Em virtude de desentendimentos entre donos de bares o Ministério Público enviou comunicado aos comerciantes exigindo a retirada das mesas e cadeiras que eram utilizadas por eles nas calçadas.
Como o assunto é até certo ponto polêmico, já que algumas pessoas são a favor da proibição até certo horário, mas que à noite, por exemplo, já acham legal e confortável poder ficar ao ar livre, outras, mais conservadoras, já pensam diferente. Entendem que essa regalia fere a Código de Posturas do Município e que, além do mais, alguns comerciantes estavam abusando desse privilégio e estavam colocando mesas e cadeiras ilegalmente até nos jardins, ocupando um espaço destinado mais a crianças e idosos. O comércio paga alvará para utilizar o espaço interno do seu estabelecimento e, não, das vias públicas.
Pensando nisso, resolvemos postar uma enquete para ver, além da votação, a opinião dos nossos internautas a respeito.
Participe! Dê o seu voto e a sua opinião logo abaixo nos "Comentários".
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pois é, se por um lado é mesmo gostoso ficar ao ar livre, numa cidade de temperatura elevada como é Raul Soares, Por outro lado, tenho que concordar que existem mesmo os abusos e como existem.
ResponderExcluirEntão o ideal seria um estudo da situação,né e aí fazer uma coisa que fosse boa para todos.....
Aproveito a oportunidade para lhe parabenizar por seu trabalho no blog! Não passo um dia sem "clicá-lo"!
Realmente..é um abuso deixar as calçadas e jardins cheios de mesas...mas surge uma dúvida,mto óbiva por sinal,os bares de Raul não tem espaço interno que comporte o público,onde as pessoas vão ficar?...ou melhor..elas não ficarão em lugar algum!Se bem que em Raul falta um ambiente mais aconchegante e familiar,todos os bares(façam o favor de observar isso!)ou o público fica nos jardins,ou calçadas, ou quando não acontece de o bar ser de um lado da rua e você ter que ficar do outro lado da rua tendo que atravessar para ir ao banheiro, gritar para ser atendido...ou quando você fica praticamente em cima de bueiros..lamentável comer um lanche com aquele cheiro...mas isso,ja é outra história...
ResponderExcluirO que deve ser feito é uma análise de cada situação. Em lugares em que, mesmo com as mesas, sobra lugar para passagem dos pedestres não há porque proibir. É importante lembrarmos de duas coisas: as pessoas que perderão o emprego com essa proibição e que os estabelecimentos penalizados são as últimas opções que restam aos jovens no centro da cidade para um bate-papo, um lanche ou uma cervejinha. Ou será que querem é transformar Raul Soares em uma cidade fantasma definitivamente?
ResponderExcluirA solução mais sensata seria mesmo um estudo da situação e estabelecer normas e lógico, cuidar e fiscalizar para que elas sejam cumpridas.
ResponderExcluirEu acho que vai ficar horrível sem as mesas!
ResponderExcluirA maioria dos bares de Raul não têm espaço pra gente ficar lá dentro e sem contar que para uma
cidade como a nossa já tão sem empregos e de comércio difícil de tocar, pode ser que aconteça até uma "quebradeira" daquelas......
Isto aqui vai acabar virando uma cidade fantasma mesmo, a gente já não tem praticamente entretenimento nenhum, o jeito vai ser todo mundo ficar só por conta de rezar.....
Os entulhos na rua também são proibidos pela "lei orgânica" do município, então já que estão cobrando de uns, eles podiam bem cobrar de todos.
Pascoal meu fio, onde é que nós vamos sentar pra tomar a nossa cerva gelada????
ResponderExcluirO negócio vai ser a gente fazer um protesto (organizado) e sentar todo mundo pelo meio fio afora...
Era só o que me faltava, vou ter que tomar em pé???Mais nem morta!!!!!
Não quero saber se o pato é macho, eu quero é ovo...Não quero saber como é que vai ser,só quero poder tomar a cerveja nossa de cada dia, sentada de preferência, numa cidade que não seja vazia e nem morta.Tem tanta coisa seríssima que deveria ser resolvida ,aí vem essa gente, que vai ver, nunca bebeu na vida, vir implicar logo com o cantinho da gente!
ResponderExcluirInclusive eu acho que você Pascoal, nem vai querer publicar isto, tô te achando meio travado hoje, já mandei algumas inocentes e você barrou...Tem portância não,tudo bem a gente vai ter que arranjar um jeito e um lugar que aceite nossos reclames! " Nós somos muitos,não somos poucos....."
TÔ BEJE !!!!
ResponderExcluirQue tal, ao invés de nos exibimos nas mesas de rua, ir para esses bares da reta e assemelhados para tomar a nossa cervejinha gelada?
ResponderExcluirLá por essas bandas o ambiente é despoluído, tranquilo e da até para filosofar um pouco.
Vamos deixar o centro da cidade para esses idosos rabugentos, que não ligam mais para essas farras, mas, em compensação, acabam sempre pagando as nossas contas no final do mês.
Olha gente, temos que discutir esse assunto, estamos vivenciando uma crise mundial, um desemprego recorde e vem essa agora de tirar as mesas dos bares ? Como fica a geração de emprego ?, como fica a arrecadação do município ?, hoje, o que move a economia da cidade é sem dúvida o comercio, nos falta hoje uma câmara e uma associação comercial forte, devemos olhar os dois lados e chegar em um acordo, vou dar um exemplo do Hamburgão, como ficará aquele comercio que gera vários empregos ?, ao meu ver essa decisão, vou uma decisão sem pensar, irresponsável....
ResponderExcluirEsse negócio de crise mundial é conversa. Aponte um aqui em Raul que perdeu o emprego por causa da crise.
