domingo, 29 de novembro de 2009
Aparecida Vasconcelos é homenageada com Medalha Desembargador Hélio Costa
Por Neide Galinari
Maria Aparecida Vasconcelos foi agraciada com a medalha 'Desembargador Helio Costa', em solenidade realizada no Salão de Júri do Fórum Dr. José Grossi, nesta cidade, no último dia 27 de novembro, presidida, pela MMª Juíza Édna Márcia Lopes Caetano. Referida Medalha, destina-se agraciar pessoas que venham prestando relevantes serviços ao Poder Judiciário de conduta ilibada e que se destacaram na contribuição para realização de justiça local, merecendo especial distinção. A escolha é feita por uma comissão, integrada pelo Juiz de Direito, Representante do Ministério Público, pelo representante da OAB local, pelo Prefeito Municipal e Presidente da Câmara Municipal.
A agraciada, Maria Aparecida Vasconcelos, mais conhecida como D. Aparecida da Barraca, é natural de Córrego da Laranjeira, nasceu aos 17 de abril de 1936, casada com Sr. Antonio Pereira Vasconcelos, mãe de Simone, Antonio Vanner e Alexandre, nasceu já destinada, como ela mesma disse em seu discurso de agradecimento, que, “ninguém foge do chamado de Deus”, e que foi incumbida de exercer tantas tarefas, ajudar as pessoas, participando intensamente, de movimentos sociais.
Sua vida profissional teve início numa barraca de frutas e legumes num espaço de 1.30m por 1,0m, sem água, sem luz, no espaço da rede ferroviária, próximo à rua do morro. Mais tarde, juntamente com sua irmã Ana, fundaram a Papelaria Gal, por uns 15 anos, tornando-se referência na cidade, com material escolar. Com tantos afazeres, dirige o Grupo de Alcoólicos Anônimos desde 1977. Foi fundadora do ALANON, tendo-o presidido por vários anos. Na Renovação Carismática, deixou sua colaboração durante 24 (vinte e quatro) anos. Foi ainda uma das fundadoras do Jornal Informativo Santuário São Sebastião, onde colaborava em uma coluna de entrevista do mês. Fundadora do Programa Momento com Cristo desde a fundação da rádio UAI local, há mais de 10 (dez) anos, mantém o programa que vai ao ar, diariamente. Um de seus sonhos, agora realizado, foi de ter um Coral. “Um coral diferente”, como declarou aos presentes, e para tanto, hoje tem o seu coral, com o nome de Melro Natal, em homenagem ao compositor raulsoarense, Antônio Melro Natal, grande cantor, compositor, e músico,vencedor de grandes festivais regionais e na capital. Participante do coral Santa Isabel, foi ainda Pastoral da Liturgia por muitos anos, sendo também participante do Clube dos Leitores no Santuário de São Sebastião, por longos anos. Na Vila Barbosa dirigiu o grupo carismático por 13 (treze) anos. Mas, sua sensibilidade, voa mais alto, tendo fundado o projeto Sopão, onde ainda é presidente, e acolhe ex-presidiários, famílias com dificuldades, doentes, andarilhos, idosos, alcoólatras e drogados, encaminhando-os para a sociedade, igreja, escola, catequese e informática. E não pára aí, todas as quintas-feiras, faz pregação aos recuperandos da Cadeia Pública, acompanhando outras mulheres, engajadas num grupo denominado “Grupo do lanche”, liderado pela senhoras Wilma Menezes, que faz bolo para todos recuperandos-(em número de 48), D. Inês Azevedo que prepara os pães, acompanhados pela motorista, professora voluntária Damores Martins Azevedo.
Como exemplo de pessoa nota dez, podemos afirmar, que em nossa sociedade, D. Aparecida, é gente que pensa, e que realiza, porque traz consigo um dinamismo e uma capacidade impressionante de conduzir e ainda angariar a simpatia de várias pessoas colaboradoras em tudo que faz.
Descontraída, fez agradecimentos a cada um dos presentes, dentre vizinhos de anos, amigos, advogados, servidores da justiça, tendo cada um sua história e participação, dentro do trabalho que realiza, nesta cidade. Com a apresentação do coral “Melro de Natal”, dentre tantas homenagens, a MMª Juíza, entregou o Diploma de Mérito e a Medalha a agraciada, e após, a magistrada leu a música “Maria, Maria” de Milton Nascimento e Fernando Brant, ao argumento de que a letra se identifica com o perfil de coragem e determinação que tem D. Aparecida. Ao final, foi oferecido aos presentes, um coquetel num clima festivo de comemorações. Parabéns D. Aparecida. Raul Soares se orgulha de tê-la, em nosso meio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.