Homenageado foi o Desembargador Dr. Rubens Gabriel Soares
Raul Soares (MG) - A Medalha Desembargador Hélio Costa foi instituída pela Resolução nº 296/95 em data de 29 de dezembro do ano de 1995, e destina-se a agraciar pessoas que venham prestando ou tenham prestado relevantes serviços ao Poder Judiciário local, que se destacaram na contribuição e realização da justiça, merecendo especial distinção.
É concedida de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares, preferencialmente no dia 8 de dezembro, data comemorativa do Dia da Justiça, com solenidade em todas as comarcas do Estado.
A escolha é feita por uma comissão, integrada pelo Juiz de Direito, Representante do Ministério Público, pelo Presidente da OAB local, pelo Prefeito Municipal e pelo presidente da Câmara Municipal.
O agraciado desta Comarca, escolhido por unanimidade é o Desembargador Dr. Rubens Gabriel Soares, ocupante da 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Rubens Gabriel Soares, natural desta cidade e comarca, é filho de Manoel Soares Henriques e de Maria Gabriela Ferreira Henriques, já falecidos. Tem como irmãos, Djalma, Robson, Getúlio, Ronaldo; Dalva, Gabriela, Arlete, Marlene, Mazarelo e Denise. É pai de Gabriela da Costa Luz Soares e reside na capital mineira ao lado de sua grande companheira, Nely da Costa Luz.
O agraciado concluiu o 1º Grau na Escola Estadual “Regina Pacis”, em 1966, aqui, nesta cidade, e o 1º e 2º anos do Curso “Clássico” foram cursados na cidade de Caratinga (MG), nos anos de 1967 e 1968. O 3º ano Clássico foi cursado e concluído, no “Colégio Estadual Central” na cidade de Belo Horizonte, em 1969. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais em 1970, tendo ali colado grau em 9 de dezembro de 1974.
Após a formatura, retornou para a cidade de Raul Soares, onde advogou durante 15 anos, ou seja, até 1989 quando, logrando êxito no concurso, foi aprovado para ingresso na Magistratura Mineira.
Atuou nas Comarcas de Lajinha (entrância inicial), Taiobeiras (entrância intermediária), sendo que quando era Titular desta, foi também o Juiz Substituto de Rio Pardo de Minas, além de ter participado de “mutirão” nas Comarcas de Salinas e Porteirinha; após foi promovido para Teófilo Otoni (entrância final) onde também foi Juiz Eleitoral e Diretor do Foro.
Finalmente foi promovido para Belo Horizonte (entrância especial), onde atuou no Juizado Especial Criminal, 2º Tribunal do Júri, 4ª Vara Criminal; 5ª, 8ª, 16ª, 24ª Varas Cíveis e foi Juiz Eleitoral da 331ª Zona Eleitoral dessa Capital.
Ainda, participou da composição da 1ª Turma Recursal durante mais de seis anos, a qual acabou presidindo.
Atuou por longos anos como Juiz Titular da 18ª Vara Cível, em Belo Horizonte-MG, onde reside em companhia de sua grande companheira a advogada Nely da Costa Luz e da filha Gabriela.
Em maio do ano de 2010, foi promovido pela Corte Superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ao cargo de Desembargador, pelo critério de antiguidade, onde tomou posse , e preside ainda hoje a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O agraciado homenageado, recebeu das mãos do MMº Juiz de Direito desta Comarca, Dr. Geraldo Magela Reis Alves, a Medalha Desembargador Hélio Costa, pela merecida homenagem.
Conquistada dia após dia, referida homenagem representa fruto do trabalho realizado com amor, dedicação, dinamismo, abnegação, serenidade e eficiência “ aos jurisdicionados.
O Desembargador Dr. Rubens Gabriel Soares recebeu, ainda, as homenagens enviadas pela Juíza Dra. Daniele Rodrigues Marota Teixeira e do Juiz de Direito, Dr. André Luiz Mello da Cunha, ambos juízes que antecederam esta comarca e hoje estão lotados na Comarca de Visconde do Rio Branco. As homenagens foram lidas pelos servidores Luiz Edelmo e Acácio Silva, respectivamente.
Também estiveram presentes, o representante do Executivo e Legislativo Municipal, Prefeito Célio Nesce e José Maria Peixoto, respectivamente; o Des. Dr. Marcílio Eustáquio Santos, presidente da 7ª Câmara Criminal do TJMG, e vários amigos.
Em suas palavras, o homenageado agradeceu à família, às filhas do coração, Cecília e Renata; sua filha Gabriela; aos irmãos, aos advogados com quem aqui trabalhou, aos amigos e aos serventuários da justiça desta comarca, e a todos os presentes.
Por fim, encerrada a cerimonia, ofereceu um coquetel aos presentes, regado com muitos salgadinhos e refrigerantes.
Dr. Rubens, Raul Soares se orgulha de tê-lo como cidadão.
Parabéns e sucesso!
Pascoal Online, com informações do Fórum de Raul Soares
Gostaria de informação sobre essa familia da costa Luz, sou um, onde meu avo dizia que era de origem mineira, meu bissavo chamava francisco da costa luz e seu pai João da costa luz
ResponderExcluir