A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Emater e a Cemig convida a população para a solenidade de entrega dos trabalhos de georeferenciamento e cadastramento de beneficiários em potencial do programa Luz para Todos no município de Raul Soares, hoje, às 16:30h, no Ginásio Poliesportivo Leopoldo Bessone, na av. Professora Elza Bacelar, no bairro Santana.
Como todos já sabem, o Governo Federal iniciou em 2004 o “Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica - Luz para Todos" com o objetivo de levar energia elétrica para a população do meio rural.
Esse Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia com participação da Eletrobrás e de suas empresas controladas. A ligação da energia elétrica até os domicílios é gratuita.
As famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda. Cerca de 90% destas famílias têm renda inferior a três salários-mínimos e 80% estão no meio rural.
Por isso, o objetivo do Programa é levar a energia elétrica a estas comunidades para que elas a utilizem como vetor de desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar.
Durante a execução do Programa, novas famílias sem energia elétrica em casa foram localizadas e, em função do surgimento de um grande número de demandas, o Luz para Todos foi prorrogado para ser concluído no ano de 2010.
Essa primeira etapa, realizada pela Emater e que se pretende comemorar hoje, consiste no cadastramento dos beneficiários e geo-referenciamento das propriedades rurais para instalação a energia elétrica.
Por se tratar de uma comemoração antecipada, muitos entendem que esse convite, às margens das eleições municipais, não passa de um ardil para atrair a atenção da população com uma solenidade que na verdade se comemora apenas a realização de uma parte burocrática do programa e não a conclusão do mesmo, que será em 2010. Até agora, o que se fez foi o cadastramento das pessoas que poderão ser beneficiadas por esse projeto. A parte mais importante ainda não foi implementada, pois ninguém recebeu a energia elétrica em sua casa.
A intenção eleitoreira que está por trás dessa comemoração é uma afronta à inteligência do cidadão raul-soarense, que luta por mais transparência e responsabilidade no trato com o patromônio público. Felizmente, o cidadão de hoje vem se politizando cada vez mais e dificilmente cairá numa tapeação dessas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.