Em matéria publicada ontem, 26, o Blog Regional Raul Soares informou que o plantonista do Hospital São Sebastião de Raul Soares estava ausente, pois não havia ido trabalhar, e que inúmeros pacientes, entre crianças e idosos, estavam na fila ansiosos e expressando revolta, esperando por atendimento. Acrescentou, no final da matéria, que a situação só não ficou pior devido à intervenção da Dra. Célia, que fez os atendimentos.
Em virtude dessa nota, o Hospital São Sebastião enviou a este blog para publicação, os esclarecimentos necessários ao jornalista Jonathan Faria e ao público em geral, o qual transcrevemos:
“Caro Jonathan de Faria, Jornalista registro MG09871JP e Editor do Jornal Regional, conforme publicação em seu jornal: que em 26/12/2011 o Hospital São Sebastião de Raul Soares
1° Que o Hospital São Sebastião de Raul Soares estava descoberto de plantonista no dia 26/12/2011.
2° Que o serviço de Pronto Atendimento no Hospital e essencial a comunidade de Raul Soares, e que os plantões médicos são custeados pela Prefeitura Municipal de Raul Soares.
Venho esclarecer a público o seguinte:
1° Em momento algum estivemos até a presente data sem plantonista em nosso Pronto Atendimento sendo esta informação que foi efetuada pelo seu jornal uma inverdade, pois nossos plantonistas para conhecimento de todos, além dos inúmeros atendimentos externos também efetua atendimentos internos, tais como pacientes internados, cirurgias de emergências e outros e com isto os atendimentos externos têm obrigatoriamente que esperar o atendimento nos horários e momentos oportunos para que assim sejam realizados, informando também que caso venha acontecer algum fato que ocasione a falta de plantonista em nosso pronto atendimento, a população será informada imediatamente.
2° Vale esclarecer aqui também que nosso corpo clínico, e toda a equipe do Hospital São Sebastião de Raul Soares, se esforça ao Máximo para atender toda a população de Raul Soares independente do caso clínico que esteja apresentando porém nunca deixaram de ser atendidos. E que dentro deste perfil gerando assim altos custos e despesas para a instituição, pois se trata de uma conduta moral e ética o atendimento de todos aqueles que aqui nos procurarem.
3° Muito me admira que como foi declarado em sua reportagem você visitou o hospital, e que neste momento não tenha procurado a Administração da instituição para esclarecimentos que se fizesse necessário, e com isto tomando suas próprias opiniões a respeito do caso, pois tal conduta, não condiz com o acesso e o contato que sua pessoa tem com a Administração da instituição, e todo o Hospital.
4° Espero desta forma, poder ter esclarecido a toda a população e principalmente ao Sr. Jonathan de Faria, Jornalista registro MG09871JP e Editor do Jornal Regional, sobre o caso em questão, a e aproveitar para deixar claro que todas as atitudes e ações, tomadas dentro da instituição estão abertas ao conhecimento de toda a população de Raul Soares para esclarecimentos e principalmente as pessoas que contribui sempre para o melhora da Saúde em Raul Soares. Me colocando desta forma sempre a disposição para esclarecimentos.
5° Agradeço a este blog e em especial ao Pascoal pela oportunidade de resposta.
Marco Túlio da Costa
Gestor Administrativo
O atendimento no Hospital São Sebastião na recepção é falho, mas a parte clinica é muito boa, a equipe de enfermagem é maravilhosa, vale mencionar alguns profissionais como Silvio, Maria Geralda,as Cidas, Graziene que são humanos e profissionaise ofertão não só o trabalho como a solidariedade aos pacientes, mas uma coisa é fato, um anestesista de plantão que marca suas cirurgias justamente para o dia em que está no plantão é complicado, sabemos da necessidade do paciente interno, mas aquele que chega no estabelecimento a meu ver tem uma prioridade maior no primeiro atendimento, PSF trabalha com prevenção(os nossos tem deixado a desejar sim)com agendamento, pacientes que precisam de atendimento imediato tem que ir para o hospital sim.
