segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Polícia de Vermelho Novo recupera gado furtado e autores são autuados


Segundo a Polícia, muita gente chega a pensar que o furto de gado é uma modalidade criminosa antiga e sem solução, pois muitas cidades na região ainda são atingidas por este tipo de delito, que não é fácil de ser combatido, principalmente pelo grande numero de receptadores, como também pela dificuldade de se manter um rigoroso sistema de controle e fiscalização das carnes enviadas para os açougues.

A Polícia Militar, no entanto, está sempre ao encalço desses criminosos, realizando operações e diversas atividades para coibir este crime, inclusive com o apoio da Polícia Civil.

Os municípios de Vermelho Novo e Raul Soares, têm sido muito atingidos com frequência por essa ação delituosa e muitos proprietários rurais vêm sofrendo com isso.

Em Vermelho Novo, o Comandante do Destacamento PM da cidade, Cabo Luciano Fernandes Breder, com o apoio de toda sua equipe de policiais militares, frequentemente realiza um trabalho para coibir essa prática delituosa, utilizando o patrulhamento preventivo rural, inclusive no período nuturno, para auxiliar na prevenção. Também é utilizado o programa Informativo PM, que vai ao ar todas as quintas-feiras pela radio Integração FM, para dar dicas de segurança e também solicitar auxilio da comunidade para denunciar esses criminosos.


Felizmente essas ações preventivas funcionaram e com o apoio dos moradores da região, neste sábado, uma denúncia auxiliou de forma fundamental na resolução do seguinte relato:
No dia 28/11/2009 a PM de Vermelho Novo foi procurada por Sebastião Antunes Lopes, o qual relatou que pela manhã, ao se deslocar até sua propriedade rural para verificar sua criação de gado, deu por falta de quatro novilhas, duas vacas e um boi, totalizando sete cabeças de gado. Segundo ele, populares do local afirmaram ter visto dois indivíduos: um, montado um em um animal (cavalo ou égua) de cor branca e, o outro, em um burro, e ambos usavam boné para cobrir o rosto. Diante desta situação, Geraldo, a segunda vítima, passou a seguir os rastros deixados pelos animais, chegando até o Córrego dos Rodrigues, local onde os PM se juntaram às vítimas e continuaram seguindo os rastros dos animais.

O comprometimento dos policiais empenhados na ocorrência foi essencial, pois foi percorrido aproximadamente 20 Km, seguindo pistas, até chegarem ao Córrego dos Gardino, Zona Rural de Raul Soares, onde, através de uma denuncia anônima, os Poliiciais conseguiram informações dando conta de que o gado furtado poderia estar escondido naquele mesmo córrego, em um terreno próximo a uma mata. Referido terreno pertenceria a Agnaldo e a Elton do Xisto, ambos envolvidos em várias ocorrências policiais, como suspeitos da participação em vários furtos de gado na região. Face aos fatos expostos, os policiais se deslocaram até o referido local e em um pasto, escondido por de trás de uma mata eles realmente encontraram seis cabeças de gado, de propriedade da vítima, faltando apenas uma vaca de cor preta e branca. Os animais foram encontrados espalhados nos terrenos sobre a responsabilidade de Elton do Xisto, Agnaldo e também no terreno de Jorge Henrique da Silva, Tio de Agnaldo. A vítima ainda vasculhou os terrenos para retirar seu gado daquele local e verificou que havia uma porteira aberta interligando os terrenos. Posteriormente os Policiais Militares localizaram Elton do Xisto e Henrique da Silva, contudo, Agnaldo apesar de residir próximo ao local, não foi encontrado e provavelmente se escondeu após ter percebido a movimentação de viaturas na localidade. O gado foi recolhido e embarcado em um caminhão de propriedade da vítima, para retornar para a propriedade da mesma. Os autores localizados, proprietários dos terrenos onde o gado foi encontrado, foram presos em flagrante e conduzidos até a Depol de Raul Soares onde foram autuados pelo crime de receptação, sendo recolhidos à cadeia pública.

OBS: logo após o encerramento do BO a vítima encontrou a vaca que faltava, a qual, no caminho, provavelmente se extraviou das outras cabeças.

Fonte: Cabo Luciano Breder / Polícia Militar de Vermelho Novo


4 comentários:

  1. Que graçinha a delegacia de Vermelho Novo,tá vendo gente,quando o governante quer ele faz mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A "gracinha" da foto é o quartel da pm e não "delegâcia", o nosso aqui de Raul Soares tbm é muito "gracinha"

    ResponderExcluir
  3. Olavo Bilac disse: "A pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto dos aparelhos econômicos e políticos:
    é o idioma criado ou herdado pelo povo."
    Vaidades não nos leva a lugar algum. O certo é que a PMMG faz diferença, aqui ou em outro lugar. Uma instituição bicentenária 24 horas em defesa da vida. Portanto, vamos colaborar com a justiça e denunciar quando possível, assim já estaremos preservando o bem mais precioso: "A Vida"

    ResponderExcluir
  4. Parabens a PM de vermelho novo,esses ladrões merecem apodrecer na cadeia,eles acham q os verdadeiros donos dos gados ganharam os animais,e assim podendo usufruir de bens alheios..
    Falta de vergonha e serviço para eles

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.