No dia 1º de maio de 2011, a expectativa para Granada é de aproximadamente três mil e duzentas pessoas para interagir junto à Comunidade Granadense para caminhada até a barragem PCH Granada. As caravanas se reunirão neste local às 08:00 para começar a caminhada ate o campo de futebol, onde será celebrada uma missa. Todos os militantes do MST, MAB, MPA, PASTORAIS SOCIAIS E CEBs, estarão presentes.
Os organizadores do evento pedem que a comunidade acolha de forma simpática esses visitantes.
O intuito dessa Romaria, é mostrar a força que tem o povo quando se é organizado, e em especial ajudar os cidadãos e cidadãs a saber encontrar seus direitos e não deixar que sejam interpelados pelos valores capitalistas que hoje são o que mais se vê e fala no mundo. Pessoas são desvalorizadas, o ser humano passa a não existir, perde sua identidade por ver se entregue ao poder que coage que inibe, que anula, que mente, que machuca. que faz com que as pessoas percam sua voz, que não saibam mais quais são seus direitos, porque quando os buscam são feitas represálias políticas, já não sabem mais quem é o ser humano, e quem é a máquina do capitalismo.
Esta Romaria ficará registrada, e nos garantirá um futuro melhor, porque saberemos como nos valorizar. Esta concentração em Granada exibirá a força que podemos ter quando não tememos aqueles que querem nos aniquilar, e com certeza, conscientizar que a nossa vida vale mais do que tudo que nos é oferecido para sermos cordeiros e massacrados por aqueles que acreditam que dominam o mundo!
Vamos fazer valer nossos direitos e mostrar pra todos esses capitalistas que nada é mais importante do que ter o direito de dizer: "Meu nome é consciência, e ela você não pode comprar!!!"
Fonte: Blog da Amodig
Me pergunto onde estará o verdadeiro sentido de romaria?
ResponderExcluirO evento vem tomando apenas cunho político,é o que se pode perceber atraves das noticias sobre a romaria em Granada.
Romaria é uma peregrinação religiosa feita por um grupo de pessoas a uma igreja ou local considerado santo, seja para pagar promessas, agradecer ou pedir graças, ou simplesmente por devoção, podendo ser feita a pé ou em veículos
Infelizmente muita gente tem bebido na fonte do capitalismo faz tempo. É só dar dinheiro e poder pra qualquer um que descobrimos do que é capaz. Exemplo disso é que muita gente que já fez duras críticas às barragens se rendeu a elas, deixando-se vender, desde que a oferta fosse alta.
ResponderExcluirEsta Romaria mostra como o povo de Granada estão se organizando para enfrentarem com dignidade a força que predomina o mundo em especial os deles que parece estar sempre sobre pressão política. Parabéns aos organizadores por mais este acontecimento em Granada.
ResponderExcluirO verdadeiro sentido de romaria está implícito em seu objetivo.
ResponderExcluirDe acordo com o Dicionário Houaiss, romaria também pode ser:
Derivação: por extensão de sentido.
Conjunto de pessoas que afluem a um lugar, que passeiam.
Ex.: uma r. foi assistir à orquestra no Jardim Botânico
Derivação: por extensão de sentido.
extenso agrupamento de pessoas; multidão.
E anônimo das 11:40 de deram uma aula do que é romaraia, e aí deu pra aprender??? Ta bem claro aglomeração de pessoas, romaria não significa rezar... Vê se aprende, pra depois falar, senão vai paracer um analfabeto em questões sociais.
ResponderExcluirMe desculpe o senhor Pascoal, mas a Romaria dos trabalhadores não é só um evento de cunho social, não sendo, portanto, um simples ajuntamento de pessoas. É uma realização da Arquidiocese de Mariana e não da Paróquia de Granada. E, segundo o padre Luiz Martins, não é ocasião para protestos contra as multinacionais e barragens e muito menos oportunidade para manifestações políticas.
ResponderExcluirTudo bem, mas quem decide por Granada são os granadenses ou o padre Luiz Martins?
ResponderExcluirNossa Pascoal,estou passando por um momento tão delicado em minha vida e suas palavras vieram tanto a calhar,como se você soubesse o "meu drama".Obrigada,como sempre!!!!!!!
ResponderExcluirNa paróquia de Granada, conforme as faculdades concedidas a ele, quem decide as coisas é o senhor Arcebispo e o pároco ou os equiparados a ele, que no caso, é o Pe. Luiz Martins. É assim em todas as paróquias do mundo. Portanto, se a Romaria é uma acontecimento da arquidiocese que deu a devida provisão ao Pe. Martins, é também ele que decide sobre ela e não os granadenses. Não estou querendo causar polêmica, mas esclarecer aos leitores deste blog e ao próprio blogueiro, qual o sentido desta romaria, que em primeiro lugar tem um sentido estritamente religioso.
ResponderExcluirTanto é religioso que as caravanas, irão fazer uma parada na PCH Granada, será porque? Para abençoarem a usina?Obvio que não estão lutando por seus direitos, epreservação da natureza e dos direitos humanos, e o padre Luiz Martins está a frente deste acontecimento, e o que ouvimos na reunião que teve dia 26 a qual vc com certeza não participou senão estaria mais a par foi falado apenas as questões sócio ecnomômicas e políticas nesta reunião, e as promessas feitas tantos pelos empresários destas usinas quanto as obrigações da prefeitura com o Distrito, várias pessoas fizeram seus comentários publicamente e todos eles se voltavam para essas questões, acho que tem algo errado aí, vamos ver o que vai acontecer então!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirSou o anonino das 11:40 e gostaria de manifestar que me senti ofendido com a tentativa de esclarecimento quanto ao termo romaria,onde fui considerado ignorante perante a lingua portuguesa.
ResponderExcluirE para não surgirem dúvidas quanto ao meu argumento exponho o sentido explícito e não o implícito da palavra romaria segundo o dicionário Aurélio:"sf.Peregrinação de caráter religioso."
Se assim não fosse usariam o termo encontro ou manifestação, pois no Brasil o termo romaria só é usado no sentido religioso.
Igual a romaria de Nossa Senhora Aparecida então?
ResponderExcluirpor mais que expliquem não consigo entender, não o que significa romaria, mas, o verdadeiro motivo dela. Na verdade, eu queria mesmo é saber a opinião do padre, acho que seria a melhor pessoa para explicar.
ResponderExcluirDepois de 1 ano...vamos lá:
ResponderExcluirROMARIA vem de "grupos que vão à Roma". Romeiro é o membro do grupo. No século IV d.C, com o agito do cristianismo em Roma, começaram a aparecer cristãos da toda a Europa querendo visitar o point cristão. Pronto! Falei. Isso tudo descobri estudando sobre TURISMO pra um trabalho de comunicação. Hiperlink de todos os lados!!!
Sucesso pra vcs!