Mostrando postagens com marcador praça. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador praça. Mostrar todas as postagens

domingo, 11 de agosto de 2013

Calçada da Praça Pe. José Domingues pede socorro

foto

Raul Soares (MG) - O reparo no calçamento da Av. D. Leopoldina, na Vila Barbosa, cobrado por este blog, foi feito esta semana. Os operários da Prefeitura estiveram lá e resolveram o problema. A população agradece.

Um outro reparo que requer urgência e que também já foi mencionado aqui no blog, é o da Praça Pe. José Domingues, na esquina próxima ao estacionamento da praça, em frente ao Santuário São Sebastião. A calçada está se deteriorando e, se não for tomada alguma providência agora, o estrago vai se alastrar. O piso foi quebrado por algum veículo e está se soltando.

Esperamos que a administração municipal não se esqueça dessa praça, pois é um dos cartões postais da cidade e, certamente, merece um tratamento diferenciado.

domingo, 23 de setembro de 2012

Praça do Jardim Velho continua mal cuidada

fotoO Jardim da Praça Dr. Durval Grossi, mais conhecido como Jardim Velho, mesmo após a sua restauração continua com sua manutenção deixando a desejar.

O coreto continua sendo utilizado como mictório pelos vadios, exalando mal cheiro e, além disso, servindo de depósito de lixo do que é recolhido na praça.

As pedras portuguesas do piso que continuam soltando e, ao serem recolocadas, a masseira de cimento para assentamento das mesmas está sendo feita sobre a calçada da praça, deixando aquela crosta de cimento sobre o piso, tornando-o áspero e cobrindo as pedras, enfeando ainda mais o visual. Os restos de materiais para execução dos reparos também são deixados pelos operários e costumam ficar ali dias ou meses sem que alguém os recolha.

As moradores estão ficando sem um lugar adequado para se distraírem. Algumas pessoas já reclamaram com a administração do blog, cobrando mais eficiência dos fiscais da prefeitura no sentido de terem mais rigor com esses detalhes que, somados, contribuem para que a cidade fique cada vez mais com a aparência de desleixada, prejudicando os usuários, principalmente crianças e idosos que utilizam aquela praça.

foto foto

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cuidado com os arbustos floridos dos jardins

foto

Nos jardins da praça da Alameda Ade Grossi há uma árvore florida e muito bonita ornamentando o local, conhecida vulgarmente como Espirradeira. O que muita gente não sabe é que por trás daquela beleza existe um grande perigo.   

O oleandro (Nerium oleander), também conhecido como loendro, loandro, loandro-da-índia, loureiro-rosa, adelfa, espirradeira, cevadilha ou flor-de-são-josé, é uma planta ornamental extremamente tóxica, da família Apocynaceae.

É um arbusto grande, podendo ter por volta de 3 a 5 m de altura. Suas flores podem ser brancas, róseas ou vermelhas. É uma planta pouco exigente se tratando de temperatura e umidade.

Toda a planta é tóxica. Tem como princípios ativos a oleandrina e a neriantina, substâncias extraordinariamente tóxicas. Basta que seja ingerida uma folha para matar um homem de 80 kg, no entanto, muitas vezes a ocorrência de vómitos evita o desfecho fatal.

Os sintomas da intoxicação, que podem aparecer várias horas depois da ingestão, são dores abdominais, pulsação acelerada, diarreia, vertigem, sonolência, dispneia, irritação da boca, náusea, vômitos, coma e morte.

Está registrado pelo menos um caso de intoxicação por ingestão de caracóis alimentados com folhas desta planta, devido à acumulação de toxinas ao longo da cadeia alimentar.

Esta planta é originária do norte da África, do leste do Mediterrâneo e do sul da Ásia. É muito comum em Portugal e no Brasil, quer espontânea quer cultivada.

Portanto, namoradores de plantão e crianças: nada de levar folhas à boca sem antes saber a origem. Uma brincadeira dessas pode ser fatal!

