sexta-feira, 23 de maio de 2008

53 cidades mineiras não assinaram pacto da educação

Cinqüenta e três cidades mineiras estão fora do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), dentre elas a nossa vizinha cidade de São Pedro dos Ferros. Um ano depois do lançamento oficial do programa, que ficou conhecido como o PAC da Educação, os municípios ainda não fizeram sua adesão ao governo federal, ou seja, não assumiram o compromisso de melhorar a qualidade do ensino da rede pública.

Assinar o termo de compromisso com o Ministério da Educação (MEC) é o primeiro passo para que estados e municípios recebam recursos e assistência técnica para o cumprimento das 28 metas do PDE. Entre elas, estão a alfabetização até os 8 anos de idade, o combate à repetência e à evasão escolar, a montagem de laboratórios de informática com internet e banda larga, expansão das vagas em universidades e centros de educação profissional e tecnológica, valorização dos professores e a fixação de regras claras, com base no mérito e desempenho, para nomeação de diretores de escolas.

A comunidade deve estar alerta e mais participativa, cobrando e fiscalizando as ações do governo municipal, para evitar que aconteçam em seu município omissões absurdas como essa que ocorreu em São Pedro dos Ferros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.