sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Enquete: Você concorda com a colocação da faixa de pedestres “distante” dos cruzamentos?

mapa_transito_raul

Após a última reunião do Conselho Municipal de Trânsito, no dia 1º de fevereiro, ficaram decididas algumas modificações que irão beneficiar sobremaneira o trânsito da cidade. Uma delas e a mais polêmica, é a colocação de faixas de pedestres que, além de oferecer um espaço onde o pedestre possa atravessar uma via com mais segurança, devido à sua pequena elevação funciona também como redutor de velocidade de veículos.

Entretanto, de posse do mapa demarcando as modificações, resolvemos colher algumas opiniões da população sobre as mudanças, e o resultado foi que a maioria não concorda com a decisão do Conselho de colocar essas faixas de pedestres distantes dos cruzamentos. Muitos  alegam que o maior fluxo de veículos é justamente nos cruzamentos e que ninguém que já está na calçada próximo ao cruzamento, vai andar mais uns 50 metros para ter que fazer essa travessia. Prefiro arriscar e continuar atravessando sempre onde tenho costume, mesmo arriscando um pouco, disse um dos entrevistados.

Entendemos que o posicionamento do Conselho é o de assegurar o bem estar, principalmente do pedestre, colocando a faixa onde, supõe, haverá mais fluxo de usuários, mas, ao mesmo tempo, não levou em conta de que essas pessoas não irão mudar a sua rotina e andar mais alguns metros só para alcançar essa segurança. Sabemos que hoje em dia todos têm os seus compromissos e querem chegar o mais rápido possível ao seu destino e essas faixas distantes dos cruzamentos vão acabar não surtindo o efeito esperado.  Ademais, alguns entrevistados alegaram que, se em outras cidades como Caratinga e Manhuaçu, por exemplo, essa regra de trânsito é seguida, por que aqui, não?

Com o objetivo de colocar este assunto em evidência para que a população que não compareceu a essa reunião possa também participar desse debate, e na tentativa de sensibilizar os conselheiros para que revejam a sua posição, mesmo reconhecendo a soberania do Conselho nessas decisões, propomos uma enquete.

E você? Concorda com a colocação das faixas de pedestres distantes dos cruzamentos?

63 comentários:

  1. Se a pessoa vai usar ou não já é um problema de Educação dela, não é verdade? Agora só em Raul Soares as pessoas são contra colocar faixa de pedestre... Chega a ser brincadeira a população não querer faixa de pedestre...

    Agora, tem que saber, Pascoal, se os motoristas vão respeitar. Cidade que não tem semáforo, pedestre pisou na faixa, carro tem que parar, afinal a preferência no trânsito é do pedestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, eu não disse que o povo de Raul Soares é contra a colocação da faixa de pedestres. O que se está discutindo é o local onde elas serão colocadas. De duas, que eu me lembre, uma está entre o Shopping Luiziana e a Estação Rodoviária e, outra, em frente ao Bar do Eron. O que o os entrevistados reclamaram é que elas deveriam ser colocadas a 5 metros dos cruzamentos, como estipula a Lei do Trânsito.

      Excluir
    2. É VERDADE EM CARATINGA É PROXIMO ÃOS CRUZAMENTOS FACILITA MESMO A TRAVESSIA DOS PEDESTRES, AQUI TAMBEM DEVERIA SER,EU SOU MOTORISTA E ACHO QUE DEVERIA SER PERTO DOS CRUZAMENTOS +- DEZ METROS

      Excluir
    3. Sim, Pascoal, eu entendi o que você disse, mas as faixas nas avenidas principais, perto do Luziana e perto do Eron, como vc citou, não podem ser apenas perto dos cruzamentos, pois as avenidas são grandes. Ali mesmo perto do Luzianna shopping um cruzamento fica bem mais longe que 5 metros, tanto de um lado, quanto do outro, e você acha que ali não precisaria de uma faixa, devido ao fluxo de pessoas? As faixas não precisam ser apenas a 5 metros dos cruzamentos, mas sim nos locais de maior fluxo. Toda cidade que eu vou, e que tem faixa, as mesmas não são colocadas apenas a 5 metros dos cruzamentos e sim no meio também a avenidas grandes, como as principais da nossa querida cidade e justamente onde vc citou. Fico pensando, quando vou a BH, se eu tiver que atravessar a Raja Gabaglia apenas nos cruzamentos, os pedestres estariam na pior...