Pascoal Online, com informações da Wikipédia

terça-feira, 24 de julho de 2012

Praça do Parquinho se transformará em área de lazer e ginástica

praça-parquinho-003Está sendo erguida em Raul Soares mais uma obra utilizando recursos públicos. Desta vez, o local é onde havia a Praça do Parquinho que, aliás, não funcionava há um bom tempo. Onde havia os brinquedos, o local  estava abandonado e sujo. O outro espaço da praça, onde havia bancos e um "pula-pula" para crianças, estava também sendo utilizado para colocação de mesas e cadeiras dos bares adjacentes.

Como a prefeitura ainda não divulgou o que será mesmo esta nova obra, comenta-se que a praça será remodelada e abrigará dois quiosques para comercialização de bebidas e um espaço que será ocupado pelos aparelhos de ginástica recebidos do Governo Federal e que estão aguardando instalação há vários meses.

No início das obras o Presidente da Câmara e agora candidato a vice-prefeito, Rui do Jipe, esteve vistoriando o local. A montagem do tapume e a demolição da praça estão sendo realizados, preliminarmente, pelos funcionários da prefeitura.

fotoOs tapumes (carinhosamente chamado pelos raul-soarenses de curral), que cercam a área, são de latão reaproveitável que, além de causarem uma péssima impressão a quem chega na cidade, estão avançados e ocupando a área da calçada destinada aos pedestres, contrariando a própria lei municipal. Com isso, no lado confrontante com a Avenida Getúlio Vargas o trânsito de pedestres foi interrompido, principalmente considerando que junto a esse tapume existem motos estacionadas impedindo a passagem, fazendo com que os pedestres transitem no meio da rua, se expondo ao risco de atropelamento em uma avenida onde o trânsito é intenso.

Espera-se que, após este esclarecimento, a prefeitura recue esse tapume para liberar a passagem dos pedestres pelo menos no lado da Avenida Getúlio Vargas, evitando acidentes neste já caótico trânsito de Raul Soares. 

domingo, 29 de janeiro de 2012

Jardim Velho começa a ficar florido, graças ao trabalho de voluntários

jardim-001

Felizmente, não só de poder público vive a cidade de Raul Soares. Por sorte, temos uma gama de pessoas que se doam em benefício da comunidade, utilizando-se das mais variadas formas para prestar a sua contribuição.

Ao passar pelos jardins da praça Dr. Durval Grossi (popularmente conhecida como Jardim Velho), chamou-me a atenção a beleza das flores que começam a dar o ar da graça, colorindo e exibindo um ar festivo à praça, apesar desta área urbana ainda apresentar algumas falhas, como a descontinuidade da poda das árvores, o piso mal feito, o coreto começando a se deteriorar e continuando a ser utilizado pelos baderneiros como mictório, o que ainda deixa muito a desejar.

Mas, apesar dos pesares, a praça aos poucos vai ganhando vida e beleza. Tudo isso graças ao valioso e oportuno trabalho voluntário da raul-soarense Aparecida Tartaglia que, auxiliada pelo decorador Maurício Noronha e a contribuição de mais algumas pessoas, que doaram recursos para a aquisição das plantas, desenvolveu um trabalho de valor inestimável, ornamentando a praça com arbustos e flores.

Parabéns, Aparecida, por essa iniciativa tão enobrecedora e pelo desprendimento com que se dedicou a esse projeto. Que este seu exemplo sirva de incentivo para que outras pessoas também pensem grande, assim como você, fazendo cada um a sua parte, se quisermos ver esta cidade prosperar de verdade. Sei que esse seu trabalho foi feito com carinho, mesmo sabendo que isso não lhe traria nenhuma recompensa, talvez algumas críticas, porque estava alicerçado no prazer de servir e ser útil à sua comunidade.

jardim-002 jardim-003