domingo, 15 de novembro de 2009
Noblat: PSDB age para explorar apagão em 2010
Divididos, tucanos ainda discutem incluir caso em inserções de TV, mas Planalto aposta que vão manter o tema aceso
De Clarissa Oliveira e Julia Duailibi:
O apagão que deixou 18 Estados sem energia elétrica na terça-feira passada trouxe um elemento novo para o debate eleitoral de 2010 e deflagrou no PSDB e PT uma corrida para traçar as respectivas estratégias de ataque e defesa. Nos dias que sucederam ao blecaute nas áreas abastecidas pela usina de Itaipu, os partidos encomendaram pesquisas, iniciaram levantamentos sobre os investimentos e deficiências na rede e até começaram a debater a transformação do episódio em tema para a propaganda partidária.
Na sexta-feira, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumia a linha de frente de um plano para esvaziar o debate sobre o blecaute, o PSDB discutia discretamente a exploração das inserções da sigla no rádio e na TV, que vão ao ar a partir de terça-feira.
O programa - que antes do apagão focava os presidenciáveis do partido, os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves - está a cabo do marqueteiro mineiro Eduardo Guedes, que já havia praticamente concluído o primeiro filme.
No PSDB, há divergências sobre a forma de explorar o episódio - no governo Fernando Henrique Cardoso, o País passou não só por dois apagões, em 1999 e 2001, como sofreu racionamento de energia. Setores da sigla - principalmente os ligados a Serra e Aécio - defendem ponderação na discussão. Outros avaliam que é um prato cheio para desmontar a fama de boa administradora que o PT tenta colar em sua pré-candidata ao Planalto, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Leia mais em: PSDB age para explorar apagão em 2010; PT tenta enterrar assunto já
Fonte: Blog do Noblat
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