de plantão para atender casos de emergência, como esse do acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (28).

Nas duas últimas vezes que visitei as vítimas de acidentes para a reportagem, coincidência ou não, deparei-me com essa falha, ou seja, o profissional nunca está lá nas emergências (que podem ocorrer a qualquer momento) e quando é localizado, só comparece se alguém se dispuser a buscá-lo para realizar o serviço.

Já era mais do que tempo de essa instituição ter resolvido esse problema crônico que tem incomodado bastante o cidadão raul-soarense, principalmente nesses casos de urgência, onde o desespero toma conta da família.

Por que não qualificaram, ainda, pelo menos uns três funcionários para esse setor tão importante na área da saúde? Qual é o problema? Se existe algum impedimento, por que a Direção desse hospital não abre o jogo? O povo tem o direito de saber.

E esse cidadão que está sendo negligenciado é o mesmo que tem socorrido essa instituição nos momentos de crise financeira, comparecendo em massa nos bingos promovidos pela casa, ou mesmo com doações espontâneas.

O raul-soarense nunca se furtou a ajudar uma entidade que ele sabe do valor que ela representa para todos, mas não com esse atendimento capenga e ancestral.

Urge que se tome uma decisão corajosa que talvez até aborreça a alguns setores privilegiados, mas extremamente necessária, para estancar esse absurdo, evitando que a população, que sempre foi parceira dessa Casa, fique refém de um único funcionário que, dentro dessa estrutura, aparenta ter o destino de infortunadas vidas em suas mãos.

Decidam, mas decidam com sabedoria.

O povo raul-soarense não merece ser tratado com tamanho descaso.

18 comentários:

  1. Oi Pascoal
    O assunto que vou falar não tem haver com o hospital, mas com a saúde em Raul Soares. Minha mãe de 81 anos está a 3 anos tentando fazer uma cirurgia de catarata. Ela já fez todos os procedimentos necessários .Vc imagina toda a dificuldade para conseguir realizar esses exames pelo SUS,qtas vezes ela teve que ir no PAM para conseguir esses exames e consultas. Enfim, agora eles estão exigindo que ela faça tudo novamente e disseram para ela que está tudo parado em relação a realização da cirurgia. Ela está perdendo a visão. Quem devo procurar para ajudar resolver esse problema? Se souber, agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Pascoal, sua reportagem pode não resolver a situação mas ao menos nos alenta um pouco pois esse problema é um tapa na cara de todos nós cidadãos. Que tal se vc através do seu blog conclamar algum vereador ou outra autoridade qualquer a nos socorrer e juntos fazermos uma manifestação pacifica e ordeira até que se mude essa situação que é uma ofensa a todos nós moradores de Raul Soares?

    ResponderExcluir
  3. No dia q os medicos de Raul Soares deixarem o Hospital nas mãos do poder executivo tudo vai melhorar, pois a igreja não tem mais condição de coordenar o hospital, e quem sabe assim não possa entrar mais medicos no hospital para cuidar melhor da gente em outras ares que precisamos.

    ResponderExcluir
  4. Esclareço ao anônimo das 13:45 que os médicos não dirigem o hospital, apenas trabalham lá. A igreja também não dirige. O pároco é apenas o provedor. Quem dirige o hospital é a sua diretoria, fiscalizada por um Conselho formado pelo provedor e um grupo de pessoas da sociedade. Se, por uma infelicidade nossa, esse hospital cair nas mãos do executivo municipal, aí é que vai pro buraco mais depressa.
    Para melhorar, é preciso que esse hospital seja administrado como uma empresa privada, com seriedade e competência, sem favorecimentos a nenhum grupo ou corporação.

    ResponderExcluir
  5. Deixa a administração do Hospital nas mãos do JAPONES...
    Guto Matheus.

    ResponderExcluir
  6. Mas se os próprios médicos de Raul Soares quando passam mal vão direto para outros hospitais...

    ResponderExcluir
  7. Pascoal pois é, o hospital de Raul Soares deveria ter um Tecnico sobre aviso de plantão ou um plantonista, eu so formado em tecnico em Radiologia e se quer consegui um estagio no hospital de Raul Soares tive que fazer o estagio em Mariana em uma clinica radiologica do meu professor, e estou a disposição do hospital se precisar de um tecnico só para o plantão, pois trabalho durante o dia. Mário Tiago funcionário do (Cartório do Afonso Pacheco)

    ResponderExcluir
  8. Ao anônimo das 9:22 hs. - o primeiro da lista -, procure o Ministério Público ou a defensoria pública e exija o direito dessa cidadã na Justiça.

