terça-feira, 12 de outubro de 2010

O manifesto dos intelectuais

Publicado no blog Luis Nassif Online, ter, 12/10/2010 - 10:02

'Artistas e intelectuais organizam manifesto pró-DilmaTexto assinado por Leonardo Boff e Chico Buarque convoca artistas 'a somarem forças para garantir os avanços' do governo Lula

Flavia Salme, iG Rio de Janeiro | 11/10/2010 21:21 - Atualizada às 21:30

À NAÇÃO

Em uma democracia nenhum poder é soberano.

Soberano é o povo.

É esse povo – o povo brasileiro – que irá expressar sua vontade soberana no próximo dia 3 de outubro, elegendo seu novo Presidente e 27 Governadores, renovando toda a Câmara de Deputados, Assembléias Legislativas e dois terços do Senado Federal.

Antevendo um desastre eleitoral, setores da oposição têm buscado minimizar sua derrota, desqualificando a vitória que se anuncia dos candidatos da coalizão Para o Brasil Seguir Mudando, encabeçada por Dilma Rousseff.

Em suas manifestações ecoam as campanhas dos anos 50 contra Getúlio Vargas e os argumentos que prepararam o Golpe de 1964. Não faltam críticas ao “populismo”, aos movimentos sociais, que apresentam como “aparelhados pelo Estado”, ou à ameaça de uma “República Sindicalista”, tantas vezes repetida em décadas passadas para justificar aventuras autoritárias.

O Presidente Lula e seu Governo beneficiam-se de ampla aprovação da sociedade brasileira. Inconformados com esse apoio, uma minoria com acesso aos meios, busca desqualificar esse povo, apresentando-o como “ignorante”, “anestesiado” ou “comprado pelas esmolas” dos programas sociais.

Desacostumados com uma sociedade de direitos, confunde-na sempre com uma sociedade de favores e prebendas.

O manto da democracia e do Estado de Direito com o qual pretendem encobrir seu conservadorismo não é capaz de ocultar a plumagem de uma Casa Grande inconformada com a emergência da Senzala na vida social e política do país nos últimos anos. A velha e reacionária UDN reaparece “sob nova direção”.

Em nome da liberdade de imprensa querem suprimir a liberdade de expressão. A imprensa pode criticar, mas não quer ser criticada.

É profundamente anti-democrático – totalitário mesmo – caracterizar qualquer crítica à imprensa como uma ameaça à liberdade de imprensa. Os meios de comunicação exerceram, nestes últimos oito anos, sua atividade sem nenhuma restrição por parte do Governo. Mesmo quando acusaram sem provas.

Ou quando enxovalharam homens e mulheres sem oferecer-lhes direito de resposta. Ou, ainda, quando invadiram a privacidade e a família do próprio Presidente da República.

A oposição está colhendo o que plantou nestes últimos anos. Sua inconformidade com o êxito do Governo Lula, levou-a à perplexidade. Sua incapacidade de oferecer à sociedade brasileira um projeto alternativo de Nação, confinou-a no gueto de um conservadorismo ressentido e arrogante. O Brasil passou por uma grande transformação.

Retomou o crescimento. Distribuiu renda. Conseguiu combinar esses dois processos com a estabilidade macroeconômica e com a redução da vulnerabilidade externa.

E – o que é mais importante – fez tudo isso com expansão da democracia e com uma presença soberana no mundo.

Ninguém nos afastará desse caminho. Viva o povo brasileiro.

Leonardo Boff
Maria Conceição Tavares
Oscar Niemeyer
Marilena Chaui
José Luis Fiori
Emir Sader