      Os motoristas não querem faixas no meio da avenida, pq vai cortar a aceleração do carro. Nós sabemos, que principalmente a noite, muitos passam voando na avenida ali do luzianna shopping, tanto que já foi palco de vários acidentes, inclusive com mortes...

      Excluir
    4. Se você observar o mapa acima, verá que existem várias faixas de pedestres na avenida principal, todas longe dos cruzamentos, que são justamente os locais onde o fluxo de pessoas é maior, pois estão vindo de uma rua transversal. Sou a favor de que coloquem mais faixas de pedestres, inclusive para conter a velocidade de carros e principalmente motos, que passam voando naquela avenida. A faixa em frente o Luiziana Shopping eu acho necessária, mas desnecessária aquela em frente a Praça Vivi Menezes, que poderia ser colocada próxima ao prédio da Cooperativa, onde o fluxo de pedestres é maior.

      Excluir
    5. O problema de uma faixa em frente ao bar do Eron é o nível de educação (e do álcool no sangue) do pessoal que frequenta ali à noite. Eles acham que são os donos da rua, não saem da frente dos carros e ficam provocando os motoristas que passam por ali à noite.

      Excluir
  2. É acho uma boa a colocação de faixas. pois fui a guarapari com minha família e lá estava funcionando muito bem quem atravessa na faixa os carros paravam e respeitavam os pedestres coisa rapa pois até carro com placa de BH e do interior parava numa boa.Agora aquí a Polícia tem que ficar nas ruas com apíto e chamar a atenção de quem faz a coisa errada. Carro, Carroça,Caminhão,Cavalo,Bicicleta,Principalmente o motoqueiro. Tem que ter responsabilidade e respeito.O transito aqui está avacalhado é moto no meio dos carros não tem lugar certo para parar Prestem atenção na Rua Prefeito Wilson Damião.se para onde bem entendem não á respeita.A polícia era para estar mais presente.

    ResponderExcluir
  3. ESTAS FAIXAS ESTAO BENEFICIANDO MUITO MAIS OS MOTORISTAS DO QUE OS PRÓPRIOS PEDESTRES,POIS ESTÃO LONGE DOS CRUZAMENTOS DE ONDE EU MESMO FAÇO USO DA TRAVESSIA ,E REALMANTE TODAS CIDADES QUE EU CONHEÇO AS FAIXAS SÃO PRÓXIMO AOS CRUZAMENTOS ,MAS RAUL SOARES É SEMPRE DIFERENTE DAS OUTRAS,EU NAO CONCORDO COM ESTAS FAIXAS,É LAMENTÁVEL A DECISÃO DO CONSELHO DE TRÂNSITO DE RAUL SOARES,JUNTAMENTE COM AS PESSOAS QUE ESTAVAM PRESENTES E TAMBEM VOTARAM,COM CERTEZA TODOS OS PRESENTES ERAM MOTORISTAS PARA TOMAR ESSA DECISÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você não conhece muitas cidades. Faixas de pedestres não são apenas em cruzamentos. Você está criticando as pessoas sem saber e falando bobeira. COMO bem disse o pascoal, ali em frente ao shopping mesmo precisaria de uma... Muito fluxo de pessoas, rodoviaria e avenida principal da cidade.

      Excluir
    2. É CLARO QUE A DO SHOPPING ESTA CERTA,EU ESTOU APENAS DEFENDENDO QUE DEVERIA TER SIDO COLOCADAS + FAIXAS NAS PROXIMIDADES DOS CRUZAMENTOS JÁ QUE AS PESSOAS ULTILIZAM + ESSES PONTOS. EU NÃO ENTENDO PORQUE FALANDO BOBEIRA CARATINGA,VIÇOSA,MANHUAÇU SÃO CIDADES QUE ESTÃO DANDO EXENPLOS DE MOTORISTAS E PEDESTRES ELES SE RESPEITAM AS VEZES OUÇO ATÉ AQUELE MUITO OBRIGADO, E ESSAS CIDADES TEM FAIXAS PROXIMAS ÃOS CRUZAMENTOS,FUNCIONA ASSIN EX:ONDE TEM SEMAFORO ESSAS FICAM DE 2 A 5 METROS DAS ESQUINAS, ONDE NÃO TEM ESSAS FAIXAS FICAM DE 10 A 15 METROS,VOU DE DAR UMA DICA OBSERVA AONDE AS PESSOAS FAZEM A TRAVESSIA EM RAUL SOARES E ENTÃO TIRE SUA PRÓPRIA CONCLUSÃO...

