terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Funk e rock banidos da folia em cidades históricas

De acordo com uma reportagem publicada hoje no jornal Estado de Minas, três cidades históricas se juntaram para fazer, cada uma, um carnaval grandioso no formato dos velhos tempos. Nas ruas de São João del-Rei, Mariana e Ouro Preto não vão faltar Mamãe eu quero, Cabeleira do Zezé e Chiquita Bacana. A ordem comum é organizar uma festa com ritmos tradicionais com espaço para marchinhas, desfiles de blocos e escolas de samba. Axé, funk, rock e sertanejo estão proibidos na área pública delimitada para as atrações contratadas pelas prefeituras. Não serão tolerados também qualquer tipo de música alta em carros. Em São João, o prefeito publicou decreto com a proibição e combinou a vigilância com 60 militares que vão cuidar da segurança da folia.
As três cidades se juntaram pela primeira vez para fazer o projeto Carnaval das Cidades Históricas, que será lançado hoje em Belo Horizonte. Além de uma campanha de divulgação comum, eles planejaram em conjunto a programação, a estrutura e a segurança. O objetivo é mudar a cara da farra nesses locais e atrair turistas para o que o secretário de Cultura e Turismo de São João del-Rei, Ralph Justino, chamou de carnaval de antigamente. “A meninada que quer outro tipo de festa vai para um espaço público maior. Não somos contra nada, mas não é nosso perfil.”
Outros estilos musicais terão espaço em áreas fechadas e pagas para garantir opção para todos. Em São João, o estacionamento da Universidade Federal (UFSJ) receberá o Carnaval Universitário. Justino e os outros secretários acreditam que a folia nas cidades históricas mineiras pode ficar tão famosa quanto as mais tradicionais do país – Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
Uma pena que em Raul Soares, devido à influência negativa trazida pelas músicas baianas e pelo funk, as verdadeiras músicas carnavalescas são esquecidas e, com isso, vamos perdendo parte de nossos verdadeiros valores culturais e históricos. Lamentável, porque muita gente embarca nessa sem se dar conta. Fazer o que? Em terra de pé duro, quem manda mais, obedece.

14 comentários:

  1. Merece elogio essa proibição de som automotivo nas cidades históricas,é realmente pena que Raul Soares não estabelece o mesmo,visto que a cidade perde o sossego nessa época,não que seja contra,mas quem foi aos bares ano passado presenciou zoeira da mais"BAIXA"qualidade,músicas ensurdecedoras que não tem nada a ver com o ritmo de carnaval,e o que é pior,estimulando gestose trajes que nao condiz com nosso povo,tudo por causa de uns"BOBOS"que vem de fora fazer arruaças aqui em raul.

    ResponderExcluir
  2. O que incentiva esses"macaqueiros"de fora fazer essa zoeira aqui em Raul,é exatamente os"macaqueiros" daqui,que são mais bobos ainda,e ficam aplaudindo de pé essa anarquia que fica nos butecos da nossa cidade.principalmente,ono bar da reta.fala verdade,eu estou mentindo?

    ResponderExcluir
  3. Haverá um tempo, não muito distante, em que a cidade de Raul Soares, não suportará mais o carnaval em geral (pessoas, músicas e baderna). O carnaval local, por ser o maior e melhor da região, atrairá foliões de todas espécies. Também não é por menos, já que toda região se encontrará na cidade, mas ainda acredito que é possível se ter um carnaval saudável com os ritmos que sempre fizeram sucesso nos carnavais(axé, funk, samba etc). Os sons autmotivos, realmente são um caso a parte, caberá a Polícia Militar zelar pela nossa segurança, além do bom senso do ser humano é claro, e caberá aos donos das dos carros mostrarem quem mandam na razão, se são eles ou as máquinas.

