sábado, 9 de dezembro de 2017

Prefeitura de São Pedro dos Ferros se manifesta sobre a calamidade ocorrida em Águas Férreas

NOTA
Sobre o Estado de Calamidade Pública em Águas Férreas

O distrito de Águas Férreas, município de São Pedro dos Ferros, no último dia 4 de dezembro, foi duramente atingindo por inundação, as fortes chuvas que caíram inundaram o município de Rio Casca, Santo Antônio do Grama, Urucânia, Piedade de Ponte Nova, onde toda água que danificaram essas cidades uniu-se desaguando no Rio Casca e alagando todo o Distrito de Águas Férreas, afetando 80% da população que inundada, sofre danos advindos da situação anormal.


Por esta razão, o Prefeito Municipal decretou Estado de Calamidade Pública no dia 04/12, sendo seguido pelo Governador do Estado que decretou situação de emergência no dia 06/12 após sobrevoar a região e também pelo Governo Federal que reconheceu a situação de emergência em 07/12.

As fortes enxurradas causaram o alagamento de vias urbanas, residências, estabelecimentos comerciais, da Unidade Básica de Saúde, escola, creche, entre outros espaços públicos e privados. Imóveis foram totalmente destruídos, outros estão completamente danificados, o que deixou diversas famílias desabrigadas, sendo acudidas em alojamento improvisado ou em casas de familiares e amigos.

Desde os primeiros instantes da catástrofe ocorrida, a Prefeitura de São Pedro dos Ferros tem acompanhado a situação e imediatamente acionou a Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Desde a terça-feira, da 05/12 até ontem, 07/12, uma equipe da Defesa Civil do Governo de Minas Gerais apoiou todas as iniciativas, auxiliando no planejamento das ações, direcionando os trabalhos de recuperação, intervindo para assegurar a busca da normalidade. Também uma equipe da Força Tarefa Nacional se fez presente.

O Prefeito do Município, Secretários e outros servidores, estão atuando permanentemente a partir de Águas Férreas, mantendo na Prefeitura uma equipe de apoio às ações que devem ser encaminhadas. Máquinas, caminhões e outros equipamentos públicos estão prioritariamente envolvidos no atendimento aos atingidos e assegurando as condições de mobilidade até a localidade.

Todos os dias, em Águas Férreas, há um grupo de profissionais da saúde atendendo à população: médicos, enfermeiros, odontólogos, agentes de endemia, agentes comunitários de saúde. Também existem assistentes sociais do município prestando atendimento às famílias.

No ponto de coleta na Prefeitura, até o momento, chegaram doações advindas pela comunidade ferrense, demais cidades vizinhas, cidades distantes, instituições, empresários. Os donativos estão sendo distribuídos pela Assistência Social, de forma organizada, com o devido cadastramento das famílias, e com orientação e apoio da Defesa Civil na pessoa do Capitão Luiz Antônio.

Mas, diversas outras doações foram entregues diretamente no distrito de Águas Férreas, um volume bem maior. Todas as doações recebidas e entregues aos atingidos estão sendo registradas e as informações estão à disposição dos interessados na Prefeitura do Município.

Empresários da região, cederam Máquinas, Caminhões Pipas, equipamentos de segurança, doações de alimentos e material de limpeza.

O Prefeito Municipal ainda que envolvido in loco nas ações em Águas Férreas, está mantendo contato com órgãos do Governo Estadual e Federal, Deputados e Senadores, a fim de buscar recursos e condições para o atendimento imediato e de reconstrução da localidade e amenizar o sofrimento humano.

Contamos com a compreensão e boa vontade de todos. Agradecemos aos que até agora foram generosos e solidários e pedimos que se mantenham firmes no bom propósito de cuidar do nosso povo, garantindo vida e bem-estar a todos. Que Deus abençoe a todos e muito obrigado.

São Pedro dos Ferros, 08 de dezembro de 2017.

Newton Gabriel Avelar
Prefeito Municipal de São Pedro dos Ferros

Com informações de Geisiani Araujo da Cunha - Gabinete do Prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.