domingo, 21 de junho de 2009

Instalada a 2ª Vara Judicial da Comarca de Abre Campo

117 anos depois de ter sido criada a Comarca de Abre Campo, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Sérgio Resende, instalou, nesta sexta-feira, 19, a 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais na cidade.

Num evento muito prestigiado, Abre Campo recebeu o Ministro das Comunicações, Senador Hélio Costa, o Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais Deputado Alberto Pinto Coelho, o desembargador José Tarcísio de Almeida Melo (Presidente do TRE-MG), o Procurador Geral de Justiça do estado Alceu José Torres Marques, e os juízes de Abre Campo Dr. Marcus Vinícius do Amaral Daher e Dr. Mauricio José Machado Pirozi. Além das mais importantes autoridades do Judiciário Mineiro, a cerimônia ainda contou com os prefeitos das seis cidades da comarca: Davis Antônio Cardoso Júnior (Abre Campo), Sebastião Pereira Mageste (Caputira), Fábio Henrique Gardingo (Matipó), Trovão Vitor de Oliveira (Pedra Bonita), Geraldo Schiavo (Santa Margarida) e Antônio Sérgio da Cruz (Sericita). Os deputados federal João Magalhães e estaduais Sebastião Costa, José Henrique, Juninho Araújo, o diretor dos Correios Pedro Magalhães e onze desembargadores do TJMG e do TRE estiveram presentes.

A partir da instalação, a atual Vara Única da comarca passa a ter a denominação e competência de 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude. Em 2008, Abre Campo recebeu 3.069 processos, o que representa uma média de 256 por mês. O acervo da comarca contava com 5.967 processos em 31 de dezembro.

Na primeira parte da cerimônia, o juiz diretor do foro, Marcus Vinícius, o desembargador Joaquim Herculano e o desembargador Sérgio Resende descerraram a placa e assinaram o termo de instalação da nova vara judicial. Em seguida, num momento de grande emoção, foi inaugurada a Galeria de Fotos dos magistrados abrecampenses.

HOMENAGENS

A luta pela instalação da nova vara judicial é uma das maiores demandas de Abre Campo e tem reflexos nas outras cinco cidades da comarca. O presidente do TJMG Sergio Resende destacou o empenho do juiz Marcus Vinícius do Amaral Daher para a implantação e garantiu que haverá mais agilidade nos trabalhos do Judiciário. “Quando assumi a presidência, coloquei cinco critérios técnicos para implantar novas varas. Para minha alegria, ao ver o pedido de Abre Campo, a cidade preenchia plenamente. A demanda é enorme e agora teremos maior agilidade no atendimento desta Comarca”, afirmou.abrecampovara_5

Resende também elogiou o comprometimento do Desembargador Joaquim Herculano. Filho da terra, ele se empenhou pessoalmente na demanda. “Tenho que fazer justiça ao destacar o Desembargador Joaquim Herculano. Quando mostrei que precisávamos de um local para a nova vara judicial, ele se incumbiu de providenciar tudo. Abre Campo tem uma dívida de gratidão com esse filho ilustre”, reconheceu.

Prefeitos, vereadores, autoridades religiosas e militares participaram da cerimônia, além de juízes, promotores, advogados e funcionários do Judiciário de Abre Campo e da região.

Fonte: Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.