      Excluir
  4. A educação como disciplina no trânsito também faz parte do processo, e os hábitos antes errados e desprovidos de regras e normas para transitar, agora serão incorporados pelos pedestres, que devem também se preparar para as mudanças, que são necessárias e importantes para a segurança entre veículos e pedestres.
    Então não se trata tão somente de colocar faixas e outras sinalizações, mas de um amplo e profundo processo de educação para o trânsito que deve começar imediatamente nas escolas e junto aos cidadãos que precisam participar das mudanças.
    Encaminhei um artigo sobre critérios e requisitos para colocação das faixas de pedestres, caso seja interessante peço que possa publicar no blog.

    Obrigado e estou a disposição.

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com a faixa, pois assim os motoristas e pedrestres terao a obrigação de respeita-la(faixa),os pedrestes principalmente porque eles nao respeitao nos ciclitas. entrao na frente da bicicleta, atravessam a rua sem olhar pros lados, se a gente nao tiver cuidado acaba esbarrando neles.
    e o pior lugar para passar de baik é pelo entre rios ali o povo nao respeita mesmo, atravessam e nao estao nem ai acham q sao dono do pedasso. Precismos sim de faixas sinalizaçao para educar esta populaçao.
    E pensando pelo lado bom, que qnd sairem para cidade maiores saberam andar pelas ruas.

    ResponderExcluir
  6. temos que educar e conscientizar tanto o motorista quanto o pedestre, porque em raul soares o motorista o pedrestre e principalmente o ciclista varias vezes penssam que sao donos da rua e nao tem cordialidade nenhuma com o proximo penssando somente nele.

    ResponderExcluir
  7. porque não colar SEMÁFAROS NOS CRUZAMENTOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá a proxima reunião e veja como estao sendo axecutado os projetos, conto com vc,,,

      Excluir
    2. ENTÃO É PRECISO AVISAR COM ANTECEDENCIA E COM CARRO NA RUA, POIS PARECE ATÉ QUE A REUNIÃO É SECRETA. AVISAR PELA RADIO NÃO VALE POIS ELA SO É OUVIDA NA PERIFERIA.

      Excluir
  8. Tudo é questão de habituar e se educar,eu prefiriria nos cruzamentos mas vou ter que mudar e obedecer a faixa de pedestres.
    Desculpem-me senhores leitores,preciso fazer um desabafo:como estão "esculhanbando" com a nossa Língua Portuguesa OU SERÁ QUE TUDO ISSO É REFORMA, e eu,com meu raciocínio lento não consegui acompanhar?

    ResponderExcluir
  9. Errado essas faixas ai, elas deviam ficar em todos os cruzamentos... tem q ser repensado isso, antes de agir!

    ResponderExcluir
  10. Em Raul Soares o trânsito está ficando cada dia pior. E ainda bem que não é o dia inteiro, costuma melhorar depois de uma certa hora e aos domingos, e, também, quando acontecem feriados e dias Santos no meio da semana.
    O certo é que aumentou e muito o número de veículos em circulação, motoristas que dizem que têm carteira e ao mesmo tempo parece que foi comprada; e sem contar os vários outros tantos sem a mínima condição de conduzir veículos, pedestres, carroças, charretes, bicicletas, cachorros, cavalos... E agora, com os ônibus escolares obrigatórios, que por sua vez encontram com os caminhões de cana, e ainda, com os montões de carros estacionados que acabam colaborando para estreitar ainda mais a ruas, e, tem conseguido provocar confusões, cada dia numa rua. Na Getúlio Vargas e Governador Valadares nem se fala...
    Alguns leitores poderão dizer que estamos exagerando e os outros poderão dizer que nem tanto. E não podemos esquecer do número crescente das pessoas querendo aprender (auto-escola) a dirigir da noite para o dia. E não podemos esquecer (também) que no princípio do mês todos os aposentados saem de casa praticamente nos mesmos dias. Todos nós merecemos respeito para ir e vir com segurança, mas os aposentados como são muito importantes para não dizer importantíssimos para a nossa economia, merecem ainda um pouco mais de respeito... Os proprietários dos comércios que são cada vez mais dependentes dos salários dos aposentados, não vêem a hora de pelo menos dar uma melhorada nesse trânsito cada vez mais caótico.
    Um amigo meu depois que aposentou preferiu mudar pra roça e criar carneiro e tomar água de mina e mais um montão de outras coisas. Mas, em compensação, viver na roça também não está nada muito fácil - dizem que o número de ladrões nas propriedades rurais está aumentando.
    Salve-se quem puder...

