Caratinga (MG) - Nós do Colegiado da Escola Menino Jesus de Praga, em Caratinga, e representantes de pais, queremos contar com o apoio de toda a comunidade escolar e sociedade em geral, na realização de um manifesto hoje, dia 4 de dezembro de 2013, às 17h, em frente à escola, onde sairemos pelas ruas de nossa cidade exigindo uma solução do Estado no que se refere à construção da nova escola, que deveria ter começado em julho deste ano. A obra está parada sem nenhuma justificativa.
Onde está o dinheiro?
Como pode uma escola que recebeu nota 7.4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; recebeu o Prêmio de Referência Nacional em Gestão pode ser desrespeitada dessa forma?
Os pais de alunos da Escola Estadual Menino Jesus de Praga cobram a reconstrução de sua sede própria. A escola está instalada onde funcionava um antigo armazém de café, na Rua Nova, e após a notícia de liberação de verba do governo para construção de novo prédio, as atividades escolares passaram a acontecer desde o dia 1° de abril, em novo endereço, na Avenida Olegário Maciel, 306, onde funcionou até recentemente, a igreja I Hope, um antigo depósito.
Porém, essa era uma medida provisória enquanto a obra aconteceria. Os pais reclamam que oito meses se passaram desde a mudança e nada foi feito no local. Eles ainda destacam que o antigo prédio tem sido alvo de vândalos, além de que o novo espaço tem sido complicado em questões de trânsito.
Estaria acontecendo uma dificuldade na liberação da verba pelo Governo do Estado. Há um anseio e uma preocupação tanto dos pais de alunos, quanto da diretoria para que o problema seja resolvido e a obra possa sair do papel.
HISTÓRICO
A escola, desde sua fundação, em 9 de março de 1955, já funcionou em vários endereços. Quando foi criada, esteve por muitos anos no antigo Colégio Nossa Senhora do Carmo (hoje, Unidade I da Unec); com o fechamento do colégio e venda do imóvel, funcionou algum tempo no Colégio Caratinga. Nos anos 80, ganhou prédio próprio, no hoje chamado Morro do Escorpião, de onde saiu devido à forte infestação deste perigoso animal da classe dos aracnídeos. A desativação do prédio foi conseguida, à época, com a mobilização geral da direção e colegiado da escola e apoio de autoridades, do município e do estado. Com a urbanização do morro, transformado em bairro nobre da cidade, livre dos escorpiões, o prédio continua sendo usado como escola municipal.
Depois de nova passagem pelo Colégio Caratinga, a Menino Jesus passou a ocupar o velho imóvel onde está até hoje, e onde funcionou por muitos anos, o extinto Ginásio Nossa Senhora das Graças, na Rua Coronel Antônio da Silva, na Rua Nova; antes ainda, o local era um armazém de café. Mesmo com as adaptações, a instalações eram precárias e não atendiam as necessidades dos alunos. Ano passado, a comunidade escolar comemorou a aquisição, pelo estado, do prédio e o anúncio de que um novo prédio vai ser construído no mesmo endereço.
Pedimos a toda a imprensa que nos apoie nessa luta.
Obrigada.
Glísia Maria Ferreira e Silva
Representante do Colegiado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.