sexta-feira, 26 de junho de 2009

Gripe suína chega a Ipatinga

Empresária que viajou ao Chile e à Argentina está sendo acompanhada pela Secretaria de Saúde

IPATINGA – O Vale do Aço tem mais um caso de gripe suína, o segundo notificado neste mês. Depois de uma estudante de Timóteo, de 28 anos, que ficou em isolamento domiciliar até a semana passada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou na tarde de ontem mais um caso de contaminação pelo vírus influenza A H1N1, desta vez em Ipatinga.

A paciente ipatinguense é uma empresária de 45 anos, que vinha sendo monitorada havia alguns dias. De acordo com a SES, ela passa bem e não corre o risco de transmitir o vírus. A paciente, conforme nota distribuída pela Secretaria de Saúde, já não apresenta sintomas da doença e não necessita de isolamento domiciliar.

De acordo com informações repassadas à Prefeitura de Ipatinga, a paciente passa bem. Segundo a PMI, o exame foi feito no último dia 18 por profissionais da Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte, que ontem divulgou o resultado positivo. O caso foi confirmado também pela Gerência Regional de Saúde (GRS), em Coronel Fabriciano.


Viagem

Segundo as autoridades de saúde, a paciente ipatinguense adquiriu o vírus após recente viagem à Argentina e ao Chile. A Vigilância Epidemiológica de Ipatinga informou que tomou todas as medidas necessárias, incluindo o seu isolamento domiciliar e a proteção dos contatos por máscara, conforme recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado.
O acompanhamento e a evolução do quadro da paciente são diários. Com a chegada do vírus da gripe suína à região, a Prefeitura de Ipatinga informou que os profissionais de saúde passarão por treinamento, em todas as unidades, para atendimento a eventuais casos da doença.

Fonte: Diário do Aço

12 comentários:

  1. Fontes de Ipatinga,que têm contato com enfermeiras e etc do hospital Marcio Cunha disseram já saber de um caso da gripe suina lá!porém foram convidadas a não divulgar que havia mesmo uma pessoa internada...isso há mais de 3semanas!só resolveram "abrir" a boca, quando os casos no colégio Marista foram divulgados...Existem coisas que sempre ficam debaixo dos panos mesmo...É o Brasil!

    ResponderExcluir
  2. As empresas de turismo estão oferecendo pacotes baratíssimos para estas viagens e os idiotas estão correndo pra estes lugares feito loucos e trazendo a "porcaria" da peste pra cá!

    ResponderExcluir
  3. acho o seguinte que quem tem ou esta com suspeitas deve se policiar e tomar os cuidados necessarios para que o virus não se espalhe causando mais tulmulto mais é claro que o virus não deixará de se propagar pois afinal é um virus esse comentario foi so um aviso para aqueles que querem se livrar dessa gripe e afinal so pega gripe suina quem quer...tenho 13 anos de idade e sei mais coisas de que muitos adultos

    ResponderExcluir
  4. Acabo de saber por uma amiga que o a cunhada foi orientada a levar o filho no cunsultório particular dele e não não Hospital Márcio Cunha e que ao questionar com o médico o porque de não levar a criança n Hospital, ele se disse a ela que no Márcio Cunha existem mais de 40 pessoas com a Gripe Suína e que estaria fazendi isso para proteger o garoto que é seu paciente. Gostaria de saber a verdade, se a Gripe chegou a este ponto mesmo na cidade de Ipatinga, pois não acho certo deixar a população desprevinida e sem saber destas informações o numero de pessoas contagiadas pelo virus so vai aumentar, pois até então as pessoas estão circulando livremente pensando não haver perigo.
    Gostaria de uma resposta: Existem mesmo mais de 40 pessoas com a Gripe em Ipatinga ou não?

    ResponderExcluir
  5. Eu particularmente acredito q tem mais pessoas contaminadas em Ipatinga, mas n fico assustada c isto, pq as autoridades estão fazendo um cavalo de batalha e assustando o mundo: A gripe existe? Existe, mas n é pior q gripe comum q tb mata se n cuidar.portanto o q é nescessário é termos mais higiene. Para q. ninguem lucre as nossas custas OK.

    ResponderExcluir
  6. meu marido e caminhoneiro corro algum risco?
    fico com medo pois ele vai em todos os estados

    ResponderExcluir
  7. Peço para que nao fique assustada, apenas tome algumas preucaçoes, como a higienizaçao de sua casa e a sua pessoal, mas quanto ao risco nao tem cmo negar que ele existe sim, pois se voce buscar informaçoes sabera que o primeiro caso de Gripe Suina notificado no Rio Grande do Sul foi de um caminhoneiro e somente depois dele que apareceram os demais casos naquele estado.
    Tenha apenas cuidado, mas sem perder a noçao, sem se alarmar demais, pois as vezes o medo pode te atrapalhar, pode lhe tirar a atençao, por isso pés no chao e sem panico.
    Tudo dara certo. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. acho que as pessoas estao criando um grande panico, antes mesmo de adquirirem esta gripe. na minha opiniao nos é que temos que dominar esta gripe e nao ela nos dominar. devemos encara-la como uma gripe comum. e acima de tudo ter fé em deus que ele tudo pode....
    e a todos que estao doente que tenham uma otima recuperaçao.

    ResponderExcluir
  9. DAS PESSOAS MAIS DE 40 PESSOAS QUE FORAM CONTAMINADAS, TEM ALGUMA GRÁVIDA?

    ResponderExcluir
  10. quero saber como esta a situacçao da gripe suina em ipatinga???e quando chega a vacina para combater isso???e acho q devem suspender as aulas pq crianças nao tem defesa....

    ResponderExcluir
  11. A população deve se conscientizar que devemos tomar medidas de precaução para várias doenças que se propagam através das vias aéreas, se cada um de nós formos cautelosos, provavelmente, a chance de se contaminar e veicular a doença, vai ser mínima.

    ResponderExcluir
  12. A população deve se sensibilizar e se mobilizar em mais uma batalha que estamos enfrentando, o mundo está cheio de males nos cercando,já é hora de arregaçarmos as mangas e lutarmos no combate desta doença.Comece você leitor a fazer sua parte, divulgue as medidas de precaução no seu trabalho, escola, vizinhos,etc...obrigada!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.