    ResponderExcluir
  11. Pascoal, pq. não seguir a Lei de Trânsito? Mas, o mais importante de tudo isto é o processo de educação que deve preceder a colocação das faixas. A população deve ser preparada para as mudanças,pois vai modificar todo um processo cultural que já faz parte da rotina da cidade.

    ResponderExcluir
  12. Não tem polícia para ficar em todos os cruzamentos todos os dias para fiscalizar. E se a faixa ficar no cruzamento quando um pedestre for passar vai parar o trânsito de todos os lados e os carros que ficarem parados esperando vai fechar o cruzamento. isso é bom só onde tem mão única, onde tem mão dupla tem que ser no meio do quarteirão mesmo. Se o povo quiser atravessar fora da faixa ok, mas aí não vem reclamar depois que acontecer um acidente. As pessoas que estão reclamano aposto que não foram lá na audiência pública falar nada, nem nas reuniões do coselho agora fica aqui meteno o pau no serviço dos outros. certo é que tudo que for feito vai ter gente reclamano uns quereno mais outros quereno menos e nunca vai ficar todo mundo satisfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, o trânsito não vai parar por causa das faixas próximas aos cruzamentos. Se assim fosse, o trânsito de Caratinga e Manhuaçu não fluiriam tão bem. A lei determina que as faixas de pedestres fiquem a 15 metros dos cruzamentos, justamente para dar tempo suficiente para que os veículos diminuam a velocidade e o pedestre possa atravessar em segurança. Ninguém aqui está metendo o pau no serviço dos outros. Apenas estão expressando a sua opinião, amparados por um direito garantido pelo blog.

      Excluir
    2. Caro pascoal, uma faixa em frente a coperativa ficaria a 15 metros do cruzamento?
      E quando eu disse do ficar meteno o pau eu falei mais pra pessoas pensarem em participar mais e reclamar menos, na hora de participar é pouca gente, mas hora de falar mau é todo mundo junto!

      Excluir
    3. Caro anônimo, não fui lá medir se tem os 15 metros do cruzamento da rua Professor Edward Leão, mas provavelmente, tenha até mais, pois aquele prédio ocupa uma boa extensão da avenida. Quanto à sua reclamação, não tem ninguém "meteno" o pau aqui. Estão apenas expressando a sua opinião, o que é um direito de qualquer leitor. Se não foram lá participar da reunião, certamente tinham outros afazeres mais importantes para tratar, ou o assunto não era tão atraente, como está sendo agora aqui no blog, não acha?
      Dar a sua opinião no blog é também uma forma de participar ativamente das propostas sugeridas para mudanças em nossa comunidade.
      Lembro, mais uma vez, que não estou querendo modificar nada. Estou apenas cobrando o cumprimento fiel da Lei de Trânsito.

      Excluir
  13. Entendo que a relação ideal motorista x pedertre é como há na cidade de Viçosa. Lá, todo motorista para para o pedestre atravessar a rua, desde que ele tenha demonstrado esta intenção. O pedestre, por sua vez, sabe que deve ser objetivo na sua travessia e manda bons fluidos espirituais ao seu novo amigo. Como isso se tornou hábito, acontece naturalmente, sem nenhum sacrifício das partes. Às vezes somos motoristas e às vezes, pedestres. A cooperaão e não a disputa, é a lei.
    Aqui do outro lado do mundo, (rsrs..)ainda precisamos das faixas. Próximo à esquina é a praxe. Mas se há uma grande conveniência de se atravessar no meio do quarteirão, por exemplo, para acessar o terminal rodoviário, ali deve haver uma faixa.
    Em Belo Horizonte na avenida Paraná, além das faixas próximas aos cruzamentos, tiveram que chegar ao ridículo de construírem tapumes no canteiro central. Por que? Porque se não fizessem isto, o trânsito de veículo não fluiria.
    Jaeder - Timóteo

    ResponderExcluir
  14. A faixa de pedestre é mais do que necessario,acho que deveria seguir os regulamentos de transito nacional, afinal de contas as leis vem de aprovaçao do governo federal nao estamos aqui para reinventar a roda , outra coisa pra resolver o problema de estacionamento é só colocar o bilhete faixa azul,porque te muita gente que mora a menos de quinhentos [500]metros de seu serviço e vai trabalhar de carro com o bilhete faixa azul essa cultura vai mudar ,e tambem ajudar uma estituiçao como o nucleo do cancer e outras que temos na nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sugestão: é só tocar o coração do homem, que ás vezes anda no bolso.

