Por Nélio Azevedo
Algumas cidades do interior de Minas estão ficando mais conhecidas pelo carnaval do que por outros aspectos, as cidades históricas de Ouro Preto, Diamantina, Mariana, Sabará e São João Del Rei receberam mais de 300 mil pessoas nesse carnaval e movimentaram mais de 5 bilhões de reais.
Daí que eu tenho algumas perguntas a respeito do Carnaval de Raul Soares:
- O Carnaval de Raul Soares dá lucro?
- Quantas pessoas visitam Raul Soares nesse período?
- Quanto a prefeitura Municipal investe?
- Quanto as empresas (bares, restaurantes e hotéis) investem?
- Quanto o comércio fatura e qual é o retorno para a cidade em termo de arrecadação?
- O número de visitantes cresceu, diminuiu ou se estabilizou em relação ao Carnaval do ano passado?
- Quais são os dados das ocorrências de trânsito e policiais verificadas nesse período.
- Há algum plano para o próximo ano?
Eu gostaria de saber se a Prefeitura Municipal tem alguma resposta a esses questionamentos, ou qualquer pessoa envolvida no evento.
Abaixo, alguns exemplos de cidades que se deram bem com essa festa:
"...as cidades históricas de Ouro Preto, Diamantina, Mariana, Sabará e São João Del Rei receberam mais de 300 mil pessoas nesse carnaval e movimentaram mais de 5 BILHÕES de reais" ???
ResponderExcluir5 BILHÕES??? De onde saiu essa cifra Pascoal??
Não sei. Isso é um assunto para o Nélio, autor do texto, explicar para nós.
ExcluirNélio disse:
ExcluirOlá, Hades Jr, me desculpe a cifra acima de 5 bi, realmente ela está errada, ouvi a notícia na Itatiaia e não conferi, provavelmente foi bem menos, mas como você pode ver pela notícia no Jornal o Tempo, 23/02/2012, só Diamantina recebeu mais de 20 mil visitantes,nos cinco dias, foram movientados 4o milhões de reais;tendo registrados 50 mil foliões no Bloco Samba-Daki, na terça-feira. O mais triste ão outros números registrados: 1 motro por abuso de álcool e drogas, mais 600 atendimentos médicos e uma média de 40 toneladas de lixo diariamente. Nas outras cidades não tive como confirmar esses números, mas o que ouvi na Rádio Itatiaia foi que as cidades históricas receberam 300 mil visitantes. Só em Sabará, a Prefeitura teve que utilizar 140 banheiros químicos, não foi divulgado o número oficial de visitantes.
Prezado Nelio, creio que vc não terá respostas para suas perguntas, o carnaval por aqui é muito amador, os organizadores acham que é só colocar o palco com as bandas, o trio elétrico, contactar a PM e cair na folia, não existe planejamento algum, tudo é feito em cima da hora, exemplo é a questão dos banheiros que foram muito aquém do que a necessidade exige e a questão da limpeza das ruas no local do evento e adjacencia, as barracas que serviram alimentos sem nenhuma higiene e nenhuma fiscalização. È preciso que o poder público veja o carnaval de forma profissional e já comece a planejar o próximo pois se não o evento que ja vem tendo público menor há alguns anos venha se tornar um evento que já teve.
ResponderExcluirNão sou de Raul Soares e também observei essa desorganização. Na segunda-feira, enquanto o bloco das desesperadas se preparava para desfilar, já ocupando a rua, muitos carros iam na direção do bloco sem nenhuma assistência por parte da PM. Os integrantes é que tinham que organizar. Carros estacionados de um lado e outro da rua dificultando a passagem do bloco e a visão das pessoas que assistiam. A sorte é que o povo de Raul Soares e visitantes são educados e sabem conviver com essa desorganização. Um pequeno conflito gerado por causa dessa bagunça, provocaria um caus na festividade.
ExcluirTenho uma amiga que mora em Diamantina e ela me disse que a cidade depois do carnaval fica uma sujeira e mal cheirosa. Que a prefeitura gasta uma quantidade absurda de detergentes e afins para limparem as ruas e mesmo assim, são meses e meses para o mau cheiro acabar.
ResponderExcluirCarnaval, enquanto os Governos Federal, Estadual e Municipal investem no evento a Saude, Educação e Assistencia Social ficam sem verbas, nesses 4 dias de gandaia, aumentam em muitos os numeros de acidentes de transitos, pessoas alcoolizadas, violencia, distribuição de drogas, sem contar as transmissões de HIV e DSTs. Creio que os prejuizos do Governo são bem maiores. É a mais insana das festas.
ResponderExcluirÉ claro que dá lucro Nélio!!!
ResponderExcluirE pode ter certeza que tem gente
que "passa os 5 dedos"na maior
cara de santos.....
Lucro dá. Claro que dá! Talvez em Raul ainda não tenha se explorado todo o potencial, porque ainda falta organização. Mas lucro dá sim! Aliás, em Raul com toda certeza é a festa que gira mais dinheiro para a cidade. Não tem como não ser!
ResponderExcluirRaul Soares poderia explorar mais o Carnaval, como pode ser observado lucro é claro que dá.... temos que aproveitar enquanto temos nosso carnaval......
ResponderExcluirLucro sempre deu e dará.A prefeitura de Raul é amadora e simplesmente explora os blocos que hoje são a maior atração da cidade.O que precisa é repensar o carnaval em Raul,atraves da prefeitura ou criar uma entidade que falará e responderá pelos blocos e tomar providencias p melhorar a festa.Qual a necessidade de se ter as barracas na area de folia?Pq não desloca-la p outro local deixando mais espaço p os foliões?Os banheiros é outro ponto fraco,o número é insuficiente e falta de segurança.Se vc quiser ver sexo ao vivo é só ir na rua do grupo Benedito Valadares ou na rua da Construton.A cada ano diminui o numero de turistas em Raul,não sei se uma pena ou muito bom,algo precisa ser feito e URGENTE.
ResponderExcluirO amigo anonimo acima é muito bonzinho,"prefeitura amadora" ela é OMISSA.Espero que povo se lembre bem deste atual prefeito e rejeite tudo que ele apoiar,ele não fez nada pela cidade e tá saindo bem e como está...
ResponderExcluirBanheiros Quimícos????
ResponderExcluirÉ muita gente para pouco banheiro.
O banheiro da Rodoviária é impossível entrar.
O Banheiro oficial do Carnaval de Raul Soares, pelomenos para os homens ficam localizados na Rua da Igreja e na Rua da Rádio UAI.
Nos 6 dias de folia, não utilizei nenhuma vez os banheiros quimicos.
Estavam imundos, melhor é na rua mesmo.
Agora se tivesse uma maior quantidade e manutenção, as ruas iriam ficar mais limpas.