A cidade mineira de Guaraciaba, no Vale do Piranga, realizou evento educacional voltado para professores, supervisores, serventes escolares, diretores e demais trabalhadores da Educação. A professora e mestre em Educação, Cleise Aparecida de Souza, ministrou palestra para os presentes com o seguinte tema: “O desejo como passaporte na relação ensino-aprendizagem”.
“A falta de motivação dos professores é uma das principais causas do fracasso escolar. Além da defasagem salarial, outros fatores contribuem para a baixa auto-estima e consequente perda da saúde física e emocional desses profissionais”, analisou Maria das Dores Rodrigues/Secretária Municipal de Educação da cidade de Guaraciaba. Para ela, “o motivo que leva à descrença profissional e pessoal está registrado na mente inconsciente de cada ser humano, portanto vale lembrar que, sem o desejo de ensinar, o professor se depara com alunos que também não possuem o desejo de aprender. E, neste círculo vicioso, a escola brasileira de Educação Básica gera insatisfações e frustrações acadêmicas e pessoais”, ressalta.
“Não cabe aqui criticar, apontar culpados, pois estes fatores não interferem na busca de resultados positivos. Mas, sim, buscar alternativas criativas e inovadoras que proporcionarão bem-estar físico, emocional e espiritual nas salas de aulas. Conhecer os mecanismos do cérebro, desvendar a comunicação intrapessoal e ressignificar crenças é o caminho que encontramos para libertar o profissional da educação de velhos hábitos e condicionamentos”, analisou Maria das Dores.
Ao final do evento a secretária de educação, juntamente com a equipe pedagógica, ministrou oficinas para os professores da rede municipal, que são descritas do Programa de Intervenção Pedagógica/PIC/Alfabetização no Tempo Certo/ATC: Avaliação, Intervenção Pedagógica, Estudos de Caso, Alfabetização e Letramento.
Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.