    ResponderExcluir
  9. Deixa de cinismo anônimo das 13:45.O executivo deveria estar cumprindo seu papel e arcando com algumas despesas para o bom funcionamento do hospital.Se você pensa que tem burro aqui,você está muito enganado,a tapeação de vocês não convence a mais ninguém,porque as pessoas infelizmente estão sofrendo na carne.Os que ficam aí tentando "embrulhar" as pessoas são os mamadores de plantão com medo de perder a têta de ouro!

    ResponderExcluir
  10. O primeiro anônimo que manifestou estar precisando de cirurgia de catarata para sua mãe pode ter seu caso resolvido, pois tenho como ajudar. Comunique-se com o Pascoal, através de seu e-mail, identificando-se do assunto catarata que tenho como encaminhar a sua mãe à cirurgia sem custos e melhorar a qualidade de vida dela... Conte comigo, não é trote...

    ResponderExcluir
  11. Que seja bem entendido o que vou dizer, mas a verdade é em muitos casos o povo é convocado por meio de bingos e outros pidanças a tapar buracos de administrações ineficientes e que não retornam à população o bom atendimento que ela merece. Até quando o povo vai tapar buracos? Acho que ´e preciso dar um basta nisso. É preciso que apareça mais pessoas como o Pascoal e denunciem de forma responsável essas mazelas que acometem Raul Soares. Afinal seus habitantes pagam impostos em dia como qualquer outra cidade. Então que este seja revertido ao que tem que ser: Melhorias do bem-estar da população.

    ResponderExcluir
  12. O problema é que pessoas despreparadas pegam as funções e não sabem nem o que elas significam.O cara consegue o cargo de chefe e começa a achar que é dono e patrão de todo mundo e tudo que encaminha aos outros pensa que é esmola.Se esquece que é só um empregado e que o patrão é exatamente o que ele tenta fazer de seu empregado.Depois que perde o cargo,porque perde,aí é que ele percebe que não vale quase nada!

    ResponderExcluir
  13. Olhem como a boa vontade e o espirito de solidariedade funciona parece que o problema da senhora acima foi resolvido.Não sei se o anonimo 29-01 de 17:35 é algum politico ou médico o certo que resolveu se um grande problema. Parabens Paschoal, parabens sr Anonimo, espero que os parentes dessa senhora nos mantenha informado do resultado final do seu caso. O que falta nesta cidade é força de vontade.

    ResponderExcluir
  14. Bacana demais ter aparecido alguém para ajudar a senhora
    que pediu ajuda lá em cima e parabéns a você também Pascoal,por estar tornando este tipo de solidariedade possível!!! Tomara que a moda pegue,né!!!Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Ei Pascoal,
    se eu passar mal
    vou para Portugal!

    ResponderExcluir
  16. Não passa mal não, tá proibido!

    ResponderExcluir
  17. Na minha opinião o MAIOR CANCER desta cidade, é um político poderozão que apareceu aí,trazido não sei por quem e que consegue acobertar todas as falcatruas que estes cachorros fazem,e é por isto que eles agem tão àvontade e é por isto que nossa cidade está ficando deste jeito,porque eles sabem que têm as costas quentes e que chegando grana neste "tubarão" não há crime que ele não acoberte.

    ResponderExcluir
  18. moro em Ipatinga, e acompanho seu jornal pois tenho uma ligação estreita com Raul Soares devido a "parentada". A saúde no Brasil é um problema crônico. Poucos são os países ditos "emergentes", em que o Brasil supera a qualidade da saúde, e até mesmo uns países ditos "miseráveis" superam o Brasil nesta questão . Senhor Pascoal, me desculpe a forma radical, mas o Brasil não mudará enquanto não fizermos uma revolução socialista. Claro, não o socialismo puro, com intolerância e fechamento total, mas com uma dose imensa de "atenção ao povo". Senhoor pascoal. uma país chamado CUBA, embora seja socialista, tem índices na área da saúde (não só saúde mas educação, transporte, habitação, etc...) reconhecidos até mesmo pela ONU, instituição puramente capitalista. Em CUBA, quando o indivíduo se casa, GANHA UMA CASA DO GOVERNO... Isso aqui no Brasil é utopia... Aqui é a caixa econômica enganando o povo com crédito facilitado , mas com juros exorbitantes lá na frente... De que adianta abrir a boca pra falar que o poís melhorou.. MELHOROU O QUÊ?? MELHOROU PRA VOCÊ POR ACASO?? PRA MIM NÃO MELHOROU NADA... o PRE-SAL ESTÁ AÍ.. AS RIQUEZAS VEM AÍ.. VEM AÍ PRA QUEM?? APENAS PARA UMA MEIA DÚZIA DE BANQUEIROS ENQUANTO O POVO CONTINUA NA MESMA... Senhor Pascoal , idéias são ideáis, mas eu sou absolutamente de esquerda. E para o povo ganhar realmente com tudo o que um país produz de riqueza, só com o solcialismo

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.