      Excluir
  15. Pascoal,sugiro que você abra um tópico a respeito daquele estacionamento 45° em frente o Entre Rios/ Ponto do Sabor/ Hotel Cecília. Aquilo é um ninho de Guacho, tem carro estacionado a 30°, 45°, 90°... Uns vêm da direita, outros da esquerda. Motos que poderiam ocupar pequenas vagas acabam ocupando a vaga de um carro.
    Aquilo deveria ter marcação com relevo e estacionamento exclusivo para as motos. Outra coisa é que poderíamos ter estacionamento rotativo, pois parece que tem gente que tem vaga cativa, nem precisa vir de carro e toma conta de uma vaga o dia todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para isso que foi criado o Conselho Municipal de Trânsito em Raul Soares. Só o Conselho tem competência e amparo legal para fazer as adequações necessárias para corrigir os problemas relacionados ao trânsito em Raul Soares. Esses problemas que você mencionou, já estão sendo discutidos.

      Excluir
    2. Moro aonde tem estacionamento rotativo e sabe o que acontece aqui, subornam os controladores e fazem o local de venda de veículos usados, em pleno Jardim velho já ví pessoas vendendo carros ocupando espaços publicos indevidamente, deveriam abrir comércio com tudo legalizado inclusive emitir nota fiscal. Fica aqui a pergunta o Conselho de Trânsito de Raul Soares tá verificando isto ou tá comendo mosca, mostrem para que vieram.

      Excluir
    3. Gostei de sua observaçao irei levar ão conhecimento do conselho na proxima reunião...

      Excluir
  16. Eu concordo com a colocaçao das faixas mas somente proximo dos cruzamentos para facilitar a vida dos pedestres, pergunto porque o Conselho de trânsito de Raul Soares esta divergindo do Código Nacional de Transito.
    Penso que com isto querem beneficiar alguns comércios o que não é função deles, deveriam olhar o lado do povo.
    Sugestão porque não faz um calçadão que comece na parte de traz da rodoviaria, até a antiga rodoviaria ou antiga Churrascaria Casa Branca só para uso de pedestres, vários centros já tem isto e Raul Soares ficou para traz. Sugiro também plantar mais arvores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o calçadão, seria um divisor de águas para o centro da cidade, mas também perderíamos muitas vagas para estacionamento. Precisamos pensar em conseguir mais vagas.

      Excluir
  17. Duvido que alguma dessas ações dêem resultados.Raul Soares é terra de índio gente, o povo aqui não tem educação e sem ela não tem lei de trânsito que funcione.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DISCORDO DE VC,O POVO TEM EDUCAÇÃO SIM,TEM ALGUMAS PESSOAS SEM ELA (MAS ISSO NAO É O POVO )TEM OS MAIS HUMILDES ,QUE MUITOS RIQUINHOS POR AI ACHA QUE É SEM EDUCAÇÃO,MAS O QUE SE DISCUTE É O TRANSITO DE RAUL SOARES E CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ,MAS NAO PRECISAMOS ESPERAR PELO GOVERNO ,PREFEITO PARA MUDAR ISSO,VC NAÕ ACHA?

      Excluir
    2. INFELISMENTE TEMOS QUE ACEITAR QUE O POVO AQUI É PÉ DURO MESMO. TEVE VISITANTE QUE ME FALOU ISSO NA CARA. ACHO QUE EDUCAR PARA O TRANSITO NÃO VAI SER DIFICIL É SO COMEÇAR A MULTA QUE RESOLVE.

      Excluir
    3. Continuo achando que a população raulsoarense não tem educação suficiente para que um projeto desse dê certo.Os que a têem infelizmente são a minoria.Essa educação(para o trânsito) tem de começar cedo,ainda no ensino fundamental, depois de "velho" não adianta querer educar mais não.

