quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ong Amarribo dá dicas de como enfrentar a corrupção no setor público

Considerando que estamos avaliando a atuação de nossos vereadores esta semana através da enquete, o leitor Itamar Lopes, sugere uma visita ao site da Ong Amarribo como uma ferramenta a mais para nos esclarecer sobre como proceder no combate à corrupção no setor público.

A Amarribo - Amigos Associados de Ribeirão Bonito - é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, que atua em sinergia com a sociedade civil, a administração pública, lideranças políticas e a iniciativa privada, para acompanhar a gestão dos bens públicos e a preservação dos valores e do patrimônio cultural da cidade de Ribeirão Bonito, São Paulo.

Focada nessa linha, a Amarribo esclarece que o seu principal objetivo é o de divulgar a todos a sua experiência e motivar aos cidadãos do bem a também se organizarem e começarem exigir ética e transparência no uso do dinheiro público passando a fiscalizar o executivo e o legislativo.

Para facilitar ao cidadão nessa empreitada, a Amarribo sugere algumas dicas:

1. Aconselhamos a organizar uma ONG ou uma associação de bairro para não lutar sozinho, pois é pouco efetivo, pesado e fica vulnerável. Em grupo, se dilui o trabalho, as denúncias e a ira dos corruptos não fica voltada para uma única pessoa, mas para uma entidade representativa.

2. Ler a lei orgânica do município assim como o regimento interno da Câmara Municipal, pois os vereadores e os prefeitos têm que obedecer a essas duas leis.

3. Passar a frequentar as reuniões da Câmara Municipal, pois a presença de pessoas do bem já é uma forma de pressão. Se as pessoas da ONG ou associação de bairro trabalham e não podem comparecer às reuniões da câmara municipal, pedir aos aposentados que fazem parte da ONG ou da associação para comparecerem e fazerem relatórios do que está acontecendo para os outros associados.

4. Caso você não tenha ainda o livro O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil nos envie o seu endereço que enviaremos um exemplar gratuito (você só nos reembolsa despesas operacionais de envio e correio), que vai orientar a você e membros da ONG nesse trabalho de fiscalização.

6. A orientação da AMARRIBO é essencialmente cidadã e totalmente isenta de política partidária.

Fernanda Lanna Verillo

Dir. Combate à Corrupção

www.amarribo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.