Mostrando postagens com marcador rios. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador rios. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Chuva constante deixa moradores apreensivos em Raul Soares

foto

Choveu bastante nos últimos dias em Raul Soares e região e, ao que tudo indica, continuará chovendo. Os rios Matipó e Santana estão com volume de água bem acima do normal, porém sem ainda afetar os moradores ribeirinhos.

Ontem (12), uma árvore de manga foi trazida pelo rio Santana e, uma parte dela, ficou encalhada sob o pontilhão da Tarza.

Como a previsão é de mais chuvas para os próximos dias, os moradores deverão tomar as medidas de prevenção sugeridas pela Defesa Civil, caso os rios continuem subindo.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Poluição dos rios Matipó e Santana aumenta a cada dia

Em Raul Soares, tanto o rio Matipó como o Santana continuam poluídos e vêm piorando a cada dia.

Apesar dos apelos dos ecologistas divulgados amplamente pela mídia para a preservação do meio ambiente, principalmente com relação à água, fonte da subsistência humana, as pessoas vêm se comportando de modo contrário. Jogam o que estiver pela frente dentro dos rios, sem se preocuparem com as consequências.

Pior, é que essas águas que passam por Raul Soares recebendo mais poluentes, depois de tratadas abastecerão outras cidades por onde passarem. Parece que ninguém parou para pensar nisso, porque, se pensar, não beberá mais nem um copo dessa água.

Abaixo, a foto colhida por um leitor do Blog, do pedaço de um sofá sobre uma pedra no rio Matipó, esperando pela cheia para sair dali. Isso vale como alerta à população. Não está difícil perceber a que ponto chegamos. O que falta mesmo é conscientização!

29082013083

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Onde está a APAVAMA?

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Nos meados do ano de 1995, em Raul Soares, um grupo de pescadores percebendo a situação ao qual caminhava o rio Matipó e afluentes, devido à depredação ambiental, com a possível extinção das espécies da fauna e flora nativa, em especial os peixes, resolveram criar uma Associação Civil, com o objetivo de lutar pela recuperação e preservação do rio Matipó e afluentes.

Durante o período aproximado de 5 anos o grupo cresceu com o compromisso e responsabilidade ambiental.

Liderado por dois sócios fundadores passaram a trabalhar a fim de cumprir e fazer cumprir o objetivo ao qual foi criado. Mobilizaram as autoridades civis e militares, poderes públicos, população em geral, escolas etc.

Conseguiram uma área às margens do lago do Emboque para sede, onde seria um Ponto de Monitoramento ambiental e área de lazer e turismo para os sócios e convidados em parceria com a Policia de Meio Ambiente e a empresa detentora do empreendimento da barragem do Emboque em Raul Soares.

Tudo ia bem, enquanto a administração primeira estava sob a liderança de pessoas comprometidas com o objetivo ao qual foi criada, até que, com a mudança da liderança, descomprometidos com o objetivo, transformaram o Ponto de Monitoramento Ambiental somente em área de lazer e recreação.

Clareamos: Não somos contrários ao uso do espaço cedido para o lazer e turismo, visto que esta, é a contrapartida exigida pelos fundadores.

Daí , do ano 2000 ate hoje continua a mesma situação;

1- O rio Matipó e afluentes continuam sofrendo degradação ambiental.

2- A cada dia as espécies nativas da flora e fauna, em especial os peixes estão em processo de extinção.

3- Os pescadores continuam reclamando a falta de providências.

4- A Associação tornou-se somente mais um clube náutico de lazer.

Perguntamos: Onde está a APAVAMA?

Antônio Geraldo (Toninho Januário)