      Excluir
  18. Pobre raul soares enquanto tantos sugerem ela cada dia que passa pior.Precisamos de EDUCAÇAO somente ela e capaz de consertar essa situaçao.Vejam bem o transito de Raul perde pouco para a india.Fala se de faixa de pedestres e tal,quantas placas existem e nao sao respeitadas,outro dia mesmo o carro da policia rodoviaria estava parado em frente a praça da Igreja bem proximo a placa de proibido parar e estacionar.Varias vezes o carro da prefeitura e da policia da cidade ficam em cima da praça da cultura perto do predio que um dia foi estaçao.E o tanto de bicicletas nas calçadas e nos lugares onde um dia foram as praças que eram o nosso orgulho,hoje nao passam de deposito de lixo.Por ai percebe se que o problema e bem maior.temos que lutar para a educaçao e conscientizaçao das pessoas e ensina las a valorizar e amar esta cidade nao permitindo que seja ricularizada como ouvi um comentario de um visitante dizendo achar ser a cidade mais suja e descuidada do estado de minas.Engolimos isto porque infelizmente sabemos que mao e mentira.Disseram que teria mutirao de limpeza,pelo contrario teve mutirao da sujeira,vejam as ruas.E aquela que um dia foi a fonte luminosa hoje e criadouro de dengue,acho que estao criando para exportar e o jardim velho que virou pasto.O problema do transito e apenas mais um reflexo da nossa atual situaçao.Pobre Raul Soares.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e permita-me acrescentar nessa lista o parquinho. Eu simplesmente não aceito saber que o parquinho de tantas gerações de crianças virou o que virou...

      Excluir
  19. Como já vimos em todas as areas as pessoas tem de ser preparadas o transito não é diferente, aqui no cfc nova unida é aplicado 45 aulas teoricas sabemos que isso não se resolve o problema da educaçao, essas aulas tinham de ser aplicadas nas escolas desde o ensino fundamental até o médio, somente desde jeito teriamos pedestres e motoristas conscientizados com verdadeiro respeito pelo nosso transito, infelismente nosso governo não consegue enxerga a soluçao, este tipo de educaçao ja é adotado em alguns paises e o resultado foi positivo, mudando totalmente o resultado de acidentes.

    ResponderExcluir
  20. Caros conterrâneos, este belíssimo projeto de faixas implica, dentre outros, o envolvimento, adaptação, colaboração, de toda uma sociedade, pois em Mannhuaçu, que já esta implantado nos mesmos moldes de Viçosa e outras há anos, ocorreram, como qualquer mudança, dificuldades, resistência, acidentes (principalmente choques mecânicos pela traseira)pois o motorista parava para o pedestre na faixa e o veículo que seguia logo atrás por desconhecimento desse novo hábito, acabava chocando-se na traseira deste, o que ainda ocorre. Muitos pedestres, devido a forte campanha desenvolvida pela Polícia Militar, voluntários do COMSEP, clubes como Rotary, Lyons, até mesmo por simplicidade, até hoje atravessam na faixa, sem sinalizar, demonstrar para o motorista tal intenção, provocando alguns atropelamentos e ainda, desconhecimento por parte de ciclistas que também são sujeitos as regras de circulação, trafegam na contra-mão de direção, não respeitam ao pedestre, resumindo, falta para todos uma educação no trânsito, o que deveria como muitos já citaram, iniciar nos primeiros anos escolares. Em suma, deve-se apoiar de forma irrestrita este projeto, aprender e fazer as correções que se fizerem necessárias, para que este processo evolutivo na formação e educação de nosso povo, realmente aconteça. Um abraço.

    ResponderExcluir
  21. quem sabe Raul Soares,fique igual a Caratinga
    pedestre colocou o pé na rua,os carros param
    na hora...

    ResponderExcluir
  22. pascoar, alterei meu voto despois que li algums comemtarius.

