O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realiza, no próximo dia 8 de fevereiro, em Belo Horizonte, a cerimônia de entrega de 802 instrumentos de sopro, metal e percussão a 126 corporações musicais contempladas por meio do Edital 2011 do programa “Bandas de Minas”. Na Zona da Mata, 26 bandas serão beneficiadas, com a entrega de 155 instrumentos musicais. O evento terá a presença do governador Antônio Anastasia, do Presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Codemig), Oswaldo Borges, e da Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.
Além da doação de instrumentos musicais, o Programa Bandas de Minas ainda prevê a realização de cursos/oficinas de capacitação e aperfeiçoamento artístico e o lançamento de um CD, que será gravado com a participação de bandas agraciadas nesta edição.
As bandas civis representam uma instância de valorização da cultura popular, e contam com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio de convênio com a Codemig, que garante a doação de instrumentos musicais e a democratização do acesso a diferentes repertórios.
Novidade
Uma das mudanças implementadas em 2011 foi a criação de um Edital específico para o programa. Segundo a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, este é um mecanismo que favorece o relacionamento institucional entre os grupos e a Secretaria, estimula o cadastramento das bandas, democratiza o processo de seleção, entre outros benefícios. “A criação do edital foi uma maneira de estabelecer um relacionamento formal entre essas corporações e a Secretaria de Estado de Cultura, para detectarmos o número de bandas existentes em Minas, se elas estão ou não ativas, e se representam instituições jurídicas ou não”, explica.
Nesta edição, o programa recebeu 350 projetos de 323 municípios mineiros. De acordo com Eliane Parreiras, o sucesso do número de inscrições ocorreu graças ao estreito diálogo entre a SEC e as corporações musicais. “A equipe técnica da Secretaria realizou um atendimento minucioso, auxiliando desde a emissão de documentos e certidões, até no esclarecimento de dúvidas sobre registros”, comenta. “O processo foi extremamente democrático, justamente por levar em conta as limitações de cada corporação, bastando a elas apenas estarem devidamente legalizadas junto à Secretaria”, completa.
Investimento crescente
Minas Gerais é o um dos estados brasileiros que abriga o maior número de corporações musicais e, a cada ano, novas instituições participam do programa. Das cerca de 800 bandas civis distribuídas pelo território mineiro, 753 estão cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura, sendo que 537 delas já foram beneficiadas com a entrega de 7.435 instrumentos musicais, nos últimos oito anos (2003 a 2011). Os recursos destinados ao programa ultrapassam a soma de R$ 5,67 milhões.
Tradição das bandas em Minas
De caráter popular e espontâneo, as corporações musicais são consideradas Patrimônio do povo mineiro, por serem guardiãs de uma tradição que data do século 18, no período aurífero. As bandas civis no Estado agregam cerca de 30 mil músicos.
A importância das bandas em Minas também se dá pelo fato de que essas corporações desempenham ações de caráter técnico-musical e comunitário, atraindo em torno de si a formação de verdadeiras escolas de música, oferecendo a todas as comunidades a oportunidade de exercitar talentos e descobrir vocações artísticas transmitidas há gerações.
Justamente por entender que as bandas são elementos primordiais de construção de relações culturais e históricas nas comunidades, o Governo de Minas Gerais reserva atenção especial a esse segmento da cultura, por meio do Programa Estadual de Apoio às Bandas de Música.
Relação das bandas contempladas na Zona da Mata pelo Edital 2011:
Além Paraíba Sociedade Musical Carlos Gomes
Amparo da Serra Corporação Musical Lira N. S. do Amparo
Araponga Corporação Musical Coração de Jesus
Argirita Sociedade Musical Lira 1.º de Maio
Bias Fortes Sociedade Musical Padre Silveira
Carangola Sociedade 21 de Abril
Cipotânea Corporação Musical Santa Cecília
Coimbra Lira Coimbrense
Dores do Turvo Corporação Musical Nossa Senhora das Dores
Ervália Corporação Musical Lira São José
Faria Lemos Corporação Musical José Ferreira
Guarará Banda de Música Guarará
Itamarati de Minas Corporação Musical Santa Cecília
Lamim Corporação Musical Divino Espírito Santo
Leopoldina Lira Musical 1.º de Maio
Leopoldina Banda Musical Princesa Leopoldina
Paiva Corporação Musical "Santa Rosa"
Paula Cândido Corporação Musical Monsenhor Lisboa
Pedra do Anta Corporação Musical São Sebastião
Raul Soares Corporação Musical Raulsoarense
Santana de Cataguases Sociedade Musical Lira Santanense
Santo Antônio do Grama Corporação Musical Nelson Borges
Santos Dumont Sociedade Musical Carlos Gomes
Sem Peixe Corporação Musical Nossa Senhora das Graças
Senador Firmino Corporação Musical N. S. da Conceição
Tabuleiro Sociedade Musical Santa Terezinha
Camila Vaz de Moura (Segov)
Ué, cadê a Banda de Granada? Ela também foi contemplada, mas não está nesta lista.
ResponderExcluirSou, Dimas, regente da Corporação Musical manoel Alecrim da cidade de Veredinha , Vale do Jequitinhonha. Gostaria de saber quando serão entregues os próximos instrumentos às demais Bandas inscritas no Edital e se há como consultar online as demais Bandas relacionadas no Programa.
ResponderExcluirAguardo resposta
Dimas, pra vc ver o resultado acesse o site da secretaria de estado da cultuta e clique em resultado bandas de minas edital 2011. Sou membro da Banda de Granada aqui pertinho de Raul. Fico feliz quando vejo tanta gente interessada assim. Abraço.
ResponderExcluiro link é o seguinte:
http://www.cultura.mg.gov.br/component/content/article/210-acao-cultural/605-programa-de-apio-as-bandas-de-musica-editais-e-resultados