Theotonio dos Santos
Fernando Morais
Nilcea Freire
Laura Tavares
Walnice Galvão
Eric Nepomuceno
Martha Vianna
Felipe Nepomuceno
Pablo Gentili
Florencia Stubrin
Flavio Aguiar
Renato Guimarães
Ivana Bentes
Vera Niemeyer
Giuseppe Cocco
Sergio Amadeu
Hugo Carvana
Martha Alencar
Carlos Alberto Almeida
Luiz Alberto Gomez de Souza
Ingrid Sarti
Gaudêncio Frigotto
Isa Jinkings
Leila Jinkings
Sidnei Liberal
Sueli Rolnik
Celio Turino
José Gondin
Lejeune Mirhan
Monica Bruckman
Izaias Almada
Clarice Gatto
Fernando Vieira
Rafael Alonso
José Fernando Balby
Breno Altman
Elisabeth Sekulic
Carlos Otavio Reis
Cassio Sader
Tatiana Roque
Monica Rocha
Carlos Augusto Peixoto
Antonio Lancetti
Benjamin Albagli Neto
Geo Brito
Barbara Szaniecki
Henrique Antoun
Francisco de Guimaraens
Mauricio Rocha
Cibele Cittadino
Adriano Pilatti
Marcio Tenambaum
Jô Gondar
Rodrigo Guéron
Paulo Halm
Maria Candida Bordenave
André Fetterman Coutinho
Carlos Eduardo Martins
Lucia Ribeiro
Helder Molina
Elizabeth Serra Oliveira
Isadora Melo Silva
Janes Rodriguez
Claudio Cerri
Gloria Moraes
Peter Pal Pelbart
Mari Helena Lastres
Cecilia Boal
Alexandre Mendes
Mauro Rego Costa
Ana Miranda Batista
Ana Maria Muller
Ronald Duarte
Osmar Coelho Barboza
Joaquim Palhares
Marco Weissheimer
Silvio Lima
Isabella Jinkings
Marcia Aran
Cezar Migliorin
Susana de Castro
Ricardo Rezende Figueira
Eiiana Schueler
Virgilio Roma Filho
Ana Lucia Magalhaes Barros
Maria de Jesus Leite
Marcos Costa Lima
Alberto Rubim
José Cassiolato
Beth Formaggini
Marilia Danny
Fabrício Toledo
Ana Maria Bonjour
Ana Maria Alvarenga de Barros
Marcio Miranda Ferreira
Marcio Pessoa
Marco Nascimento Pereira
Vanessa Santos do Canto
Monica Horta
Ana Maria Muller
Fernanda Reznik Santos
Eliete Ferrer
Felipe Cavalcanti
Francini Lube Guizardi
Rodrigo Pacheco
Edna Krauss
Luis Felipe Bellintani Ribeiro
Rosa Maria Dias
Leneide Duarte-Plon
Licoln de Abreu Penna
Marcelo Saraiva
Francisco Bernardo Karan
Lucy Paixão Linhares
Luiz Carlos de Sousa Santos
Eliana Dessaune Madeira
Lucio Manfredo Lisboa
Isabel Moraes da Costa
Sandra Menna Barreto
Angelo Ricardo de Souza
Roberto Elias Salomão
Angelo Ricardo de Souza
Ricardo Elias Salomão
Eleny Guimarães Teixeira
Elisa Pimentel
Leonora Corsini
Maria Helena Correa
Isis Proença
José Adelio Ramos
Albertita Dornelles Ramos
Deborah Dornelles Ramos
Tamarah Dornelles Ramos
Xavier Cortez
Rodrigo Gueron
Aparecida Martins Paulino
Leonardo Palma
Paulo Roberto Andrade
Urariano Mota
Lea Maria Reis
Ferreira Palmar
Gabriel Rebello
AGFilho
Newton Pimentel
Patricia Ferraz
Pedro Alves Filho
José Antonio Garcia
Afonso Lana Leite
Mariana Rodrigues Pimentel
Jussara Rodrigues Pimentel
Affonso Henriques
Ana Muller
Mario Jakobskind
Fabio Malini
Dayse Marques Souza
Tania Roque
Jussara Ribeiro de Oliveira
Rita de Cassia Matos
Fernando Santoro
Washington Queiroz
Araken Vaz Galvão
Paulo Costa Lima
Carlos Roberto Franke
Geraldo Pascoal
Claudia Barros

17 comentários:

  1. (Jornalista Pedro Bial) Detesto fujões, detesto covardes!
    O Hino Nacional diz em alto e bom tom (ou som, como preferir) que “um filho seu não foge à luta”. Tanto Serra como Dilma eram militantes estudantis, em 1964, quando os militares, teimosos e arrogantes, resolveram dar o mais besta dos golpes militares da desgraçada história brasileira. Com alguns tanques nas
    ruas, muitas lideranças, covardes, medrosas e incapazes de compreender o momento histórico brasileiro, “colocaram o rabinho entre as pernas” e foram para o Chile, França, Canadá, Holanda. Viveram o status de exilado político durante longos 16 anos, em plena mordomia, inclusive com polpudos salários. Foi nas belas praias do Chile, que José Serra conheceu a sua esposa, Mônica Allende Serra, chilena. Outras lideranças não fugiram da luta e obedeceram ao que está escrito em nosso Hino Nacional. Verdadeiros heróis, que pagaram com suas próprias vidas, sofreram prisões e torturas infindáveis, realizaram lutas corajosas para que, hoje, possamos viver em democracia plena, votar livremente, ter liberdade de imprensa.
    Nesse grupo está Dilma Rousseff. Uma lutadora, fiel guerreira da solidariedade e da democracia. Foi presa e torturada. Não matou ninguém, ao contrário do que informa vários e-mails clandestinos que circulam Brasil afora. Não sou partidário nem filiado a partido político. Mas sou eleitor. Somente por estes fatos, José Serra fujão, e Dilma Rousseff guerreira, já me bastam para definir o voto na eleição presidencial de 2010. Detesto fujões, detesto covardes!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que não haverá problemas e a candidata Dilma certamente sairá vitoriosa em Raul Soares, apesar da inexpressiva presença dos cabos eleitorais do PT. Ainda mais considerando que, não só pobres, mas uma expressiva parcela de beneficiados pelo Bolsa Família é integrada por pessoas de razoável poder aquisitivo, como fazendeiros e até o secretário de saúde do município, conforme denúncia já comprovada por este blog, se a candatada do Presidente Lula não ganhar com ampla margem de votos, alguma coisa está errada ou esse povinho é mesmo muito sem vergonha!
    Ziscein

    ResponderExcluir
  3. Como sou bolsista do PROUNI, posso dizer com certeza, que já senti na pele o fato de não poder custear meus estudos. Hoje, aqueles que se mostrarem capazes tem toda a chance de entrar para o mercado de trabalho com a devida formação superior. Quem se opõe ao governo diz que isso é populismo e assistencialismo. Porém, numa atitude controversa, muitos desses costumam aplaudir outros países onde há melhor qualidade de vida para as pessoas. Não votei no primeiro turno e nem votarei no segundo por estar fora de minha zona eleitoral. Tenho pedido aos amigos que cumpram o meu papel, pois nós pobres precisamos de ver nossa dignidade garantida. E se Lula apóia Dilma, temos razões para estar com ela, ainda mais que faremos a experiência do olhar feminino à frente de nosso país. Tô com ela pois o governo está conosco e comigo.

    ResponderExcluir
  4. NO TEMPO DE GOVERNO DE FHC,O QUAL SERRA FAZIA PARTE,ELES FIZERAM "UM BOLSA ALIMENTAÇÃO",SÓ QUE NINGUÉM CONHECIA ALGUÉM QUE A RECEBECE.HOJE O GOVERNO LULA AO QUAL DILMA FAZ PARTE,ELES FIZERAM O "BOLSA FAMÍLIA".VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE RECEBE O "BOLSA FAMÍLIA"??????EU CONHEÇO VÁRIAS PESSOAS QUE DEIXARAM DE PASSAR FOME COM SEUS FILHOS POR CAUSA DELA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Serra está falando a toda hora que vai criar uma força de segurança,sendo que o certo seria VALORIZAR OS SALÁRIOS E EQUIPAR MELHOR as polícias CIVIL E PM,para que eles tenham condições de trabalhar melhor !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Como podemos acreditar em depoimento anonimo? Será que é mesmo bolsista do PROUNI?

    ResponderExcluir
  7. Ora, iguais a ele existem milhares espalhados por esse Brasil afora. É só pesquisar que você vai encontrar aos montões!
    O Brasil mudou e continua mudando. Só que muito pouca gente percebe isso, a não ser quem está sendo beneficiado diretamente.
    Não adianta discutir política só em época de eleição. É preciso acompanhar os nossos governantes durante todo o perído de sua gestão para que possamos fazer uma avaliação equilibrada, longe das paixões políticas e religiosas que tanto atrapalham na hora da decisão.
    Ainda há tempo para conhecermos um pouco mais sobre os dois candidatos. A internet está aí com muita informação disponível. É só pesquisar, mas... sem paixão política.
    Ziscein

    ResponderExcluir
  8. Caro Ziscein,é claro que eles também estão vendo que o Brasil está muito melhor,porque eles também estão usufruindo disso,só que certas pessoas torcem na política como se fosse futebol,escolhem seus lados,sem nenhum critério,votam na pessoa de forma incondicional como se fosse apenas UMA COMPETIÇÃO e é aí que muitas cidades,estados e até o país podem se lascar com seus governantes.......