    ResponderExcluir
  4. Opiniões dos anônimos estão ótimas, mas acho que deveriam se identificar (nada a temer). Bom, concordo mto.com a opinião do último anônimo, bem equilibrada. Mas, particularmente, acho uma grande C A G A D A, ter que aguentar FUNK no carnaval. Quem sabe, aos poucos, nosso povo vai "se mexendo" para melhorar. Parabéns Pascoal....(Gibafilho).

    ResponderExcluir
  5. Volta pro seu blog meu senhor, aqui no do Pascoal quem fala o que devemos e o que não devemos fazer é ele!

    ResponderExcluir
  6. Hô gibinha nO SEU BLOG NÃO TÁ TE CABENDO NÃO MEU FIO????E que palavreado de "funkeiro" de baixo calão é este????Eu sou anônimo mas respeito o blog dos outros,olha o nível!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente! Tem que respeitar, porque o Pascoal se dá o respeito e aqui não é casa da "mãe Joana" não! "Meche com quem tá quieto...

    ResponderExcluir
  8. Parece que esse assunto de proibir ritmos como o Funk, Axé, Rock entre outros, vai dar muito "pano pra manga". Acredito que o senhor Giba, infelizmente se expressou mau ao citar de forma equivocada um palvriado não muito comum após meu comentário. Acredito que por nossa região, assim como todo país; a cultura dos ritmos baiano e carioca sempre foi e será muito importante para o lazer na vida social e cultural. Um páis vasto em etnias como o Brasil, o que não poderia faltar em se tratando de carnaval é a mistura e a fusão. Não há carnaval só para os brancos nem só para negros. O que faz a magia da folia é ver o que há de melhor, ou seja: O CARNAVAL!

    ResponderExcluir
  9. Engraçado vi somente os 3 primeiros "ANÔNIMOS(AS)" comentarem sobre o assunto e o tal de gibinha, os outros(as) "anônimos(as)" somente entraram nos cometários para fazer ofensas ao tal gibinha, será puro preconceito ou dor de cotovelo e é de admirar que o blogueiro permita e confirme tais comentários que deveriam somente se relacionar com o assunto,assunto esse que ao meu ver, dentro dos padrões aceitaveis pelas leis pode-se tocar de tudo. Bem é isso ai. Agora "os(as)" "anonimos(as)" de plantão podem descer a lenha que com certeza é o que fazem de melhor.

    ResponderExcluir
  10. Você critica os anônimos, mas também não assinou...E tem mais se eu quizesse ler o gibinha, eu ia lá no blog dele!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Pascoal meu filho, se eu quisesse ler gibinha eu ia lá no blog dele, tenha dó,deixa não,seu blog tá tão bom!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Sr. Pascoal,
    A internet pode se resumir em um único conceito: democracia.
    Como um mero estudante de jornalismo, sei que o senhor possui vasta experiência no assunto e no ramo, mas não deixe que seu blog vire uma arena. Peço desculpas pelo atrevimento e se o sr preferir, não poste este comentário. Admiro seu blog por ser o mensageiro das notícias de Raul e da região.

    ResponderExcluir
  13. Caro anônimo,

    Obrigado por participar e pela sugestão. Você tem razão quando diz para me cuidar para que este blog não vire uma arena. Eu tenho realmente me preocupado com isso, pois a finalidade do blog é a de levar informação e não se transformar num palco de agressões. Às vezes, permito que alguns debates se estendam um pouco mais apenas para dar vazão a alguns ânimos mais exaltados, mas, sempre sob controle. A idéia é ir, aos poucos, eliminando esta exaltação que nunca leva a nada, e esperando que o leitor participe com comentários mais inteligentes e que acrescentem alguma coisa à postagem, contribuindo, assim, para uma vida produtiva e mais harmônica em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com o sr. A internet utilizada de maneira errada, acaba se tornando um instrumento perigoso contra o direito de informação e opinião.
    Engrassado, neste exato momneto, meu amigo brinca comigo para que eu, no anonimato, colocasse expressões que nem prefiro comentar. Taí um exemplo de mau informação e formação.

    Um bom fim de semana para o senhor.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.