As Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT) vêm se configurando, nas últimas décadas, como uma das primeiras causas de mortes e internações. As DANT são também responsáveis por mortes prematuras e sobrecarga nos sistemas assistenciais, fatores que associados, aumentam os custos econômicos e sociais para seu controle nos municípios.
Dentre os agravos, as violências representam um grande problema de saúde pública, pois impactam na morbimortalidade da população, atingem especialmente os jovens, grupo etário economicamente ativo e suas consequências (físicas, emocionais e sociais) convergem para o setor de saúde.
Os registros sistemáticos das violências no setor saúde permitem a quem se dedica ao seu enfrentamento, o conhecimento necessário para a identificação do perfil epidemiológico desses eventos e consequências sobre as vítimas.
Nesse sentido a SRS/Ponte Nova, em parceira com a UFV e o Programa de Educação do Trabalho (PET), realizará a Capacitação “Vigilância de Violências”, em Ponte Nova, no auditório do Sindicato Rural, no dia 15 de maio e em Viçosa, no dia 18 de maio, no CCE – Centro de Extensão Educacional. O objetivo da capacitação é subsidiar os 30 municípios da jurisdição da SRS-Ponte Nova com informações que melhorem o preenchimento das fichas, qualificando os dados provenientes deste sistema de informação.
O público alvo do evento é formado por enfermeiros, integrantes da Vigilância Epidemiológica/Atenção Básica e funcionários do Pronto-Atendimento dos Hospitais e CCIH.
Pascoal on line, com informações da Comunicação Social SRS/Ponte Nova - Wesley Moreira
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova promove Capacitação “Vigilância de Violências”
Marcadores:
palestra,
Ponte Nova,
saúde pública
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.