ResponderExcluirQue temos que discutir esse assunto de mesas invadindo calçadas e jardins, temos, sim. Mas não é desse jeito que estão querendo.
O Hamburgão cresceu, tem vários empregados, mas, e daí? Cresceu invadindo uma área que não lhe pertence e todos sabiam disso porque o Código de Posturas existe há um bom tempo. Então essa desculpa não cola.
Existem no centro da cidade bons imóveis disponíveis, com amplos espaços para acomodar todas essas mesas do Hamburgão e que dariam até muito mais conforto aos frequentadores. Por que não partir para essa?
Esse negócio de comer no meio da rua é coisa de peão e que só se vê aqui em Raul Soares mesmo.
Leis são feitas para serem respeitadas e não vai ser querendo "dar um jeitinho" que vamos resolver isso.
Que tal a prefeitura criar um espaço, construindo na rua Prefeito Wilson Damião um calçadão?
ResponderExcluirTodos teriam espaço de sobra para tomar a sua tão reclamada cervejinha e papear com os amigos ao ar livre numa boa.
Acho que em vez de ficarmos só cobrando e reclamando, deveríamos apontar soluções inteligentes.
Dê a sua sugestão também. Quem sabe a sua é bem melhor do que a minha?
Chato isto de você publicar só as mensagens que estão de acordo com seu interesse, afinal de contas você está fazendo uma pesquisa de opinião pública e além do mais, quem te garante que a sua opinião seja a certa e melhor para nossa já tão combalida cidade? O ideal mesmo é deixar o debate fluir solto para no final a cidade, a voz do povo poder ser ouvida, através de um blog sério feito o seu!
ResponderExcluirEstou deixando o debate fluir solto, sim. Não estou escolhendo as mensagens de acordo com meu interesse. O que não estou liberando são as mensagens com intenção de atingir pessoas que, no final das contas, não têm nada a ver com o desfecho dessa história.
ResponderExcluirJá deixei bem claro quando da liberação da opção de comentários anônimos que não seria permitido comentário, mesmo que levemente insinuasse qualquer tipo de agressão moral.
O blog não está a serviço desse tipo de manifestação. Critiquem o fato e não as pessoas, mesmo que eles estejam envolvidas direta ou indiretamente com o caso.
A boa crítica aponta falhas e sugere alternativas para corrigí-las.
Entendo que se alguém postar um comentário que não for do meu agrado, o melhor que tenho a fazer é sugerir uma alternativa melhor, mas, sem revidar. Essa troca de agressões que alguns estão pretendendo não leva a nada e baixa o nível da participação nos comentários.
Caro Pascoal,eis aí uma questão séria esta das mesas nas calçadas.
ResponderExcluirEntão olhando seriamente os dois lados,eu gostaria de dar uma opinião:
- Por que não liberár depois de uma certa hora?
21 ou 22 horas, por exemplo?
Um abraço.
Raul Soares, já não está como antes, cheio de festas, exposição,Carna Raul, e outras festas que bombava Raul, e tambem vinha muitas pessoas de fora para se divertir aqui. O Único lazer que as pessoas tinham em Raul Soares de um tempo pra cá, era as lanchonetes,barzinhos que, encontravamos com amigos,e se divertia e tudo mais, agora com isso que ta acontecendo agora, o povo vai ficar desempregado, as pessoas não vão ter onde ir com suas familias e amigos para discontrair.E claro que os donos de lanchonete também exageraram de uns tempos pra cá, agora ta pior ainda,mas não justifica tirar o lazer das pessoas de Raul Soares, aqui já é uma Roça vai virar um cemiterio sem nada pra fazer a noite.
ResponderExcluirAcho um absurdo o que certos comerciantes estavam fazendo...Nossos idosos,deficientes ,crianças, todos estavam caminhando no meio da rua,fomos "jogados" na rua.A solução a ser tomada na minha opinião, teríamos que adotar a medida que algumas cidades vizinhas como São Pedro dos Ferros e Rio Casca fazem, a partir de certa hora ,fecha se um pequeno trecho da rua e espalha se mesa, seria uma coisa organizada , melhoraria tanto para os comerciantes qto a qualidade de vida dos raulsoarenses...Parabéns a quem começou esse movimento!
ResponderExcluirVão tirando todas as opções de lazer aos poucos e os traficantes atentos vão dando jeito de "adotar" a moçada...Sem contar o risco praticamente certo que existe destes jovens começarem a migrar para lugares onde eles possam ficar "a vontade..."
ResponderExcluirQuem é responsável pelo andamento de um lugar tem que pensar em tudo "e saber do que está sendo responsável..."
Pô Pascoal você beneficiou um resultado colocando duas opções de voto, que feio heim??????
ResponderExcluirHonesto seria:Ótimo,não gostei,não sei!
Não se preocupe. Quem votou em "Já era tempo", com certeza, votaria em "Ótimo".
ResponderExcluirE quem votaria em "Não sei", não deveria nem estar votando.
Pascoal, parabéns pela enquete,
ResponderExcluirvocê,como sempre, com elas,está nos dando a oportunidade
de debater um problema de nossa comunidade
e com isto estamos exercendo nossa cidadania.
Você está nos dando voz,
obrigada e parabéns por isto!
Pascoal, fique atento, eu acho que "pelo andar da carruagem" pode ter neguinho tentando bagunçar sua enquete!
ResponderExcluirUm abraço!
se por um lado as mesas tiravam o direito de ir e vir de alguns cidadãos pelas calçadas.. a proibição vai tirar o prazer de se tomar uma cervejinha informalmente o que é mto gostoso. porque não limitar hora?
ResponderExcluirquem sai à rua depois de uma determinada hora é porque gosta do movimento portanto aprova as mesas na rua, não acha?