ResponderExcluirna verdade esse hospital vem tentando atender o povo da melhor maneira possivel,com toda sua dificuldade que nos sabenos e ruim com ele pior sem, temos que acradecer os medicos pelos esforcos que tem feito pra nos valer nas horas que precisanos e nao ficar criticando porque no raul soares a unica coiza que ainda preocupa com o povo e o hospital prefeitura vereadores nao estao nem ai pra nada
ResponderExcluiro hospital vem com toda as dificuldade tentando se manter, vc acha q teve ser facil manter uma casa como akele de saude somente com os pequenos recursos do sus , alguem ja foi la pra saber como e a realidade da casa, um hospital q atende toda a regial todas as cidades vizinhas e nao recebe ajuda de nenhuma delas so atende por causa da etica e da responssabilida, se for olhar financeiramente nao daria da atender.
ResponderExcluirse o hospital fosse so pra o publico raulsoarensse te garanto q seria bem melhor, e acham que 1 plantonista e suficiente para um hospital do porte de raul e toda regiao.....
quem diz o que quer, ouve o que não quer. Antes de postarem as críticas, deveriam entrar em contato com a administração do hospital pra saber da verdade. E este blog tem feito muito disto, deixa de ouvir as duas partes antes e publica apenas o que vem de primeira. Parabéns a administração do hospital por ter dado de imediato sua versão. Parabéns.
ResponderExcluirRealmente o esforço para prestar um serviço mais humanizado, de qualidade e principalmente com acesso aos mais necessitados, é digno de registro, mas a explicação sobre o plantão médico, ainda que com suas justificativas, nos parece ser um ponto na gestão que carece de uma reformulação e redimensionamento para que de fato o médico de plantão, possa realmente exercer as atividades inerentes a sua função de plantonista.
ResponderExcluirSabemos que são muitas as dificuldades, mas com certeza o hospital atingirá este nível de excelência no atendimento a população.
Para o hospital é nota 1000 porque para as agentes de saúde (pelo menos algumas) é -1000.
ResponderExcluirParabens para todo o conselho diretor do Hospital, ao funcionarios, corpo clinico e ao blog POL pelo espaço,e que veio para quem deveria esclarecer e demostrar a veradade e assim nao o fez!!!
ResponderExcluirHOSPITAL NUNCA ESTE BEM DESTA FORMA! PARABÉNS AOS FUNCIONÁRIOS E ADMINISTRADOR.
ResponderExcluirEu acho ao meu ver que o hospital tanto o poder execultivo deveriam trabalhar em parceria,coisa que não acontece e voçes da parte interna do hospital quanto da secretaria de saúde sabe de que eu estou falando.Acredito ainda que isso possa vim acontecer pois o diretor do hospital e habilitado e inteligente, quanto ao secretario de saude que tambem tem as mesmas qualidades alem da sabedoria
ResponderExcluirCidadão Raul-soarense, recentemente perdemos um dedicado médico, que fez de tudo para que nosso Hospital, fosse o melhor da região, lógico com a participação de toda equipe médica, imagino como devi estar difícil, recompor os trabalhos sem ele, agora com tristeza, vejo com pesar, a infelicidade de uma matéria dessa, parabéns a direção pela resposta imediata, com esclarecimento digno de quem trabalha no sentido de superar as dificuldade e melhorar o atendimento.
ResponderExcluire ai povo pelo q eu sei muitos medicos e diretores como o saudoso Dr Wilson tiravam do prorpio bolso pra manter o hospital o nosso hospital Sao Sebastiao. e vc! ja fez algo pra ajudar. ou so fica metendo pau e falando coisa q nao sabe
ResponderExcluirO blog é livre para que as pessoas possam expressar a sua opinião, seja ela contra ou a favor de qualquer tema, desde que o comentário tenha relação com a matéria e não contenha ofensas pessoais.
