
Com simpatia e muita dedicação, Joseane (a Jose Enfermeira) do PACS - Programa Agente Comunitários de Saúde, e Aline de Castro Pascoal - Agente Comunitária de Saúde -, visitaram o Fórum da cidade para levar aos Servidores da Justiça, à Juíza de Direito, bem como as pessoas que estiveram presentes hoje no Fórum, por volta das 14 horas, para receberem a vacina contra rubéola.
A campanha de vacinação vai de 9 de agosto a 12 de setembro, prorrogado até o dia 19 de setembro, e o público alvo são os brasileiros de 20 a 39 anos – e 12 a 39 anos nos estados MA, MG, RJ, RN. Aí vocês perguntam: “Mas porque focar principalmente entre 20 a 39 anos?” Simples, a vacina contra a rubéola só foi incorporada na lista oficial do governo a partir de 1992, ou seja, todo esse povo aí está desprotegido contra a doença.
Todo mundo deve estar sabendo que o Brasil está enfrentando um grande desafio. Estamos enfrentando um inimigo dentro de nosso próprio país. Um inimigo pequeno, minúsculo, mas que pode fazer grandes estragos. O vírus da rubéola. A doença, causada por um vírus RNA chamado Togavirus, é transmitida pelas gotículas liberadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar ou também por meio de objetos contaminados. A doença é assintomática em 59% dos casos, mas pode causar graves problemas se for adquirida por mulheres durante a gravidez. Doenças cardíacas, surdez e retardo mental podem se desenvolver no feto.
Desde o ano passado o número de ocorrências de pessoas com a doença tem aumentado de maneira preocupante, em 2007 foram quase 2000 pessoas contaminadas, isso só no primeiro semestre. A situação é grave, principalmente quando comparamos com dados de 2005, com apenas 351 casos registrados no país. O aumento é considerável.
Por isso este ano o governo se mobilizou e está realizando desde o dia 9 a campanha de vacinação contra a rubéola. Até o momento já foram vacinados mais de 17 milhões de brasileiros.
Texto: Colaboração de Neide Galinari
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.