sexta-feira, 1 de junho de 2012

Enfermeira de Raul Soares apresenta Projeto Piloto do Município em Congresso Mineiro de medicina de Família e comunidade

clip_image002[1]A Enfermeira Keyla Maximiano Rodrigues Silveira, pós-graduanda no Curso de Saúde da Família pela UFMG, NESCON, irá apresentar um projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a colaboração do Consultor de gestão em Saúde Publica, Jose Maria de Carvalho no VI congresso Mineiro de Medicina de Família e comunidade em Montes Claros (MG) que acontecera nos dias 07, 08, 09 e 10 de junho.

Segundo a Enfermeira o trabalho apresentado será relacionado sobre o sistema de informação da atenção básica (SIAB). O SIAB é um sistema nacional que a partir do gerenciamento das informações permite as equipes, as unidades básicas de saúde, e ao gestor municipal, estadual e federal conhecerem a realidade social e sanitária da população, monitorar e avaliar as condições de saúde das pessoas assistidas pelo agente comunitário e, sobretudo adequar os serviços oferecidos com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Com isso é de extrema relevância que os dados captados pelo SIAB retratem a realidade existente na população considerada.

De acordo com vários trabalhos apresentados a nível nacional, este sistema tem se mostrado falho e com dados irreais onde as informações dos dados passaram a ser apenas uma atividade burocrática, no preenchimento de fichas e digitação dos dados.

O trabalho apresentado pela enfermeira relata um plano de ação que já esta sendo colocado em pratica pelo município, que prevê a reestruturação do sistema de coleta de dados da atenção básica, com isto Raul Soares foi indicado como projeto piloto a nível estadual de restruturação do SIAB, o que é de grande orgulho para nossa cidade.

15 comentários:

  1. Esta noticia nos dá prova que nem tudo está ruim em Raul Soares. Parabéns à Enf Keyla. Que Deus cuide dela nesta empreitada.
    Ulisses - BH

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ulisses pelo apoio, se deus quiser estarei la mostrando que apesar das dificuldades e da certeza que ainda temos muito que melhorar, Raul Soares esta caminhando para uma melhora da saúde e mais estaremos mostrando algo inedito no estado sendo exemplo para varios municipios que se encontram com o mesmo problema.

    Enfª Keyla

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Enfermeira Keyla, com este trabalho vc. vai ajudar a colocar Raul Soares nos eixos, pois os dados do Siab em nosso município são , na maioria das vezes, manipulados, não correspondendo a realidade. Eles existem somente para receber recursos financeiros,pois com esta realidade que Raul Soares está vivendo, não conseguiria recurso nem prum cafezinho.

    ResponderExcluir
  4. Atitude é tudo. Parabéns Keyla!
    Estamos juntos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns enfermeira Keila, sucesso na empreitada.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Keyla, que você continue sempre a brilhar, que o sucesso esteja sempre presente em sua carreira.

    ResponderExcluir
  7. E tomara que funcione pois até agora a agente de saúde só tem vindo atrás da assinatura. Agora, parei de assinar.

    ResponderExcluir
  8. parabens, keila voce merece ,obrigado por ajudar a melhorar nossa cidade.contnui assim.

    ResponderExcluir
  9. Boas idéias tem que ser colocadas em prática. Parabéns enfermeira Keila. Que Deus te ilumine nessa caminhada. Sucesso e felicidade, você merece.

    ResponderExcluir
  10. essa sim e nota dez pela essa iniciativa na area da saude parabens nota mil pra essa enfermeira

    ResponderExcluir
  11. Parabéns a Enfermeira Keyla por este trabalho. Temos a certeza de que foi por iniciativa própria como trabalho de seu curso de pós-graduação e não da cúpula da saude de Raul Soares, que anda longe de entender o que o município necessita na área da saude. Aliás, a saude, ao que parece, em Raul Soares não está mais em ultimo lugar: foi deletada da lista.

    ResponderExcluir
  12. Edson Meio Ambiente.5 de junho de 2012 às 06:55

    Parabéns pelo seu empenho Keila, felicidades em sua estadia em Montes Claros.
    Edson Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo trabalho, precisamos de pessoas com atitudes para realizar projetos em bem da coletividades.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns a Enfermeira pela iniciativa que bom que vai haver uma reestruturação, será que com essas mudanças todas as familias vão receber a visita do ACS? (o que é um direito assegurado por lei)e as familias onde todos trabalham, vão receber visitas em horario diferenciado? porque a ultima explicação que me foi dada pela falta da visita foi " não podemos visitar fora do horario, fomos proibidas pelo prefeito, pois se nos machucarmos não teremos respaldo da prefeitura como AT". e onde começou a ser implantado? em qual Equipe? mais uma vez parabéns a Enfermeira Keila...

    ResponderExcluir
  15. Obrigada a todos pelo apoio, tenho certeza que este trabalho trará beneficios para a saude de nosso municipio, e sei tambem que como muitos aqui mencionaram a nossa saude esta muito aquem do que deveria ser, temos ainda muito que caminhar! Mas deixo claro tambem que muitas das dificuldades e desafios que enfrentamos é um cenario nacional que não so ocorre no municipio de Raul soares, a atenção basica e principalmente a Estrategia de saude da familia tem sofrido um processo de remodulação da assistencia de saude que caminha com passos curtos e que dependem não so da gestão municipal, mas da estadual e da federal, questões como ai citado, a falta de visita do Agente de Saúde, horarios em que o ACS deve dar assistencia aos usuarios, ainda encontra-se em discussão nas diritrizes e normas da atenção basica,pois as leis existentes não deixam esta questão muito clara.

    Esclarecendo a pergunda do anômino do dia 06/06/2012, o projeto-piloto a qual foi desenvolvido ainda encontra-se em fase de aprovação, ainda é so um projeto apesar de inedito, e é com muito felicidade que digo que ele foi aprovado hoje em minha apresentação no congresso, agora os proximos passos será a realização de um covenio da UFMG com a Prefeitura de Raul Soares, por parte do municipio o primeiro passo ja esta sendo realizado que a a atualização descentralizada do SIAB nas unidades de saúde, que pelo o que o anômino deu a entender é um ACS e a Enfermeira do seu PSF ja deve ter passado isso para equipe. Os dados do SIAB serão apartir de agora mais confiaveis e fieis a realidade da nossa comunidade, pode não acreditar mas no Brasil inteiro os dados do SIAB são totalmente ficticios. Se quiser mais esclarecimentos pode enviar perguntas para meu e-mail: keylamaximiano@hotmail.com
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.