Agora o homem conhece mais de si do que nunca e ainda assim nenhum problema está solucionado. Parece que algo está basicamente errado com nosso chamado conhecimento.
Todo este conhecimento é deduzido da análise e a análise é incapaz de penetrar nas profundezas da consciência.
O método analítico é bom com matéria ou com coisas porque não há um interior nelas, mas consciência é interior, e usar o método analítico com consciência é tratá-la como um objeto enquanto não é mesmo um objeto.
E não pode ser feita um objeto; sua própria natureza é subjetividade, seu ser é subjetividade, então não deve ser aproximada de fora porque então tudo aquilo que é conhecido sobre ela não é sobre ela. Consciência deve ser aproximada de dentro — então o método é meditação e não análise.
Meditação é sintética: está interessada no todo, e não nas partes; é subjetiva, e não objetiva; é irracional ou super-racional, e não racional; é religiosa ou mística, e não científica.
Conhecimento autêntico de consciência vem somente através de meditação, e tudo o mais é apenas conhecimento superficial e basicamente errôneo, porque a própria fonte dele é errada e venenosa.
Osho, em "Um Xícara de Chá"
Imagem por Daniela Vladimirova
Publicado no blog palavras de Osho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.