quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Juninho Araújo perde a vaga e Romeu Queiroz ocupa o seu lugar na Assembleia de Minas

juninho090211De acordo com uma matéria publicada hoje no Portal UAI, quatro dias depois de empossado, o deputado estadual Juninho Araújo (PTB) já precisa se preparar para ceder a vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para o primeiro suplente do PSB, ex-deputado Romeu Queiroz. O Tribunal de Justiça do estado concedeu liminar em ação da Comissão Provisória do partido socialista, determinando que a vaga aberta com a licença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges (PSB), é do partido do parlamentar afastado e não da coligação.

Como o primeiro suplente da coligação, Juninho Araújo, é do PTB e não do PSB, esse é o único caso na Assembleia Legislativa em que uma decisão judicial promoverá a troca dos substitutos. Os outros cinco titulares afastados para assumir secretarias de Estado são filiados às mesmas legendas dos convocados, pois a ordem de votação do partido coincidiu com a fila da coligação.

Na decisão encaminhada terça-feira ao Legislativo mineiro em resposta ao mandado de segurança impetrado pela legenda, o desembargador Wander Marotta, relator do caso, opta por conceder liminar, pois, apesar de não considerar o caráter de urgência no caso, entende tratar-se de “direito líquido e certo”. O magistrado fez questão de explicitar no relatório que em sua “opinião pessoal” o mandato deveria ser da coligação, pelo fato de a obtenção e contagem dos votos ter ocorrido durante a sua vigência nas eleições.

No entanto, Marotta cita as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) no sentido de conceder a cadeira do parlamentar licenciado ao segundo mais votado no partido. “Não me cabe rebelar-me contra o que por várias vezes decidiu o STF, cuja responsabilidade eu nunca ousaria desafiar. Cabe-me, como aos jurisdicionados, cumprir os precedentes da Suprema Corte”, relata. No texto, o magistrado diz que Romeu Queiroz deve apenas comprovar sua diplomação como suplente para assumir a vaga. Determina-se a comunicação imediata ao Legislativo e a citação de Juninho Araújo (PTB), que tem 10 dias para se manifestar. O procurador da Assembleia, Luís Antônio Prazeres, afirmou que vai analisar a decisão e conversar com o presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB).

Argumento

O desembargador cita decisão de sexta-feira do STF, que deferiu na sexta-feira liminar em mandado de segurança preventivo a favor do suplente de deputado federal Carlos Victor da Rocha Mendes (PSB-RJ), determinando ser dele a vaga aberta por Alexandre Aguiar Cardoso (PSB-RJ), que assumiu o cargo de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. Terá que sair da vaga o primeiro suplente pela ordem da coligação, Carlos Alberto Lopes (PMN).

Outro que garantiu na Justiça a primazia da vaga foi Humberto Souto (PPS-MG), que passa a ter direito à cadeira do deputado federal Alexandre Silveira (PPS-MG), empossado secretário de Gestão Metropolitana de Minas Gerais. A Câmara havia dado a vaga ao segundo mais votado da coligação, no caso Jairo Ataíde (DEM-MG), mas o STF entendeu mais uma vez que a substituição deve seguir o critério partidário.

Na terça-feira, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que a Casa continuará fazendo nomeações de suplentes com base nos eleitos pelas coligações, como determinou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e não com base na lista dos partidos. Maia apoiou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) tornando constitucional a questão das coligações. “A PEC é uma boa iniciativa. Dialoga com o que eu disse: a lei previu a existência da coligação. Não estamos descumprindo a lei, estamos cumprindo a lei que estabeleceu as coligações, o TSE. Não podemos nos basear numa decisão liminar, de um caso específico. A PEC pode resolver a pacificar esse tema, o mais rápido possível”, disse Marco Maia.
Fonte: Portal UAI

20 comentários:

  1. Não sei se a troca por Romeu Queiroz seja uma boa ideia, mas, sem dúvida alguma, não ter Juninho Araújo na Assembléia Legislativa é um alívio para toda a população em especial da Zona da Mata Mineira. Envolvido em vários esquemas de desvio de dinhero, Juninho é mais um caso daqueles que utilizam a política somente em bem próprio. Tomara que o Romeu (que também não é flor que se cheire) pelo menos tenha a honradez e a decência de representar bem aqueles que o elegeram.

    ResponderExcluir
  2. Prá nós raulsoarenses não faz diferença alguma.

