quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Fragmentos da História de Raul Soares

FATOS RELEVANTES

1006

7 de setembro de 1923 - Emancipação do distrito de SÃO SEBASTIÃO DE ENTRE RIOS e criação do município de MATIPÓO, na categoria de vila, Lei estadual nº 843 assinada pelo Presidente de Minas  RAUL SOARES DE MOURA e o secretário Augusto Mário Caldeira Brant.

Dispõe a lei: “Art. 2º .  .  . XXIV –  de MATIPÓO, constituído dos districtos de S. Sebastião de Entre Rios, que terá aquella denominação (desmembrado de RIO CASCA) e VERMELHO VELHO e VERMELHO NOVO (desmembrados do município de CARATINGA), com as atuaes divisas desses districtos.”

A emancipação do distrito de São Sebastião de Entre Rios e a criação do município de MATIPÓO contou com o entusiástico apoio de importantes lideranças da região. O Cel. João Domingos da Silva, vereador especial na Câmara Municipal de Rio Casca, foi uma delas. Também aderiu à causa o Cel. Joaquim Milagres Sobrinho, forte liderança política, filiado ao Partido Republicano Mineiro, o P.R.M., fundado pelo político mineiro Artur da Silva Bernardes.

20 de janeiro de 1924 - Instalação da Câmara Municipal. Os vereadores CARLOS GOMES BRANDÃO – FRANCISCO COSTA ABRANTES – JOÃO DOMINGOS DA SILVA – JOAQUIM JOSÉ DA SILVEIRA – JOAQUIM MILAGRES SOBRINHO – JOSÉ MARIA DE SOUZA  e RAYMUNDO RAPHAEL COELHO, reunidos em assembleia geral, elegeram a  MESA DIRETORA da Casa: CARLOS GOMES BRANDÃO, Presidente, e RAYMUNDO RAPHAEL COELHO, Vice-Presidente.

Importante papel coube ao presidente CARLOS GOMES BRANDÃO, da Câmara Municipal de MATIPÓO e ao vice-presidente DR. ARMANDO SODRÉ, representando o Dr. Edmundo Rocha, presidente da Câmara Municipal de Rio Casca, fixando aos árbitros o prazo de 30 (trinta) dias para a apresentação do laudo de avaliação correspondente à emancipação.

Após exercer o cargo de presidente durante o primeiro semestre do ano de 1924  o vereador CARLOS GOMES BRANDÃO transferiu o cargo de presidente da Câmara Municipal ao vereador RAYMUNDO RAPHAEL COELHO, que o aceitou, exercendo o mandato cm proficiência e dedicação até o ano de 1927.

19 de setembro de 1924 - A Lei nº 862 alterou a denominação do município de MATIPÓO para RAUL SOARES.

Foi assinada pelo Presidente OLEGÁRIO DIAS MACIEL e pelo secretário Sandoval Soares Azevedo.

Uma homenagem àquele que em 7 de setembro de 1923 criou o município de MATIPÓO, falecido prematuramente em 4 de agosto de 1924

10 de setembro de 1925 - Assinada pelo Presidente FERNANDO MELLO VIANNA e pelos secretários Sandoval Soares de Azevedo e Djalma Pinheiro Chagas, a Lei nº 893, dispõe no artigo 3º: “Ficam elevadas á categoria de cidade as villas em que se installarem termos judiciários.”

Em sessão solene comemorativa do primeiro aniversário da instalação realizada em 20 de janeiro de 1925 o presidente da Mesa RAYMUNDO RAPHAEL COELHO comunicou aos presentes que recebera telegrama do Cel. BENJAMIN DO CARMO, que se encontrava em Belo Horizonte, informando-lhe que o município de Raul Soares seria legalmente beneficiado alterando-se, em consequência, a categoria do município.

Cumpridas as formalidades legais a vila de RAUL SOARES passou a ser a cidade de RAUL SOARES.

JOSÉ GERALDO LEAL
josegeraldoleal@gmail.com

Um comentário:

  1. Parabéns, história fantastica queria saber como foi a chegada das ferrovias a Raul Soares.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.