terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Manhuaçuense que mora na França fala sobre o clima após ataques terroristas

imageO manhuaçuense, André Marcial Silva, 22 anos, que mora em Paris há mais de sete anos, descreveu como está o clima após os ataques terroristas, que matou 17 pessoas, na França há duas semanas. Ele contou como está o cotidiano e a segurança. André mora com mais dez parentes, todos ex-moradores de Manhuaçu, estuda arquitetura e trabalha nos fins de semana como Greating, na Tommy Hilfiger, da Avenida Champs Élysées.

 

image“Passamos por momentos difíceis, até por que o primeiro ataque contra o Charlie Hebdo foi ao lado de minha faculdade. Todos ficaram aterrorizados. Fiquei sabendo da notícia através dos meus colegas que estavam comentando. A imprensa francesa censura muita informação principalmente nessas situações. Os franceses, até diante disto tudo, são super disciplinados e guardam a calma, confiantes na segurança e no Governo”, contou André.

“O segundo ataque em Montrouge foi a alguns minutos de minha casa, foi neste momento que começamos a ficar com muito medo, não do que estava acontecendo mais do que estaria por vir. A noite foi bem longa para todos nós. Paris parou diante desses momentos e continua em estado de alerta”, acrescentou o estudante.

image

André comentou que para todo lado que ia tinha polícia, exército, BAC (Brigade Anti-Crimilnalité / Brigada Anti-Crime) fora a polícia da força máxima francesa (Grupos de intervenção de elite, GIGN, RAID). “Foi uma organização bem imponente”, descreveu.

Rotina

Questionado sobre como está a rotina em Paris, André disse: “Continua a mesma. O tempo aqui é muito corrido. Não temos tempo para nada, além de trabalho, casa, escola, igreja e família. Mesmo com tudo que está acontecendo, nossa rotina não muda, a única coisa que está diferente são os policiais que ainda continuam nas ruas e nas estações de metrô. Sem contar o frio que está fazendo!”, salientou.

Voltar ou ficar?

Perguntando se diante dos ataques, deu vontade de voltar para o Brasil, André respondeu: “Paris é uma cidade maravilhosa. Nestes sete anos já me acostumei, já fiz várias formações, tenho vários diplomas realmente como estudante, posso dizer que em questão de educação, história, estrutura e financeiramente, é ótimo morar aqui. Em questão de segurança, não tem comparação com o Brasil, mais infelizmente segurança não é tudo, quer seja no Brasil ou aqui, em momentos como estes só desejamos estar com nossos familiares”, ressaltou.

De acordo com André, há uma grande comunidade brasileira morando em Paris. “Pode-se contar mais de 2000 somente em Paris e região”, pontuou.

Atuação do governo francês

O estudante manhuaçuense alegou que a mídia os mantém bem informados. O primeiro-ministro prometeu regularmente reforçar recursos humanos e materiais dos serviços de segurança. Ele anunciou "até o final do ano" instalações de "áreas específicas" nas prisões para isolar jihadistas de detentos para evitar qualquer proselitismo. Eles querem também estabelecer um sistema sobre a troca de dados via internet. O Ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, fez proposições ao governo para serem aplicadas "no prazo de oito dias" na "internet e redes sociais". Nunca, na história, ouvimos declarações tão poderosas e adaptadas para uma situação deste tipo”, confirmou.

Dica

André também deu uma dica para aqueles que sonham em melhorar de vida indo para o exterior. “A todos aqueles que pretendem sair do Brasil para ''ganhar a vida no exterior'' até mesmo para estudantes, isso é ilusão. Aquele que deseja conquistar seus objetivos, basta arregaçar as mangas e em qualquer lugar do mundo ele consegue. Digo muitas vezes que tudo isto aqui é somente ilusão, apesar de ser um país de primeiro mundo, existe aquela falta de um sorriso, de um calor humano brasileiro. A França tem de tudo, educação, saúde, segurança, trabalho, mas falta a alegria de viver que temos no Brasil apesar de tudo e isto me faz e nos faz muita falta por aqui”, concluiu.

Com informações de Geilson Dangelo – Portal Manhuacu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.