    ResponderExcluir
  9. O PIOR CEGO É O AQUELE NÃO QUER ENXERGAR-LULA FEZ E DILMA CONTINUARÁ FAZENDO - SE DEUS QUIZER ELA SERÁ ELEITA -NÃO FAZ MAL - FALAM MAL , MAS SABEM QUE NO FUNDO BEM NO FUNDO O LULA É REALMENTE O CARA.

    ResponderExcluir
  10. Pascoal,no blog da Dilma tem uma matéria sobre os l7 processos que Serra tem nas costas,inclusive com um documento provando isto e ele continua mentindo nas propagandas eleitorais dizendo que é "FICHA LIMPA" e que "nunca esteve envolvido em escândalos"...E A GRANDE MÍDIA NÃO FALA NADA SOBRE ISTO e quando aparece uma coisa errada de uma ex-assessora de Dilma eles colocam isto exaustivamente como se fosse a Dilma a culpada.......

    ResponderExcluir
  11. Pascoal,o programa eleitoral do Serra recebeu punição porque colocou no ar uma pesquisa inelegível e sem data.....VOU TE CONTAR VIU!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Agora ele está dizendo que vai colocar 2 professoras dentro da sala de aula,ABSURDO!!!!
    TEM É QUE PAGAR UM SALÁRIO JUSTO PARA OS PROFESSORES PARA QUE ELES NÃO PRECISEM TER 2 OU 3 EMPREGOS PARA GANHAR DIREITO...Se o professor tiver um salário justo,ele terá tempo para idealizar suas aulas,dar mais atenção à família e descansar o tempo necessário e não se matarem de trabalhar como a gente tem visto acontecer!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Serra gosta de dizer que é ECONOMISTA.E eu acabo de ver um "link" com uma reportagem onde Mercadante afirma ,que quando era senador José Serra enviou curriculo falso ao senado dizendo que era economista e engenheiro.E reafirma,Serra não é formado em NADA..."

    ResponderExcluir
  14. Vi agora a pouco na REDE RECORT que o PT quer saber na justiça porque Paulo Vieira de Souza,homem de cofiança dos tucanos,inclusive nas obras milionárias do RODOANEL,sumiu com 4000.000 (quatro milhões)DA CAMPANHA DE SERRA como foi anunciado por eles mesmo na revista ISTO É. E que depois de um suposto recado de Paulo Vieira ,Serra começou a negar que o conhecia,levantando assim a suspeita de um possível caixa 2......Os tucanos (caciques) que foram procurados pela RECORD para explicar o caso saíram dando más respostas,isto é, os que falaram alguma coisa!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. A esposa de Serra,a chilena Sylvia Allende Serra,foi acusada por Dilma de estar fazendo campanha contra ela inclusive pela internet onde ela estava dizendo " que Dilma era a favor de matarem criançinhas" e uma aluna sua da UNICAMP no ano de 1992,ficou muito indignada com a falta de resposta de Serra,porque Monica Serra naquele ano DE 1992, havia confessado em sala de aula que infelizmente foi preciso fazer um aborto devido a situação instável do marido em seu AUTO EXÍLIO....(leia esta história mais bem detalhada aqui mesmo no POL NEWS......

    ResponderExcluir
  16. Pascoal,o Ramiro agora a pouco na câmara fez um discurso sobre as campanhas difamatórias,inclusive na internet e não deixou de tirar uma casquinha nos anônimos,mas é importante que as pessoas saibam que os anônimos daqui do seu blog,quando a gente faz uma acusação,a gente cita a fonte e obviamente sabemos que você não deixa passar sem checar se é verdade!Achei que a falazada do Ramiro tira mais voto do que ganha.....

    ResponderExcluir
  17. MARINA SILVA DECLAROU SEU APOIO A DILMA!!!!!!!!
    VIVA MARINA!!!! VIVA O PV !!!! VIVA O POVO BRASILEIRO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.