domingo, 3 de junho de 2018

Eleitores de três cidades do Vale do Rio Doce voltam às urnas neste domingo (3)

Eleições suplementares para escolha de prefeito e vice serão realizadas em Guanhães, Ipatinga e Pocrane

Resultado de imagem para eleiçõesOs eleitores das cidades de Guanhães, Ipatinga e Pocrane voltam às urnas neste domingo (3) para escolher um novo prefeito e vice. As eleições suplementares nas três cidades do Vale do Rio Doce serão realizadas das 8h às 17h.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), os pleitos de 2016 foram anulados pela Justiça Eleitoral em Ipatinga e Guanhães, porque os candidatos que receberam a maioria dos votos válidos tiveram o registro de candidatura indeferido e cassado. Em Pocrane, ocorreu a dupla vacância no Executivo municipal.

Guanhães

De acordo com o TRE, o município possui 24.486 eleitores, que deverão votar em 86 seções eleitorais, distribuídas por 18 locais de votação, sendo seis na zona rural. Serão utilizadas 86 urnas eletrônicas e mais dez de contingência. Para organizar os trabalhos de votação, 344 mesários foram convocados.

Disputam o pleito quatro candidatos:
- Adão Vieira Filho (PRB) e o vice Alcides Robson (PRB);
- Donis Campos Coelho (PDT) e o vice Célio Augusto da Silva (PDT), pela Coligação “A Guanhães que Você Quer”;
- Guido Carvalho Júnior (PHS) e João Marcos Rocha Milagres (PHS), pela Coligação “Juntos Pela Paz e Progresso”;
- Nivaldo dos Santos (PPS) e o vice Nelci Pereira (PEN), pela Coligação “Novos Tempos: União, Trabalho, Fé e Justiça”.

O prefeito eleito em 2016, Geraldo José Pereira (MDB), teve seu mandato cassado em quatro processos julgados pelo TRE-MG. Segundo o órgão, as ilegalidades verificadas nas ações eleitorais se referem ao uso indevido dos meios de comunicação social e ao caixa dois durante a campanha eleitoral de 2016.

Ipatinga

A maior cidade do Vale do Aço possui 180.222 eleitores, que deverão votar em 536 seções eleitorais, distribuídas por 58 locais de votação, de acordo com o TRE. Serão utilizadas 536 urnas eletrônicas e 23 de contingência. Foram convocados 2.144 mesários para organizar a votação.

Cinco candidatos disputam o cargo:
- Daniel Cristiano (PCB) e sua vice, Maura Gerbi (PSOL), pela Coligação “Frente de Esquerda Ipatinga Socialista”;
- Nardyello Rocha (MDB) e Célio Aleixo (PV), pela Coligação “Unidos por Ipatinga”;
- Sávio Tarso (PDT) e seu vice Eduardo Figueredo (PSB), pela Coligação “Coragem Ipatinga”;
- Wanderson Gandra (PSC) e o vice Roberto Soares (PSL), pela Coligação “Construindo um Novo Caminho”;
- Lene Teixeira (PT) e o vice Antônio Augusto (PT).

Em Ipatinga, o candidato que recebeu a maioria dos votos válidos no pleito de 2016, Sebastião Quintão (MDB), teve o seu registro indeferido pelo TSE após o Supremo Tribunal Federal decidir manter a aplicação da Lei da Ficha Limpa. O candidato havia sido condenado em 2008.

Pocrane

Em Pocrane, 7.337 eleitores deverão voltar às urnas nesse domingo. Segundo o TRE, o município conta com 24 seções, distribuídas por oito locais de votação. Serão utilizadas 24 urnas eletrônicas e seis de contingência; 96 mesários foram convocados.

Dois candidatos concorrem o pleito:
- Ederson Domingos Dionis (PSB) e seu vice, Osmar Ferreira Gomes (PDT), pela Coligação “Pocrane de Cara Nova Renascendo”;
- Ernane José de Macedo (PTB) e o vice, Antônio Pereira da Gama Sobrinho (MDB), pela Coligação “Juntos por um Futuro Melhor”.

Em Pocrane, as novas eleições foram marcadas em razão da dupla vacância no Executivo municipal. A vice-prefeita Nadir Domingos Dionis faleceu em 2017 e o prefeito, Álvaro de Oliveira Pinto Júnior (PSB), renunciou ao mandato em 10 de abril de 2018. Segundo o TRE-MG, a eleição em Pocrane será a primeira eleição suplementar, referente ao pleito de 2016, que ocorre por uma causa não-eleitoral.

Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.