    ResponderExcluir
  3. Faz diferença sim para aqueles que apostaram em sua eleição e votaram nele, pois ficam sem uma teta a menos para mamar

    ResponderExcluir
  4. O DEPUTADO JUNINHO ARAÚJO NÃO É FICHA SUJA?????????

    ResponderExcluir
  5. O grupo que representa o Juninho em Raul Soares deve estar se lamentando por ficar sem deputado na assembleia de minas: Eldim Fragoso, Zé Maria Peixoto, Roberto Pires, Daniel da Laranjeira e, principalmente, o cavalo paraguaio Renato Machado.
    Cavalo Paraguaio sempre sai na frente e nunca ganha a corrida. rss, rss, rss, rsss.

    ResponderExcluir
  6. Menos uma teta para eles mamarem...menos dinheiro público indo para o ralo.

    ResponderExcluir
  7. COMENTÁRIO 12:55
    Você esqueceu de citar o nome de Joaquim Fragoso que também trabalhou para eleição do Juninho Tropical, esteje incluido...

    ResponderExcluir
  8. Pascoal, seu blog é realmente muito bom e por ele fiquei sabendo da existência de um segundo cavalo paraguaio da política, residente em Raul Soares: Renato Machado.
    Eu sabia do Hélio Costa que por várias veazes 'quase foi eleito', quase, né!

    ResponderExcluir
  9. Foi uma perca sim,porque ele foi o segundo + votado em Raul,o unico que fez frete com o candidato do Prefeito,que tem a màquina na mão,no mínimo cobrança agente tinha direito.
    Mais uma vez Raul perde apôio.
    Se voto não vale nada,eu não sei o que vale na eleição.

    ResponderExcluir
  10. E CARA DO SANTO NA FOTO???KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. Com ou sem Juninho Tropical Araujo na assembleia
    RSoares continua na merda,ele nunca fez ou irá fazer algo p Raul.

    ResponderExcluir
  12. Se quantidade de voto valesse alguma coisa Raul Soares seria uma maravilha. De picaretas assim estamos fartos. Temos que eleger alguém que realmente goste e trabalhe pela cidade.

    ResponderExcluir
  13. Fiquei triste, será que o juninho vai continuar mandado abraços pra nos ,a unica coisa que ele faz de bom e mandar abraços.

    ResponderExcluir
  14. Meu caro Pascoal, sem demagogia Política, sem radicalizar, este oportuno comentário. Não estou convivendo ou morando neste berço da minha saudosa infância já faz um bom tempo, más, tenho boas lembrança de pessoas citadas em alguns deste comentários, uma dessas pessoas é o Renato machado, participativo em muitos segmentos do nosso município, aqui lembrado como cavalo paraguaio. O nosso Presidente Lula passou pela mesma tragetória e, chegou lá, é o melhor Presidente da nossa História, em 2014 vou votar nele de novo. Tenho acompanhado o seu blog, tem muito cavalo pangaré atuando na politica de Raul Soares. Quem sabe o Renato não será uma boa supresa. Abraço e parabens pelo seu trabalho informativo.

    ResponderExcluir
  15. Que coisa boa! Menos um safado para mamar! Viva a democracia!

    ResponderExcluir
  16. Hei anônimo das 8:59 você está querendo comparar o Renato com o Lula????????HÔ LOUCO!!!!

    ResponderExcluir
  17. Comparar Renato com o Lula é sacanagem. Só me faltava essa! Deixa de ser bobo anônimo!! Ta fazendo companha antes da hora...rs Eu, hein?

    ResponderExcluir
  18. Renato cavalo paraguaio, essa é boa. Pode ser slogan de campanha e é melhor que tartaruga raulsoarense.

    ResponderExcluir
  19. Será que esses que estão criticando esse tal de Renato, já fizeram ou ao menos tentaram alguma coisa por esta cidade que está um caos e não fazem nada para mudar isso? Ficam todos calados gatos escondidos com rabo de fora, pelo menos na época que ele estava a frente do sindicato rural as exposições elevaram o nome de Raul Soares... ao inves de ficarem perdendo tempo criticando vão a luta...e olha nem conheço pessoalmente essa pessoa,







    menos tenta buscar algo para mudar

    ResponderExcluir
  20. Quem está criticando está expondo o seu ponto de vista com relação ao candidato. É um direito dele, porque, com certeza, não vem gostando da atuação deste político. Pior é você que nem conhece "esse tal de Renato", como você mesmo diz, e ainda vem defendê-lo sem nenhum conhecimento prévio, apenas por "ouvir dizer". Ora, vá à luta você, que também vem aqui apenas para criticar.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.