O Presidente da Câmara Municipal de Raul Soares, José Maria Peixoto, criticou na última reunião realizada na quarta-feira, 20, o excesso de contratações feitas pelo executivo e a falta de um planejamento para quitar os salários atrasados dos funcionários municipais.
Segundo ele, foram criados pelo executivo, de janeiro até o momento, duzentos e oito novos cargos e quarenta e dois novos contratados livres de nomeação e exoneração, totalizando duzentos e cinquenta novos contratados. Lembrou que na Câmara Municipal foi feito o contrário. Houve redução no quadro de funcionários e também foram ajustados os valores dos salários dos funcionários da Casa Legislativa.
De acordo com José Maria, com esse alto número de contratados dificilmente a Prefeitura irá conseguir pagar esses salários atrasados. Tem que ser feito um planejamento ou parcelamento para que eles sejam quitados o mais rápido possível, antes que se esgote a capacidade de pagamento da prefeitura. O presidente lembrou, ainda, que a prefeitura está na contramão da Câmara Municipal, pois ao invés de reduzir está aumentando os gastos.
Referindo-se ao pronunciamento do vereador Ramiro Grossi, que havia afirmado que não teria como pagar os salários atrasados porque teria que pagar a folha de março, José Maria argumentou que, se isso fosse verdade, a Prefeitura nunca teria como cumprir o pagamento dos salários atrasados, pois afinal todo mês tem folha salarial dos funcionários para ser quitada.
O Presidente finalizou dizendo que sem planejamento, negociação ou parcelamento dificilmente os salários atrasados serão pagos, e se colocou à disposição do Executivo para ajudar a solucionar o problema.
Prezado Geraldo Pascoal e leitores do Blog,
ResponderExcluirViemos através desse, prestar esclarecimentos referentes as declarações do Presidente da Câmara Municipal contidas na matéria acima:
Quanto ao número de contratos: a atual Administração informa que está trabalhando apenas com os cargos que já existiam disponíveis no quadro de funcionários da Prefeitura de Raul Soares.
Quanto à “criação de cargos”: a administração deixa claro à população que para criação de qualquer cargo, é necessário o envio de projeto de lei a Câmara Municipal, que por sua vez precisa aprovar o projeto, para que o mesmo possa ser sancionado e assim ter validade, ou seja, é impossível que qualquer cargo seja criado sem antes passar pela aprovação da Câmara Municipal.
Os únicos cargos criados e que foram aprovados pelos vereadores em reunião da Câmara Municipal, foram:
- a contratação de um Advogado para atendimento dos usuários da Assistência Social junto ao CREAS, conforme previsto pela lei federal que regulamenta o órgão.
- a contratação de 06 Guardas de Endemias, em caráter especial, objetivando o trabalho específico de combate a dengue devido a necessidade de fortalecimento do combate a doença. Inclusive, tais contratos têm prazo específico com duração de 90 dias, prorrogáveis por igual período.
É importante deixar claro que: todas as contratações realizadas foram com base nas vagas disponíveis que já existiam no quadro da Prefeitura de Raul Soares em 01 de Janeiro, com exceção dos casos citados acima que seguiram os trâmites legais e contaram com a aprovação dos vereadores em reuniões ordinárias da Câmara Municipal.
Bruno Zoqbi
Coord. Comunicação e Relações Públicas
É lamentável ter que concordar com Millor Fernandes quando ele diz: "Acabar com a corrupção é o objetivo supremo de quem ainda não chegou ao poder."
ResponderExcluir