quarta-feira, 21 de julho de 2010

Tenente Sanglard esclarece sobre a situação da Cadeia Pública de Raul Soares

ten_ronaldo_sanglard210510 Em visita à Cadeia Pública local na semana passada, o ex-deputado federal e atual vereador em Belo Horizonte pelo PMDB, Cabo Júlio, concedeu entrevista à TV Net, tecendo algumas considerações sobre o que viu.

Segundo ele, a realidade desta cadeia é perigosa e ele ficou alarmado com o que presenciou. São 74 presos e apenas dois policiais. Hoje em dia, disse, quase todas as cadeias de Minas Gerais  não estão sendo mais guardadas  nem pela Polícia Militar, nem pela Polícia Civil. Isso é competência de uma Secretaria da própria de Agência de Segurança Penitenciária. Então, eu acho que todas as pessoas da cidade, o Juiz, o Delegado, o Comandante do Pelotão da PM, a rede de empresários, todos têm que fazer uma pressão política, para que a Secretaria assuma logo essa cadeia e possa aumentar o efetivo. É desproporcional você ter 74 presos, e nós temos aqui presos perigosos, traficantes, guardados por apenas dois policiais. Andando pela cidade, ouve-se rumores de pessoas falando que vão entrar aqui, vão resgatar presos. E isso é perigoso, pois coloca em risco a cidade, que pode ter esses presos de volta, e a vida desses policiais, contribuindo para  que possa ter um grande problema aqui. O caso é realmente alarmante e a nossa intenção é levar esses problemas para as autoridades de Belo Horizonte, para o próprio Secretário e até para o Governo, para que, como já aconteceu em quase todo o Estado, faça essa transferência de administração de competência de uma vez para a Secretaria de Defesa Social, para que possa ser colocado aqui no mínimo 10 agentes, concluiu.

A repórter Andréa Santos, procurou o Comandante do 6º Pelotão, Tenente Ronaldo Sanglard, em busca de respostas que confirmassem as afirmações do Cabo Júlio.

Na entrevista, o Tenente Sanglar disse que é importante esclarecer essas questões, inclusive, apareceram boatos de fuga de presos que poderiam surgir e até um resgate de presos. Mas nada oficial, apenas boatos. Não obstante esses boatos, segundo o tenente, algumas medidas já foram adotadas, como uma maior fiscalização nos arredores da cadeia, eliminando possíveis elementos que poderiam facilitar uma fuga, construindo barreiras e dificultando ao máximo a entrada de objetos, evitando, com isso, a possibilidade de entrada de arma de fogo, arma branca e, logicamente, de drogas também. As visitas, segundo ele, serão atendidas com maior presença policial para aumentar o número de buscas para evitar essas situações. Providências também estão sendo tomadas para melhorar a iluminação na cadeia, para que os agentes que ficam na guarda possam ter mais segurança. Aumento do armamento para os que ficam na guarda está sendo providenciado, para que eles possam ter uma pronta resposta a qualquer atividade delituosa que possa ocorrer, até que a Secretaria de Defesa Social assuma o presídio definitivamente, como vem ocorrendo nos presídios de Ponte Nova, Caratinga e outros, e aí possa melhorar a estrutura e dar maior segurança à Cadeia Pública de Raul Soares.

Fonte: TV Net

Veja o vídeo:

5 comentários:

  1. ola Geraldo Pascoal, gostaria de primeiro de parabeniza lo pelo trabalho que vc realiza nesse blog, sempre vejo suas reportagens e acho que são muito importante para formaçao de opniao dos leitures, parabens mesmo. E aproveitando a oportunidade gostaria que se possivel você fisse uma reportagem sobre a situaçao em que se encontra a avenida leopoldina na vila barbosa depois da praça de esporte sentido a laranjeira, o SAAE esta realizando uma obra nessa localidade e deixou uma grande quantidade de terra solta na rua causando muita poeira, quem sabe se vc fisse uma reportagem sobre isso não conseguiriamos que a prefeitura ou SAAE jogue agua para contornar um pouco situaçao, alias ao que foi dito a populaçao,para avenida leopoldina veio uma verba para calçamento mas porém aki nessa parte da avenida nem sinal de calçamento, estamos aqui abandonado pelo poder publico, ninguem da prefeitura varre a rua, se esta limpo é porque o pessoal daqui mesmo limpa.O consumo de agua tratada do saae pelos moradores aumentou pois nao ha casa que fique limpa e com isso o gasto financeiro e fisico elevou muito. Desde ja agraço a sua atençao e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Só podemos recorrer ao Pascoal mesmo,porque o resto fica tudo inventando desculpas esfarrapadas para não cumprirem o que é de obrigação deles fazerem,VEREADOR TEM PODER SIM, BASTA ELES ACIONAREM A JUSTIÇA COM O VIGOR QUE A SITUAÇÃO REQUER!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. concordo com vc, se for possivel pascoal faça essa reportgem....a população que reside nessa localidade agradece....

    ResponderExcluir
  4. Pascoal, estes comentarios acima não tem nada a ver com a materia. Seu blog é mesmo muito bom.Todos os dias eu acesso e leio as noticias. Não sou morador de Raul Soares, mas ainda nao encontrei nenhum blog ou pagina da net que traga tanta noticia de Raul Soares e região. Mas entrando no assunto da matéria, o Cabo Júlio está certo sim de se preocupar com a segurança dos Policiais e dos moradores da cidade de Raul Soares, mas basta perguntar a ele se nos ultimos tres anos ele nao conhecia Raul Soares e nem a situação da cadeia local. Será que apenas no ano de eleição é que os problemas aparecem? Político é igual a copa do mundo, só se vê de quatro em quatro anos. Este tal de Cabo Julio é candidato a deputado. Isto vale também aos demais políticos até mesmo de Raul Soares. Seu blog atualmente está recheado de noticias de políticos, mas podemos notar que neste ano, deve ter aumentado mais de 100% estas noticias. Povo brasileiro, coloquem nas suas cabeças que os bons políticos não aparecem apenas no periodo de eleição. Valorizem seus votos.

    ResponderExcluir
  5. realmente nessa localidade esta muito ruim para quem mora la, passo la guase todos os dias e coitados de quem mora la, a poeira esta demais, foi feito quebra molas mas essa medida nao foi suficiente para sanar esse poblema que foi ocasionado pela autarquia municipal saae ao realizar essa obra de esgoto nessa rua.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.