sexta-feira, 30 de março de 2012

Lideranças discutem construção de ferrovia para a região

A proposta da Estrada de Ferro Zona da Mata Mineira conectaria a região por uma ligação férrea entre as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Muriaé, Realeza até Ipatinga, em Minas Gerais.

Em um encontro, promovido no auditório da APCE – Associação Presbiteriana Cultural e Educacional, em Alto Jequitibá, na manhã da última segunda-feira, 26, lideranças políticas e de outros seguimentos discutiram a viabilidade da construção de uma ferrovia que possa interligar nossa região ao sistema portuário existente e projetado no Espírito Santo. A mobilização para a reunião foi motivada pelo engenheiro agrônomo Ruy Gripp com o apoio de autoridades de vários municípios.

No início das atividades, a mesa de autoridades foi composta pelo vereador Eliel Tavares, representando o Pode Legislativo local, André Heringer Sathler, presidente do núcleo local do SMEA – Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos, Marcio Gerard, prefeito de Reduto e presidente da Amoc – Associação dos Municípios da Vertente Ocidental do Caparaó, Humberto Falcão – representante do SMEA/CREA, Ruy Gripp, vice-presidente do núcleo do SMEA, Rodrigo Stehling, diretor executivo do CAM – Corredor Atlântico do Mercosul, Jocymar Lyra e Eloisa Casagrande, assessores do CAM, Daniel Guimarães Sathler, prefeito de Alto Jequitibá, e Ronaldo Lopes Correa, prefeito de Manhumirim, um dos envolvidos na organização do evento.

Objetivos

Após a mensagem introdutória feita por Ruy Gripp, apresentando as principais razões da convocação, a palavra foi franqueada ao Prefeito Daniel Sathler que deu boas vidas aos presentes e enalteceu o esforço do idealizador do movimento em promover o desenvolvimento na região, com a defesa de projetos grandiosos em benefício da coletividade.

O palestrante convidado Rodrigo Stehling, do Corredor Atlântico do Mercosul, fez a exposição da sugestão da entidade para os empreendimentos.  O Corredor Atlântico do Mercosul visa a integração dos países da América do Sul, por meio da promoção dos principais caminhos de circulação de mercadorias, como portos e ferrovias.

Ele lembrou números de Minas Gerais que justificam os investimentos propostos com os projetos da ferrovia e de portos, como a dimensão territorial, o índice populacional e o PIB mineiros, considerados maiores do que os de muitos países. Foram apresentados também dados que demonstram os gargalos e as deficiências do Estado no transporte das grandes cargas para fins de exportação. Segundo o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, R$30 bilhões são gastos pelo poder público com feridos e mortos em acidentes ocorridos nas rodovias, em sua maioria, provocados por caminhões. Além dos custos gerados com os acidentes, foram citados fatores negativos como a poluição gerada pelos caminhões, os altos custos com este tipo de transporte e a manutenção das estradas.

Mobilização

Ruy Gripp convocou os líderes políticos a mobilizarem deputados e senadores para a elaboração dos projetos necessários para os empreendimentos a serem incluídos no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.

A proposta da Estrada de Ferro Zona da Mata Mineira conectaria a nossa região por uma ligação férrea entre as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Muriaé, Realeza até Ipatinga, em Minas Gerais.

A sugestão é conectar a Zona da Mata e outras regiões do estado de Minas Gerais aos projetos portuários do Espírito Santo, incluindo um grande complexo industrial portuário projetado pelo Corredor Atlântico do Mercosul, e coordenado por Rodrigo Stehling. A proposta é criar vários portos secos ou centros industriais em diversas partes do Estado mineiro.

O Prefeito Marcio Gerard, falando em nome dos prefeitos da região, solicitou a realização de uma audiência pública para discutir ainda mais o assunto com a presença das autoridades que possam colaborar com a iniciativa. Ele lamentou a falta de lideranças da região que representem nossos interesses em Belo Horizonte e em Brasília.

Os prefeitos de Manhumirim e de Alto Jequitibá, Ronaldo Lopes e Daniel Sathler, respectivamente, também manifestaram no final do encontro, destacando a importância dos empreendimentos discutidos e a necessidade de termos mais pessoas competentes na política para se dedicarem à projetos relevantes para a sociedade.

Ficou definido que será criado um conselho para conduzir os próximos passos do processo que pretende culminar na execução da ferrovia e do “Porto de Minas”, ideias concebidas pelo Corredor Atlântico do Mercosul para atender às demandas do Estado de Minas Gerais.

Portal Manhuaçu.com

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