quarta-feira, 16 de julho de 2008

Vergonha - Caso Gilmar Mendes faz brasileiro perder auto-estima. Será que este país não tem jeito mesmo?

Este enunciado é de autoria de RUY BARBOSA em 1914. Tão atual que cai como uma luva para os dias de hoje. Parece que a corrupção é um germe que se infiltrou na alma do brasileiro e o persegue, manchando cada geração que se renova:

"A falta de justiça, Srs. Senadores, é o grande mal da nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação.
A sua grande vergonha diante do estrangeiro, é aquilo que nos afasta os homens, os auxílios, os capitais.
A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".

O desabafo de um internauta
Texto de Lieser Lima (Grupo Cidadania Brasil)
Eh, mais uma grande desilusão para a população brasileira. Bandido de colarinho branco, que afana despudoradamente a grana do povo brasileiro, tem apoio no Congresso, do ministro da justiça na mais alta corte do Pais e até do Presidente. Para que lutarmos e postarmos nos blogs defesas veementes a favor do Lula? Nós que lutamos para ver a ética e a moralização na política brasileira, assistimos mais uma vez o
conluio sair vencedor. O grande vencedor o Dantas, deve estar rindo para as paredes e nos chamando do que sempre nos achou, babacas e otários que acreditavam que esse Pais finalmente tinha eleito um presidente que acabaria com as patifarias de sempre. O que vimos e o que sentimos hoje foi uma punhalada numa instituição que o brasileiro mais acredita e respeita: a Polícia Federal. Um Delegado com D maiúsculo de Dignidade, de Decência, de Decôro (que não existe no congresso) vê todo o seu esforço ser atirado numa lata de lixo, ou seria para debaixo do tapete? O que Lula sempre apregoou que nunca faria. O Serra, o FHC e seus iguais devem estar dando pulos de alegria. O Presidente se abaixou mais do que devia. Com o apoio maciço da população que acreditava nele, poderia ter dado outro rumo a essa historia e prestigiado ainda mais o Delegado Queiroz. Fez a opção pelo caminho da covardia e da comodidade. Mais uma vez, fugiu da raia, como fez quando teve a oportunidade de investigar as falcatruas acontecidas no governo anterior e deixou de faze-lo. Agora a população está entendendo o porque. Pergunto, como o presidente, que se apequenou, falará nos palanques onde faz lançamentos de obras do PAC, da elite que não quer ver os menos favorecidos galgarem um patamar melhor nas condições miseráveis de vida em que vivem, se quem lhes tira o dinheiro do saneamento, da infra estrutura, da saúde, dos aposentados é compensado até com reuniões para "coibir" os "abusos" no uso de algemas por parte de quem está ajudando a desmascarar os corruptos e corruptores desse País? Abuso, senhor Presidente, é roubar o que é do povo, que trabalha cinco meses por ano para sustentar e pagar toda uma mordomia de quem habita os poderes em Brasilia e fora dela, incluso aí os Dantas da vida. Abuso senhor Presidente, senhor Ministro da Justiça (?), sr. Gilmar Mendes, é nós aposentados vermos os nossos salarios vergonhosamente serem achatados com a desculpa de não ter "verbas".Claro que ela existe, mas está sendo desviada para os bolsos dos que tem "moral e facilidades" no "poder". Os milhares de empresários e micro empresásrios honestos, que criaram milhares de empregos acreditando numa política de transparência, devem estar se perguntando se vale a pena ser honesto nesse País. Se não é mais fácil se locupletar também. Basta ter certas amizades. Hoje é um daqueles dias que ficará na historia desse País como um dia de plena escuridão.

Foto: Ministro do STF, Gilmar Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.