ResponderExcluirOlha o corpo clinico do Hospital São Sebastião é fora do serio!!! Mas alguns funcionarios, não trata bem ao povo. Mas também vem exemplo de cima, pois a maneira que seu administrador trata os seus funcionarios e uma coisa absurda eu falo por que já presenciei o tratamento dele com os funcionarios. Sei que nos dias de hoje não é facil administrar um hospital. Sugiro a este Blog a fazer uma enquete sobre a satisfação do povo com a atual administração e este resultado ser entregue nas mãos do nosso Padre.
ResponderExcluirGraça Araujo
ResponderExcluirPascoal, você me conhece e sabe que sempre defendi a saude de qualidade para todos, e o hospital é indispensável neste processo. Pela primeira vez,há poucos meses atrás, estive com pessoa de minha família no hospital para um atendimento de emergencia, e depois de ficar por lá durante mais ou menos 1 hora, não fomos atendidos porque o médico plantonista estava em cirurgias, e tivemos que buscar, fora do hospital,outro profissional para o atendimento. E encontramos o Dr. Agnaldo, em seu consultório, que nos atendeu prontamente, resolvendo o problema.
E quem não tem condições de procurar outro profissional, como é que fica?
O plantão médico está basicamente associado a questão da urgência, o profissional deve estar disponível a qualquer momento quando os pacientes não estiverem em boa situação.
As desculpas são muitas, mas a realidade não é condizente.
nossos médicos tirando do própio bolso?
ResponderExcluirtudo tem limite e essa passou dele, né não anônimo das 06:57?
Realmente o atendimento na recepção não tem como ser pior; não têm paciência em explicar nada, acham que quem chega já desesperado com seu paciente é obrigado a saber das normas.Já presenciei uma senhora de idade não ser atendida porque não era do município. POR QUE ENTÃO FICAM FAZENDO BINGÃO EM PROL DO HOSPITAL, onde todos da redondeza compram e colaboram e quando se passa mal tem que saber se tem a carteira do SUS? Onde está a humanidade? E o juramento feito?O plantão médico está basicamente associado a questão da urgência, o profissional deve estar disponível a qualquer momento quando os pacientes não estiverem em boa situação.
ResponderExcluirAs desculpas são muitas, mas a realidade não é condizente.
Também não entendo o por quê foi entregue o cargo da administração do hospital a quem nem do municipio é, será que não temos bons administradores? Precisamos rever o currículo de quem se coloca.
Olha...Anonimo do dia 29/12/2011 as 10:53(Acredito se tratar de uma pessoa que desconhece o assunto) para buscar esclarecimentos quanto a questão de saúde publica ou hospitalar e muito menos para julgar competencia de qualquer outra pessoa. portanto conheço o hospital participo ativamente de suas atividades e sei o quanto e importante para a comunidade de raul soares e como são feitos os investimentos na melhora tanto da saúde publica quanto da saúde do nosso hospital...portanto mostre sua cara com dignidade e busque saber melhor da situação...para ai sim vc conseguir julgar oque e certo ou errado...pois tem muiiiita gente que não e de raul soares e faz muito por esta cidade...até mais do que muita gente que se diz filho desta terra.
ResponderExcluirObs: Pascoal por favor não deixe de colocar esta resposta...acredito que esta fara com que as pessoas se atenha realmente aos assuntos discutidos na matéria...um abraço e obrigado.
Dentro das possibilidades o atendimento no Hospital São Sebastião tem melhorado muito sim, inclusive do pessoal da portaria!!! E se soubermos apoiar pode ficar muito melhor!!
ResponderExcluirque nosso Hospital precisa de melhorias...isto é indicutível, mas se observarmos o que vem sendo divulgado pela mídia relativo ao que está ocorrendo com o atendimento médico em outras cidades até mesmo em capitais...nos estamos é privilegiados garças ao profissionais que ali trabalham.
ResponderExcluir