    ResponderExcluir
  23. Concordo que não haja mais violência no transito, nem que eu tenha que andar mais 50 metros; concordo em ser mais flexivel para garantir a minha segurança, dos meus filhos e das pessoas em geral,mesmo que eu motorista tenha que também respeitar a faixa e os pedetre;concordo com as pessoas comprometidas que estão pelo menos tentado garantir transito seguro; só não concordo e acho absurdo e mau educada as pessoas que se negam a andar mais 50 metros para garantir a sua segurança; será que preferem arriscar serem atropeladas? se não respeitam a propria vida, não respeitarão faixa como motorista também, se fossemos pessoas educadas no transito , não necessitariamos de faixa, lombadas e etc; se tivéssemos mais amor e respeito a vida, tudo seria diferênte e menos polêmico; enquanto a educação no transito não chega pessoal, vamos colaborar, até que se ache uma solução que agrade a todos, o que não podemos permitir de forma alguma é essa violência toda no transito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que o cidadão tem direito de atravessar onde ele quizer e para economizar tempo ele vai atravessar é fora da faxa se ela não for próxima pelo menos até 15 metros do cruzamento conforme é a lei. Querer segurança é andar dentro da lei, se a lei diz que tem de ser assim porque fazer diferente... Só em Raul Soares mesmo...
      Esse Conselho de trânsito devia encher a avenida de faxa de pedestre, pois ela é a MG 329, onde os carro e moto passa tem hora mais de 60 km por hora.

      Excluir
    2. Se voce atravessar a rua e estiver antes de 50 metros da faixa de pedestre e for atropelado, o motorista ficará insento e não responderá sobre o acidente como culpado e vc será o culpado e responsavel por qualquer dano no veiculo. é por isso que onde a um grande movimento de pedestres são colocadas faixas de 50 a 50 metros...

      Excluir
  24. A final das contas as faichas seram colocadas quando. Alguém sabe informar???

    ResponderExcluir
  25. anonimo das 02:17 em Caratinga se você colocar o pé na rua antes de olhar tá arriscado ficar sem ele.

    ResponderExcluir
  26. Resposta ao anônimo das 06:12h.
    Caro amigo, em se tratando de segurança, as coisas não podem ser encaradas dessa forma; imagina você dentro de BH com essa linha de pensamento?(pedestre tem direito de atravesar a rua onde quiser),com toda certeza vai voltar para Raul Soares dentro de um caixão se Deus não te ajudar e afinal, não eduque seus filhos com essa linha de pensamento pois você poderá estar formando cidadãos suicidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, você me entendeu mal. Estamos em Raul Soares e não em Belo Horizonte. Lá, além das faixas de pedestres estarem "dentro dos padrões da legislação em vigor", tem semáforos e a velocidade normal é de 60 km nas ruas, aqui é de 30 km. O maior perigo que enfrentamos aqui não é propriamente o da travessia das ruas, mas o desrespeito às leis, principalmente por esses motoqueiros que passam voando baixo na avenida, não respeitam contra-mão e só mesmo a instalação de muitas faixas de pedestres com elevação para frear um pouco essa insanidade (Essas novas faixas de pedestres são construídas no mesmo nível das calçadas, funcionando também como redutores de velocidade).

      Excluir
  27. Pessoal a muito tempo que nós estamos esperando mudamças no trânsito de Raul Soares vamos aguardar as placas de sinalização,faixas para os pedestres e redutores de velocidade pra depois falar.E os pedestres aos poucos terão que acostumar com essas mudanças,pois em outras cidades as pessoas tiveram que acostumar porque aqui não pode acontecer o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos discutindo agora justamente para evitar que as mudanças sejam feitas em desacordo com as leis. Se fizer como der na teia, depois vai ter que vir consertando tudo.

      Excluir
  28. Acho que essa discussão deveria começar pelas escolas, passando pelas associações de bairros e dos distritos também e por palestras nos postos de saude e em todos os segmentos organizados, e também através da imprensa, sem paixões nem politicagens, iniciando, assim, um grande programa de educação para o transito no município. Só assim, acho que, em médio prazo, será possível mehorar esse transito louco de Raul Soares. Isto faz parte da cultura do povo daqui. Quantas vezes não vimos pessoas com carros parados no meio das ruas no maior papo, em ligar para quem vem atrás?

    ResponderExcluir
  29. o posicionamento dessas faixas deveria ser visto UMA A AUMA.... em tese..o correto é sim a poucos metros dos cruzamentos..mas em locais como em frente ao luiziana (que me recuso a chamar de shopping....é corretissimo..enfim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Travessia para pedestres no meio de quadra

      Preferencialmente, as travessias para pedestres devem ser localizadas em interseções(cruzamentos). Porém, travessias para pedestres no meio da quadra ou entre interseções podem ser instaladas sob certas condições.

      Segundo o manual MUTCD (MUTCD, 2003), a colocação de faixas para pedestres entre interseções deve ser precedida de uma avaliação da engenharia de tráfego para determinar a necessidade da implantação destas em vias de grande movimento, onde uma ou mais das seguintes condições existam:
      – as travessias e as interseções estão distanciadas em mais de 180m ou as distâncias entre travessias são maiores que 100m, em locais com grande volume de pedestres ou áreas com trânsito frequente de estudantes ou pessoas idosas;
      – a velocidade na via é menor que 60km/h e a demanda nas travessias nas quatro horas de maior movimento excede 25 pedestres/hora em vias com volume médio diário de tráfego maior que 10.000 veículos/dia. Em locais onde existe número significativo de crianças, pessoas idosas, ou pessoas portadoras de necessidades especiais, o valor limite é de 10 pedestres/hora;
      – em qualquer um dos casos considerados anteriormente deve haver distância de
      visibilidade adequada para a implantação das faixas para pedestres.
      O manual do DENATRAN (DENATRAN, 1987) não apresenta valores de referência de volume de pedestres e/ou veículos para a implantação de faixas entre interseções. O manual expõe que esse tipo de dispositivo é indicado “para os locais onde a demanda de pedestres é variável no decorrer do dia, a frequência de chegada de pedestres ao local é baixa, intensificando-se somente em alguns períodos. Além disto, o tráfego de veículos no local é tal que permite aos pedestres a espera, não muito longa, de uma brecha entre veículos, de maneira a atravessar a rua sem problemas”. O único valor de referência apresentado no manual diz respeito à localização da faixa em relação às interseções. A distância não deve ser inferior a 50m da interseção mais próxima, sendo ela sinalizada ou não.
      A faixa de travessia entre interseções, com grupo focal exclusivo para pedestres, deve ser colocada, segundo o DENATRAN (DENATRAN, 1987), com o objetivo de interromper o tráfego de veículos e permitir a passagem e disciplinar o tráfego de pedestres para não interromper a fluidez no tráfego de veículos. Aqui também o manual não apresenta valores de referência que possam balizar a decisão dos planejadores quanto à necessidade de instalação dos dispositivos de travessia

      Excluir
  30. A pascoal se formos olhar Raul precisa não só de faixa de pedestre mas também de um semáfaro,e quanto a faixa de pedestre em frente ao Coronel João Domingos precisamos de uma urgente,este é só um dos pontos. Quanto a quem disse que são as pessoas que bebem que atrapalha os veículos que nada vem um dia aqui para vc ver os cavalinhos de pau e a velocidade que os carros passam por aqui na avenida a qualquer hora.

    ResponderExcluir
  31. faixa nos lugares certo,será ótimo para todos.desde que tenha educação, para todos raul soarense.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia Pascoal, estarei ai nesse sensacional carnaval de Raul Soares, olha, falando do transito, acho eu que o pessoal do departamento de transito de Raul Soares, estão equivocados, as faixas têm que estar perto dos cruzamentos sim, claro que poderá ter outras, entre essas, moro em caratinga a mais de 2 anos e aqui funciona assim e olha, está melhorando a cada dia... abraços . Alizon Freitas

    ResponderExcluir
  33. tem que ter faixa sim pq em todos lugares certo,será ótimo para todos.desde que tenha educação, para todos raul soarense.e vizitantes pq nao. raul soares tem muitos veiculos mais o povo tem que ter educaçao piso paro pq nao

    ResponderExcluir
  34. tem que ter faixa sim pq nao. todos lugares tem so raul soares que nao tem certo,será para todos.desde que tenha educação, para todos raul soarense.e vizitante pizou paro kkkk

    ResponderExcluir
  35. Eu concordo com faixa de pedestre, e já passou da hora..Espero que também seja coloca no cruzamento do galinari o pontilhão da rua bom jesus, o povo não respeita, quem está indo sentindo ao centr. quem vem da rufino rocha eles não param é uma loucra só....

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Pascoal,fico feliz em saber que a nossa querida Raul Soares,está tentando melhorar o trânsito.Torço para que dê certo.(Todos nós somos responsáveis pelo transito)Pois além de pedrestes, ainda podemos ser ciclistas, motociclistas, condutores de veiculos,carroceiros,cavaleiros.Aonde acaba o meu direito começa o do outro,então eu acho que no Brasil em geral e não somente no trânsito de Raul Soares,precisamos é de respeito.(Principalmente pelo respeito à vida)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.